Saúde

Setembro Verde e a luta contra o câncer no intestino

No Brasil, o mês de setembro é dedicado à conscientização acerca do câncer no intestino. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para o ano de 2020 são esperados 15 milhões de novos casos de câncer no mundo, e destes, pela estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 34.280 serão câncer de intestino.

Aspectos como obesidade, falta de atividade física, tabagismo, ingestão de bebida alcoólica e o excesso de carnes como salsicha, presunto, linguiça e carne seca estão diretamente relacionado ao aumento no número de casos.

Esse câncer pode ser evitado em 90% dos casos, quando diagnosticado rapidamente. É constante o surgimento de uma lesão, quase sempre benigna, que cresce na parede do intestino e, que quando não retirada a tempo, pode se tornar câncer.

Quando descoberto, é comum a realização de cirurgia e, dependendo da gravidade, são recomendadas sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgia para realização de um estoma (orifício na parede abdominal).

Os casos da doença no mundo diminuíram. Entretanto, no Brasil, os índices de cura não chegam a 50%. Esse fato se deve ao tratamento tardio.

(Com informações Portal Coloproctologia)
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.