Você Pergunta

Havia criação de porcos em Israel? Jesus deixou o demônio se encarnar neles?

“Os Judeus não comem carne de porco. Como é, então, que Jesus mandou o demônio baixar numa vara de porcos, depois de expulsá- -lo de dois homens?”. Quem pergunta é a Cibele, de Santos (SP).

Cibele, você demonstrou muita atenção ao ler o texto evangélico da cura de dois homens possuídos pelo demônio. De fato, no milagre, Jesus expulsa o demônio de dois homens e consente que o demônio possuísse uma vara de porcos. Os porcos se precipitaram morro abaixo e caíram no mar. Você, como qualquer pessoa que lê a Bíblia com atenção, levantou uma dúvida que merece ser esclarecida. Sendo os porcos animais impuros para os judeus, a presença daquela criação de porcos parece sem sentido.

Pois é, Cibele, é preciso que você releia o texto e preste atenção no lugar onde estava Jesus. Ele estava num território pagão, terra de gentios que não tinham a lei que proibia comer a carne de animais impuros, entre eles, é claro, os porcos. Se não levamos em consideração a região onde aconteceu o milagre, acabamos mesmo por achar que o texto é contraditório.

Isso explicado, Cibele, vem a seguinte consideração: o poder de Deus não escolhe para se manifestar. Faltou àquelas pessoas a sensibilidade para perceber que Jesus passava pela cidade delas. Elas ficaram assustadas com o milagre e pediram a Jesus que saísse da terra delas. Esse Evangelho nos ensina que devemos estar atentos aos recados que Deus nos dá por meio dos acontecimentos de nossa vida. Jesus pode passar por nossa vida e nós, distraídos, podemos não nos dar conta disso.

Obrigado por sua excelente pergunta.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.