Você Pergunta

Minha amiga de quarto em república questiona minha fé católica. O que fazer?

A Isabela, de Tanabi (SP), 17 anos, católica praticante, foi estudar longe de casa. Mora com uma amiga da Igreja Batista que questiona muito sua fé e não aceita o diálogo. “Eu respeito a escolha dela, mas ela não respeita a minha. Não concordo com as escolhas dela, mas eu as respeito. O que faço, padre? Ela não respeita Nossa Senhora e eu me sinto pressionada.”

Nossa, Isabel! Vejo que você está mesmo bem pressionada por essa jovem. E vejo também que você, sendo católica, teve uma leve iniciação cristã, mas parou por aí, não cresceu na fé, não alimentou sua fé com a Palavra de Deus. Agora você está aí, tendo que responder a todos os questionamentos típicos dos evangélicos, particularmente dos que foram católicos e se apegam a determinados pontos para justificar o abandono da fé que receberam de seus pais. E lá vem dúvidas sobre Maria, sobre a virgindade de Maria, sobre a maternidade de Maria.

Faça o seguinte, minha irmã: É hora de você dizer com todos os esses, que você respeita profundamente as escolhas e os caminhos que sua amiga fez, mas você exige também respeito pela fé que você recebeu no colo de sua mãe. Não há nada demais duas pessoas de credos diferentes viverem uma amizade bonita, mas isso supõe respeito de ambas as partes.

Lembro a você nosso carinho por Maria, nossa certeza de que ela foi concebida sem pecado para poder gerar no seu ventre puríssimo o Cristo, o Cordeiro sem mancha; que ela foi mãe somente de Jesus, porque não fosse assim, onde estavam seus irmãos quando Ele teve de confiar sua mãe ao discípulo que Ele amava? Lembro a você que Maria é Mãe de Deus, porque não há “dois Jesus”, há um só, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Enfim, Maria está no céu em corpo e alma, porque seu corpo santíssimo, que emprestou a matéria prima para o corpo sagrado de Jesus, não poderia se decompor e ser ruído pelos vermes.

Não discuta, porém, com sua amiga. Respeite a opção dela e exija respeito por sua opção.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.