Cultura

Guerra e paz

Guerra e paz (1956) é um épico baseado no clássico de Tolstoi. Natasha (Audrey Hepburn) é uma jovem atraente, que conquistou o coração de vários homens. No início do filme, diversos russos da alta sociedade estão ansiosos para ir à guerra contra Napoleão. Pierre (Henry Fonda), ao contrário, é um estudante de Filosofia que quer entender o sentido da vida. Filho bastardo e amigo próximo de Natasha, termina recebendo a fortuna do pai após este morrer.

Natasha se interessa por Andrei, viúvo cuja esposa morreu ao dar à luz. Ele também está interessado por ela, mas seu pai o aconselha a postergar o casamento, e Andrei parte em missão diplomática. Nesse tempo, Natasha se apaixona por Anatol, um mulherengo que não quer nada sério, para grande decepção de Andrei. Graças a Pierre, Natasha percebe seu erro e busca o perdão de Andrei.

Quando Napoleão começa a se aproximar de Moscou, na Rússia, a família de Natasha decide fugir. O filme é repleto de referências cristãs. Ao descobrir que Napoleão decidiu abandonar Moscou sem lutar, o comandante do exército russo se ajoelha e reza para agradecer a Deus pela salvação da Rússia. Em dado momento, Pierre é capturado pelos russos e encontra um devoto cristão que lhe explica que os caminhos de Deus são mais elevados que os dos homens.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.