Sínodo Arquidiocesano

‘Alongar mais o olhar e abrir os ouvidos para a realidade religiosa, pastoral e evangelizadora da paróquia’!

O sínodo arquidiocesano está acontecendo, passo a passo, em cada paróquia da Igreja em São Paulo. O momento é de grande importância, pois estamos às vésperas da realização dos dois “Levantamentos paroquiais” e já começaremos a preparar as Assembleias paroquiais do sínodo.

Nesse contexto, prestemos atenção aos seguintes aspectos que nos interpelam:

  1. Toda renovação autêntica nasce da ação do Espírito Santo. Ele nos obriga a sair da zona de conforto e segurança para trilhar novos caminhos que o momento histórico e eclesial exige. Ele nos impulsiona a alongar mais o olhar e abrir os ouvidos para a realidade religiosa, pastoral e evangelizadora da Arquidiocese de São Paulo e, neste momento específico, de cada paróquia que é a porção do povo de Deus situada em cada lugar da nossa Cidade. É momento de estar em sintonia com o Espírito Santo e não ter medo de avançar em conversão e renovação pastoral missionária.
  2. Na dinâmica do Espírito Santo, somos chamados a “discernir”, a “propor” e “agir” segundo os desígnios de Deus para com a sua Igreja. O parâmetro do discernimento é a Palavra de Deus e os ensinamentos do Magistério da Igreja. Daí decorre a necessidade de assumir a Eclesiologia do Concílio do Vaticano II: eclesiologia de comunhão, eclesiologia do povo de Deus e eclesiologia sustentada pela missão, na qual se insiste na participação ativa de todos os fiéis na Igreja em razão do Batismo. É momento de envolver a todos na paróquia, de escutar a todos.
  3. O Espírito Santo age, sobretudo, no povo simples, que nas suas próprias dores conhece Cristo sofredor. É momento de escutar os pobres e excluídos. É necessário que todos nos deixemos evangelizar por eles (cf. EG, 125 e 198). Nesse caminho, somos chamados a renovar as estruturas dos nossos organismos paroquiais e pastorais, a fim de que permaneçam conectados com a “base” e partam das pessoas, dos problemas de cada dia, dos anseios e esperanças e da própria “fome” que elas têm do Evangelho de Jesus. Daí a nossa responsabilidade de realizar essa etapa do sínodo arquidiocesano em nossas paróquias.

Com humildade de coração e sinceridade cristã, busquemos aspirar e construir uma Igreja toda ela sinodal: Igreja que caminha em comunhão e em constante conversão e renovação pastoral-missionária.

Roguemos às santas e aos santos padroeiros(as) de nossas comunidades paroquiais para que intercedam por nós neste caminho maravilhoso do sínodo arquidiocesano de São Paulo. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.