Você Pergunta

‘Filho de um pastor, assisto missa e bênçãos pelo celular. É válido isso?’

Eis a pergunta de um anônimo: “Padre, sou filho de um pastor evangélico e não tenho idade para ter minhas escolhas religiosas dentro de casa. Como meu pai me proíbe de ir à missa, eu assisto em meu celular a missa de um padre, que, no final da celebração, benze água, sal e outros objetos. Na hora da bênção, coloco o sal e a água na frente de celular e com muita fé acompanho a bênção do padre. Essa bênção pela televisão ou celular é válida?” 

Meu querido irmão anônimo, entendo a sua dificuldade, sendo filho de um pastor evangélico. Certamente, seu pai não vai querer discutir o seu direito e o seu desejo de viver a fé católica. E mais do que não ter idade ainda para tomar uma decisão, você tem o dever de respeitar seu pai, respeitar a fé que ele tem. Mais para frente, ele terá que entender a sua escolha.

Tenho a dizer, porém, a você, que ser católico é muito, mas muito mais do que colocar água e sal perto de um celular. Ser católico de verdade é iniciar-se na vida cristã, pelo estudo, pela oração e pela ação. O estudo da Bíblia e o estudo da doutrina católica vão ajudá-lo a entender as razões de nossa fé. É São Pedro que nos diz que devemos estar sempre prontos a dar a quem pedir as razões da nossa fé. Além do estudo da Bíblia e da doutrina católica, o diálogo com um catequista vai o ajudar muito. 

Além do estudo, meu irmão, você vai ter de ser um homem de oração, dialogar com Deus com as palavras que brotam do seu coração e ouvir o Deus que nos fala pela Bíblia, pela Igreja e nas celebrações dos sacramentos. Nessa oração, peça a Deus que lhe dê sabedoria para encontrar o caminho seguro para chegar a Ele como católico.
 

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.