Saúde

O Natal e a saúde no próximo ano

O ano acabou, e neste momento começamos a fazer promessas para o ano que vai começar. Será que cabe nesta lista cuidar da saúde? Ou prometer ter hábitos mais saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida? E a caminhada diária?

Vale lembrar que o envelhecimento com qualidade tem base em três importantes pilares: alimentar-se de forma saudável, não ter vícios e fazer atividade física regularmente. Quando falamos de atividade física, isso não significa, necessariamente, ir à academia. Procure algo que você goste de fazer e que o tire do sedentarismo, como uma aula de dança, por exemplo. Vamos aproveitar o novo ano e pensar em como podemos cuidar não só do nosso corpo, mas da nossa mente? 

Vamos aproveitar a ceia de Natal para compartilhar boas experiências, e o ano novo para planejar os cuidados com a saúde em 2019. Não espere pelos meses coloridos como Outubro Rosa ou Novembro Azul. Não espere ficar doente para procurar o médico. Se no começo do ano você já fizer seus exames de rotina e já começar seu tratamento de forma correta, não terá surpresas desagradáveis. Isso não é procurar doença, isso é cautela. Isso é se cuidar. 

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 
 

LEIA TAMBÉM: Os pobres

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.