Liturgia e Vida

Santíssima Trindade

A Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus é o centro da nossa vida, é o único absoluto que nós adoramos e que se revelou a nós como Pai, Filho e Espírito Santo. As leituras da liturgia de hoje mostram que nossa fé tem fundamento e que os escritos sagrados do início da Igreja já se referiam a Deus como Uno e Trino. Nós cremos que há um só Deus em três pessoas realmente distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Na Primeira Aliança se dá a revelação de um só Deus clemente e misericordioso, paciente, fiel e cheio de bondade. A Ele, Moisés se dirigiu, pedindo-lhe que caminhasse com o povo, apesar de ser um povo pecador e de cabeça dura. Pediu que ele mesmo e o povo todofossem acolhidos como propriedade de Deus. No tempo de Moisés, os povos pagãos adoravam muitos deuses. Moisés, porém, se dirige a um único Deus, porque sabia que há um só Deus e não pode haver mais do que um.

Mais tarde, no Novo Testamento, o apóstolo São João escreve aos cristãos do início da Igreja que “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”. João fala do Deus de seus pais e de seu povo, o Deus do Antigo Testamento, mas afirma que Ele tem um Filho e o chama de unigênito ou único gerado, que foi enviado ao mundo para a salvação de todos nós. Quem tem filho é pai. O Deus dos hebreus já era chamado de Pai, e agora com maior razão por nos revelar que tem um Filho. Este Filho é Jesus Cristo, que veio salvar o mundo e nos falará muitas vezes do Pai, e falará também de outro defensor, o Espírito Santo, que virá até nós, nos unirá e santificará e fará de nós a sua morada. Ele está em nós e mora em nós com toda a Trindade Santíssima. São Três Pessoas, mas inseparáveis por serem um só Deus. Jesus mandou que fôssemos batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e não “nos nomes” do Pai, do Filho e do Espírito.

Jesus mesmo nos revelou que o único Deus era também Trino e esta foi a fé dos cristãos desde o início. Começamos as nossas Eucaristias desejando o que Paulo desejou aos coríntios: que a graça de Jesus, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com to dos.

Não compreendemos o mistério de Deus, mas sabemos que são Três Pessoas que vivem em íntima comunhão de vida. Suas relações são perfeitas. Feitos à imagem e semelhança de Deus e chamados a sermos perfeitos como Deus é perfeito, pedimos a graça de que as nossas relações tenham um pouco da qualidade das relações da Santíssima Trindade.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.