Saúde

A isquemia cardíaca pode ser assintomática

A isquemia cardíaca é uma doença coronariana caracterizada pela diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias. Essa diminuição do fluxo de sangue pode estar ligada ao estreitamento ou obstrução das artérias, tendo como a causa mais comum o acúmulo de placas, o que limita a quantidade de sangue que chega ao coração. 

A doença arterial coronariana pode ser assintomática, como também pode causar falta de ar durante esforços, o que varia de acordo com a extensão da lesão na artéria, dores no peito e até ataque cardíaco. São necessários exames de imagem para fazer o diagnóstico. 

Em muitos casos, a isquemia é detectada no teste ergométrico solicitado, principalmente, para quem faz atividade física. Os tratamentos exigem mudanças no estilo de vida, incluindo, principalmente, a cessação do tabagismo, além do uso de medicamentos, angioplastia, implantação de stent e/ou cirurgia de ponte de safena. 

Como evitar? Tendo bons hábitos alimentares, tomando os medicamentos prescritos pelo médico e não sendo sedentário. Ao ter o quadro de doença coronariana instalado, é importante saber do cardiologista qual o tipo de exercício e quando você pode fazê-lo.

Em alguns casos, o paciente só pode realizar exercícios após o tratamento da fase aguda.  Importante: quem tem doença coronariana não pode deixar de fazer a consulta periódica ao cardiologista. Assim, conseguirá readequar o estilo de vida com qualidade.
 

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.