Cultura

O sacramento da misericórdia

Estamos vivendo o tempo litúrgico da Quaresma, em que continuamente soam em nossos ouvidos o chamado a um caminho cada vez mais concreto de conversão. Viver o sacramento da Confissão significa ajudar o fiel católico a praticar a experiência de paz, de compreensão humana e da verdadeira fé cristã.

As Edições Fons Sapientiae têm em seu catálogo “O Sacramento da Misericórdia – Um guia para os jovens no sacramento da confissão”, obra escrita pelos religiosos Arturo Cattaneo (sueco) e Elia Coviello (italiano). A edição brasileira foi traduzida por Dom Hugo Cavalcante, OSB, e traz a apresentação assinada pelo Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Além de ser um guia completo de como o fiel católico deve se preparar para a confissão, a obra fala da relação entre o penitente, que bate à porta do confessionário, e seu confessor, lembrando que o sacramento da Confissão não deve ser uma “tortura”, e, sim, um ato de satisfação em que todo cristão deveria deixar o confessionário com a felicidade no coração e com o semblante carregado de esperanças, embora por vezes com algumas lágrimas causadas pela conversão ou pela alegria que ela proporciona.

“Eu sempre me confesso. Eu gosto sempre de atender as confissões. Nós só podemos obter a graça da virtude e trilhar o caminho da santidade se nos aproximarmos do sacramento da Reconciliação, que é o Rosto da Misericórdia de Deus para cada um de nós. Todos nós pecamos. Mas todos nós temos a gratuidade do perdão de Deus, pelo sacramento da Reconciliação”, diz Dom Raymundo Damasceno Assis, na apresentação. 

 

Divulgação

 

 

FICHA TÉCNICA:

Autores:  Arturo Cattaneo  e Elia Coviello

Páginas: 68

Editora: Fons Sapientiae

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.