Liturgia e Vida

Veio dar testemunho da luz

3º DOMINGO DO ADVENTO 16 DE DEZEMBRO DE 2017 

Isaías, João Batista e Maria nos acompanham durante todo o tempo do Advento. Vigilantes, aguardamos Aquele que veio, que vem e que virá. As velas da coroa do Advento indicam o tempo que passa e a luz que se acende nos quatro pontos cardiais. O tempo passa. Já estamos no terceiro domingo, o domingo da alegria, porque o Natal está perto. Três velas acesas brilham nos cantos da terra. Quando a quarta vela se acender, o universo todo estará iluminado com a luz d’Aquele que vem. Norte, Sul, Leste e Oeste exultarão de alegria. A glória do Senhor e sua justiça germinarão em todas as nações.

João Batista, o precursor, dá testemunho d’Aquele que já está no meio de nós e não o conhecemos. Quem é este João? Ele não é a luz, ele não é o Messias, não é Elias, não é o profeta. Quem é, então? Ele é a voz anunciada por Isaías e que clama no deserto: “Aplainem o caminho do Senhor”. A luz é Jesus, o Messias prometido. 

Os discípulos e os seguidores de João tinham grande veneração por ele. João, porém, sabia qual era o seu lugar. Ele não se sentia digno de desamarrar a correia das sandálias de Jesus. João realiza a sua missão de testemunha e precursor sem fazer sombra Àquele que é a luz verdadeira. Ele veio como testemunha “para que todos chegassem à fé por meio dele”. André e Filipe, discípulos de João Batista, dão início à corrente dos que serão chamados a seguir Jesus Cristo. André chama Pedro, Filipe chama Natanael, e assim por diante, até cada um de nós no dia de hoje. Todos chegam à fé por meio de João, mas ele não é a luz nem o Messias. 

Então, não façamos sombra a Jesus Cristo. Deixemos que Ele brilhe como a luz do mundo. “É preciso que Ele cresça e eu diminua”, dirá o Batista. Façamos o nosso trabalho, mantendo firmes os elos da corrente iniciada com João. Que a corrente não se rompa e continue crescendo. Para isso, tomemos como programa de vida as recomendações de Paulo aos tessalonicenses: Estar sempre alegre, rezar sem cessar, agradecer, não sufocar o Espírito Santo que nos foi dado no Batismo, não desprezar as profecias. Não ter medo de nada, examinar tudo e ficar com o que é bom. Afastar-se da maldade. No dia do Advento do Senhor, seja ele agora, no passado ou no futuro, que nosso ser todo inteiro tenha sido conservado sem mancha. 

A vida cristã é simples e prática. “Não apagar o Espírito” significa não impedir que Ele se manifeste. Ele se manifesta no amor que Ele mesmo derramou em nossos corações. O amor que está em nós não pode ser tão profundo que nunca se vê!
 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.