Você Pergunta

Qual a idade correta para o Batismo de uma criança?

Quem pergunta é a leitora Olinda Gonçalves. Olinda, não existe idade mínima para se batizar uma criança. A Igreja recomenda o mais depressa possível, contudo isso fica a critério dos pais. É claro que se a criança chegou à idade da razão, chegou aos 7, 8, 9, 10 anos ou mais, é aconselhável que ela passe a frequentar a Catequese para que possa ser batizada e passe por todo um processo de iniciação cristã – Catequese, Batismo, Eucaristia, Crisma etc...

Batizar o quanto antes, melhor: nessa decisão pesa o desejo dos pais de que seus filhos sejam cristãos, pesa o compromisso desses pais de educar na fé aquela criança, pesa, ainda, o desejo de consagrar o filho a Deus, o desejo de que antes de o filho ser deles, ele seja de Deus.

É importante que os pais se lembrem que o Batismo imprime na alma da criança um selo, um sinal, um caráter que faz dela uma propriedade de Deus. Eu acho muito linda aquela explicação que sempre dou aos pais: uma pessoa é criatura de Deus. Ao ser batizada, é adotada como filha de Deus. Pelo Batismo, somos filhos de Deus no Filho Jesus.

É preciso que entendamos também que a prática da Igreja de admitir crianças ao Batismo segue uma tradição que remonta aos tempos da Igreja primitiva, em que famílias inteiras eram batizadas, entendendo com isso que as famílias contêm pessoas de todas as idades. Paulo mesmo batizou um carcereiro seu e toda a sua família, após ter anunciado Jesus Cristo para eles.

É isso aí, Olinda. Creio já ter dado alguns elementos que respondem à sua pergunta. Que se batize o quanto antes, mas que jamais se esqueçam os compromissos que assumem pais e padrinhos ao apresentar as crianças para o Batismo.

Você tem dúvidas de fé? Escreva para osaopaulo@uol.com.br

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.