Saúde

A vacina BCG deixa uma cicatriz no braço direito

A BCG é uma vacina aplicada nos primeiros dias de vida e protege contra a tuberculose. Muitas mães se preocupam com a ferida no local da aplicação. Fiquem tranquilas! É justamente essa a reação necessária para ter a certeza de que o bebê está protegido.

A evolução da lesão vacinal acontece da seguinte forma: logo após a aplicação ocorre a formação de uma pápula (uma “bolinha” abaixo da pele); de três a quatro semanas após a administração surge um nódulo (caroço) no local; entre quatro e cinco semanas, o nódulo evolui para uma pústula (ferida com pus); em seguida, evolui para uma úlcera (ferida aberta) de 4 a 10 mm de diâmetro; entre seis e doze semanas, finalmente, forma-se uma crosta (ferida com casca em processo de cicatrização). Caso, após esse período, não haja nenhuma reação, você deverá levar seu filho ao pediatra para avaliar a necessidade de reaplicar.

Algumas crianças têm apenas uma discreta depressão da pele. Somente o profissional da saúde é capaz de perceber isso. Leve seu filho a uma consulta e tire suas dúvidas.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.