Cultura

A técnica do livro segundo São Jerônimo

DICA DE LEITURA

São Jerônimo (347-419) foi um grande sábio da Igreja, responsável pela tradução da Bíblia para o latim a qual se tornou a versão oficial das Escrituras durante séculos: a Vulgata. O Santo viajou, aprendeu hebraico e aperfeiçoou seu grego, viveu como monge e foi ordenado sacerdote antes de mergulhar profundamente no estudo das Sagradas Escrituras e, durante anos, traduzi-las para o latim.

Considerado o patrono dos humanistas durante o Renascimento, São Jerônimo foi muito admirado por Erasmo de Roterdã; Albrecht Dürer fez várias representações do Santo a partir de uma gravura de 1492, assim como diversos outros pintores famosos. Esta edição contém imagens de São Jerônimo tal como foi retratado por Van Eyck, Caravaggio, Veronese, Rembrandt, De La Tour e outros grandes pintores da história.

O livro é fruto do trabalho de pesquisa de Dom Paulo Evaristo Arns e foi defendido como tese de doutorado na Sorbonne nos anos 1940.

“A técnica do livro segundo São Jerônimo, de Dom Paulo Evaristo Arns, descreve com exatidão filológica o longo processo de composição da escrita. Estuda toda uma série de elementos que vão desde o tipo de suporte usado (o papiro, o pergaminho, as tabuletas de cera com o estilete), até, na outra ponta, aspectos ligados à difusão da obra, passando metodicamente pelas etapas da redação e das várias modalidades da edição. Em cinco capítulos estão ordenados com clareza exemplar: o material, a redação, a edição, a difusão, o livro e os arquivos. O volume inclui uma bibliografia geral sobre o tema, que é um precioso guia para o leitor que deseje prosseguir seus estudos nesse mundo fascinante em que a técnica jamais foi um fim em si mesma”, escreve Alfredo Bosi, que prefacia a obra.

FICHA TÉCNICA:

Autor: Dom Paulo Evaristo Arns

Páginas: 250

Editora: UNESP/Imprensa Oficial

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.