Saúde

Doutora, eu não vou passar no psiquiatra, porque eu não sou louco

Todos os pacientes que são encaminhados para o psiquiatra, quase sempre, falam que não precisam, porque não são loucos. O psiquiatra, tanto quanto os psicólogos, trata da saúde mental que vai desde uma ansiedade, uma depressão até uma esquizofrenia. E a diferença básica entre essas especialidades é a possibilidade de prescrever medicamentos.

Psicólogo não pode medicar, já o psiquiatra tem um leque de opções de medicamentos que, juntamente com a terapia realizada pelo psicólogo, vai te ajudar a entender porque aquilo está acontecendo e como solucionar o problema. 

Estamos cada vez mais estressados, cada vez mais cansados, com cada vez menos tempo e, por consequência, cuidando cada vez menos da saúde. Sempre marcamos consultas para verificar a pressão, a glicemia e fazer um check up, mas nunca nos damos o direito de adoecer mentalmente. Todos estamos susceptíveis a sofrer de uma doença mental. Podemos a qualquer momento precisar de um psiquiatra e devemos estar abertos para isso. 

Dica: tenha uma válvula de escape, faça algo que lhe dê prazer e que o faça liberar todo o estresse do dia a dia: seja tomar um sorvete, ler um livro, ligar para um amigo, escutar uma música, meditar ou deitar e fechar os olhos sem pensar em nada. Faça algo para relaxar seu corpo e “esvaziar” sua cabeça. Isso vai diminuir a possibilidade de seu cérebro adoecer. Sua cabeça é uma arma poderosa que pode adoecer todo o corpo: cuide dela. 

Não menospreze o psiquiatra, nem o psicólogo. Eles podem devolver sua qualidade de vida.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.