Saúde

Campanha nacional destaca os benefícios da amamentação

O Ministério da Saúde lançou na sexta-feira, 27 de julho, uma campanha para incentivar a amamentação materna exclusiva até os 6 meses de vida do bebê, e para lembrar da importância do leite materno no desenvolvimento das crianças até os 2 anos de idade. 

A campanha, que tem como slogan “Amamentação é a Base da Vida”, acontecerá no contexto da Semana Mundial da Amamentação, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 1º e 7 de agosto. 

A amamentação materna diminui a incidência de casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade nos bebês, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Segundo OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. 

O Ministério da Saúde afirma que entre as principais dificuldades para a amamentação exclusiva estão a insegurança das mães quanto à quantidade de leite produzido, a introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno da mulher ao trabalho.

O Ministério da Saúde incentiva, desde 2010, que as empresas públicas e privadas criem salas de apoio à amamentação. Atualmente, o Brasil possui 216 salas certificadas, com capacidade de beneficiar aproximadamente 140 mil mulheres. Nesses espaços, a mulher pode retirar o leite materno durante a jornada de trabalho, armazená-lo corretamente e levá- -lo para casa ao final do expediente, a fim de oferecê-lo ao bebê. 

(Com informações do Ministério da Saúde)
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.