Você Pergunta

Orar por quem?

Por que os padres dizem: “vamos orar por aqueles por quem somos obrigados a orar?” A pergunta é da Ivone. Ela não me disse seu sobrenome, e mora no bairro de Pirituba. 

Ivone, certamente você já participou de uma bênção do Santíssimo Sacramento em sua paróquia. Depois da bênção, o padre e o povo rezam uma série de invocações, uma série de “benditos” a Deus, aos anjos e aos santos. Depois vem uma oração pela igreja, pelo papa, pelo bispo, pelo pároco, pelos padres, pelo governante da Nação e do Estado. Um dos pedidos feitos é este: “Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este arcebispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações...” 

Pois é, Ivone. Há, sim, muitas pessoas que, sabendo que queremos viver a nossa fé de forma mais consciente, e nos veem sempre na Igreja, recomendam-se às nossas orações. Por que não orar por elas, não é mesmo? Por que não sermos intercessores delas? E há, também, aquelas pessoas por quem somos obrigados a orar, porque nos amam, porque nós as amamos, porque precisam de nossas orações, porque fazem parte de nossa vida.

Como você disse, Ivone, eu costumo, nas intenções das missas que celebro, orar pelas pessoas que nos pediram oração, pelas pessoas que precisam de oração e sabem disso, pelas pessoas que precisam de oração e não sabem disso, e pelas pessoas pelas quais sou obrigado sempre a orar por gratidão, por misericórdia. 

Será que respondi à sua pergunta, Ivone? Tomara que sim. Ore sempre, minha irmã. E ore por mim também.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.