Você Pergunta

Todos temos uma alma e ela permanece conosco pela vida afora?

A Mariana Gabriela, de Osasco (SP), que saber se todos nascemos com uma alma e se esta alma nos acompanha até o fim da vida, independentemente de nossas atitudes erradas.

Oi Mariana. A primeira parte de sua pergunta eu já respondo logo: sim. Nós, seres humanos, fomos criados por Deus com um corpo material e uma alma espiritual. O corpo é finito, se acaba pela velhice, pelas enfermidades, pela violência do mundo. A alma é eterna. Enquanto nossa alma anima o nosso corpo, nós estamos vivos. Quando nossa alma se separa do nosso corpo, morremos.

Nenhum comportamento, nenhum pecado, nenhum erro separa a alma do corpo. Só a morte. Na morte, nosso corpo volta à terra de onde foi tirado e nossa alma voa para a eternidade, feliz ou não, dependendo das escolhas que fizemos em vida. Somos todos chamados à felicidade perpétua junto de Deus agora e no final dos tempos, quando nossa alma retornará ao nosso corpo. Nós rezamos no Credo – lembra-se? – “Creio na ressurreição da carne e na vida eterna”. A vida eterna a que somos destinados, porém, dependerá de nossa vida no amor de Deus e ao próximo, na justiça, no bem.

Nada está perdido quando erramos, quando cometemos um pecado. Deus é misericórdia e perdão e sempre nos perdoará. Basta correr a Ele como fez, na parábola, o filho pródigo.

Não podemos jamais desistir da salvação. Por maior que seja nosso pecado, infinitamente maior é a misericórdia de Deus.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.