Saúde

Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia está com baixo estoque de sangue

O Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo está com baixo estoque dos tipos sanguíneos O+ e O-, ou seja, com menos de 50% do total de bolsas indicadas para a realização de procedimentos médicos, e por isso faz um apelo àqueles que já são doadores e a quem deseja doar sangue pela primeira vez.

De acordo com Cárlei Heckert Godinho, médica responsável pelo Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, a queda nas doações de sangue tem afetado de forma dramática o atendimento das urgências no pronto-socorro, centro cirúrgico e aos demais pacientes da instituição. “Necessitamos de doadores de sangue para suprir a demanda transfusional de adultos e crianças; além das urgências, atendemos pacientes clínicos e oncológicos”, afirma no comunicado à imprensa enviado pela instituição. 

A médica lembra que uma única doação de sangue pode ajudar a salvar várias vidas em diversas enfermidades e idades, uma vez que o sangue coletado é separado em diversos hemocomponentes - concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado - que podem ser fracionados quando destinado a crianças.

São condições mínimas para ser doador de sangue: estar bem de saúde; ter mais de 16 e menos de 70 anos de idade; e pesar no mínimo 50 quilos. A pessoa deve comparecer ao local de doação com um documento oficial de identidade com foto; ir alimentado, evitando o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes; e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. 

Saiba mais detalhes.

(Com informações da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo)
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.