NACIONAL

Tecnologia

Cultura do encontro no ambiente digital

Por Fernando Geronazzo
22 de abril de 2020

Novas tecnologias são aliadas das pastorais e movimentos para a evangelização na quarentena

Há um mês, os católicos de muitas cidades estão impossibilitados de participar das missas e atividades religiosas nas igrejas, devido às medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19.

Essa quarentena, contudo, não tem sido impedimento para que as paróquias, pastorais, movimentos, novas comunidades e outras organizações eclesiais continuem sua ação evangelizadora. Além da transmissão das celebrações eucarísticas pelas plataformas digitais, aos poucos esses grupos estão se adaptando às novas tecnologias para realizar seus encontros e atividades.

No ambiente digital, crescem as reuniões, grupos de oração, partilhas, encontros de formação e catequese por meio de videochamadas. Para muitos padres e agentes de pastoral, porém, essas novas tecnologias são desconhecidas.

São várias as plataformas digitais que possibilitam videochamadas em grupo. O SÃO PAULO apresenta, a seguir, as mais conhecidas delas e algumas dicas para bem usá-las.

Hangouts Meet

O Hangouts Meet é a ferramenta de videoconferências do Google voltada para profissionais. Um de seus principais benefícios é a possibilidade de criar uma sala virtual facilmente e gerar link de convite que pode ser enviado por mensagem. Convidados podem entrar na reunião on-line pelo navegador ou pelo app para Android e iPhone (iOS) sem precisar de uma assinatura.

Na versão básica, é possível realizar reuniões virtuais com até 100 participantes, enquanto a mais avançada oferece conferências em vídeo com até 250 pessoas e outras 100 mil com apenas visualização. A modalidade superior estará liberada até 1º de julho de 2020, sem custo adicional, devido à pandemia de COVID-19.

Skype

O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na internet e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.

No modo de chat (bate-papo), o Skype oferece algumas funções comuns em outros aplicativos de mensagens, como compartilhamento de texto, imagens, emojis e arquivos de até 300 MB cada, que ficam disponíveis para acesso em todos os dispositivos por até 30 dias. Outras funções incluem o envio de contatos e recados de vídeo e criação de votação diretamente na conversa, seja em bate-papo privado, seja em grupo.

Microsoft Teams

Já a Microsoft liberou o uso gratuito por seis meses do Microsoft Teams, serviço corporativo premium de mensagens, e aumentou o limite de usuários. Como funcionalidade, é possível gravar e salvar as chamadas realizadas.

A versão gratuita permite criar conversas ilimitadas com equipes de até 300 pessoas, além de guardar 10 GB de arquivos por grupo e mais 2 GB por usuário.

O Teams conta com Word, PowerPoint, Excel e Skype integrados. É possível, ainda, conectar outros 140 apps externos, como Evernote e Trello, para adicionar recursos gratuitamente.Zoom Meetings

Zoom Meetings

Com foco corporativo, o Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars (um seminário on-line em vídeo, gravado ao vivo, que geralmente permite a interação da audiência via bate-papo), com até 10 mil pessoas.

Também é possível compartilhar arquivos, textos e apresentações pelo bate-papo. A versão básica é gratuita, e pode ser acessada em computadores com Windows, macOS e Linux, além de smartphones Android ou iPhone.

ezTalks

A ezTalks é uma plataforma projetada para videoconferências corporativas e webinars. Na modalidade gratuita, é possível reunir até 100 participantes em encontros com duração máxima de 45 minutos.

Com suporte a chats privados e coletivos, compartilhamento de tela, anotações e enquetes em tempo real, o serviço requer o download de um software. Embora seja possível agendar e gerenciar reuniões no navegador, o programa é indispensável para a realização das videoconferências.

Houseparty

O Houseparty é um aplicativo de videochamadas para Android, Mac (macOS), iPhone e iPad (iOS) que vem se popularizando nos últimos meses nos Estados Unidos – é o 11º mais baixado para macOS e o 9º entre as redes sociais para iPhone.

O programa não permite compartilhar fotos ou documentos, colocando o foco apenas no vídeo ao vivo. Quem cria a sala de conversa pode deixar livre para amigos participarem ou ter o controle de quem tem permissão para entrar.

Google Duo

O Google Duo é outro aplicativo de videochamadas da empresa norte-americana de internet. Disponível para dispositivos com Android e iOS, a ferramenta gratuita permite chamadas simultâneas entre usuários dos dois sistemas.

O sistema dispensa até mesmo ter uma conta do Google. O usuário só precisa adicionar o número de telefone e, para fazer a verificação, inserir o código enviado por SMS. Com o mesmo número, é possível acessar o aplicativo em múltiplos dispositivos. O app importa a lista de contatos do celular e, se preciso, um número pode ser bloqueado e impedido de fazer chamadas.

WhatsApp

É possível fazer uma chamada de voz ou de vídeo em grupo também pelo WhatsApp, uma das ferramentas de mensagens mais populares do mundo. No entanto, esse recurso é limitado a até quatro pessoas por chamada, mas já está sendo disponibilizada para alguns usuários a possibilidade de fazer chamadas com até oito pessoas. Por isso, na pastoral, a ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, para o atendimento de noivos.

Para fazer uma chamada de vídeo ou voz em grupo, é necessário ligar para uma pessoa e depois chamar as outras duas para participar. Abra a conversa com um dos contatos com quem deseja fazer a chamada; toque no botão de Chamada de vídeo (câmera) ou de voz (telefone); depois que o primeiro contato aceitar, toque em “Adicionar participante” (trata-se de um botão similar ao de adicionar amigos nas redes sociais); faça uma busca pelo nome do contato que deseja adicionar na lista; toque em “Adicionar”.

DICAS PARA USAR BEM

Uma vez apresentadas as várias ferramentas para se conectar com as pessoas, é preciso ficar atento a algumas dicas importantes para que a reunião ocorra bem:

  • Em primeiro lugar, certifique-se de que você e os convidados têm conexão estável ao receber ou fazer chamadas de voz e vídeo em grupo. Caso contrário, nem todos conseguirão acompanhar a conversa no app. O ideal é estar conectado a uma rede wi-fi, pois as chamadas de vídeo consomem muitos dados móveis. 
     
  • Antes de ingressar em qualquer reunião, faça um check-up para ver se câmera, microfone, áudio e conexão com a internet estão funcionando bem. Caso algo esteja errado e não dê tempo de consertar, avise os participantes da reunião sobre o imprevisto e, em caso de atraso, com o máximo de antecedência possível. Caso a sua conexão esteja instável, medidas como continuar a reunião sem o uso da câmera podem ajudar.  
     
  • Sempre é bom recordar que o bom senso na apresentação pessoal é importante. Use as roupas que normalmente vestiria no dia a dia para participar de uma atividade da Igreja. Sem exageros para mais ou para menos. Não convém, por exemplo, ficar com a calça do pijama, mesmo que a câmera só filme metade do seu corpo. Imprevistos acontecem.
     
  • Saiba escolher o local. Procure ambientes com fundo neutro, para evitar expor sua privacidade ou criar distrações para quem está na reunião. O local deve ser  silencioso. E lembre-se de checar a iluminação.
     
  • Tenha foco na reunião. A internet é um chamariz para resolver muitas coisas ao mesmo tempo. Nada de ir no site do banco para pagar uma conta durante a reunião, ou enviar aquele e-mail pessoal. A falta de atenção pode levar a gafes, como fazer perguntas repetidas e pedir informações já fornecidas. Essa dica é mais importante ainda se for o caso de um momento de oração.
     
  • Fique atento à linguagem corporal. Lembre-se de olhar sempre para a câmera ao falar e ouvir. Sente-se com a postura ereta e evite comportamentos como se balançar na cadeira, roer as unhas e limpar o nariz ou os ouvidos.
     
  • Evite interrupções. Se quiser se posicionar, levante a mão olhando para a câmera antes de falar algo. Reuniões com várias pessoas podem ficar confusas se todos decidirem opinar ao mesmo tempo. Neste momento, quem media o encontro deve organizar bem essa participação, decidindo a ordem e como cada um pode se manifestar.

(Com informações de TechTudo e O Globo)

 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.