Celebração marca início do 3º ano do sínodo arquidiocesano de São Paulo

Por
02 de março de 2020

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a celebração de abertura dos trabalhos do 3º ano do sínodo arquidiocesano neste sábado, 29, na Catedral da Sé.

Participaram da celebração da Palavra os bispos auxiliares, padres, diáconos, religiosos e leigos das paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e organizações eclesiais da Arquidiocese, especialmente aqueles que foram convocados para a assembleia sinodal arquidiocesana que acontecerá ao longo de 2020.

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

Dom Odilo iniciou a homilia a partir do trecho do Evangelho de Mateus, no qual Jesus afirma: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo!”.

“Com essas palavras do sermão da montanha, Jesus encarrega os discípulos a serem participantes da sua missão Jesus no mundo. A irradiar a luz que recebem dele e a fazerem com que o mundo perceba o sabor próprio das coisas do reino de Deus”, enfatizou o Cardeal.

O Arcebispo recordou o caminho realizado desde a o anúncio e convocação do sínodo arquidiocesano, durante a Solenidade de Corpus Christi, em 15 de junho de 2017, até chegar ao terceiro ano de trabalhos.

CAMINHO SINODAL

Em 2018, o sínodo aconteceu no âmbito das paróquias, por meio de reflexões em grupos, assembleias paroquiais e o inédito levantamento de campo da realidade religiosa e pastoral das paróquias. Em 2019, o caminho foi percorrido nas regiões episcopais e vicariatos ambientais, dos quais foram elaboradas indicações que foram encaminhadas para a assembleia sinodal arquidiocesana de 2020, que se dará em sete sessões até novembro. 

“O caminho já percorrido nos dois primeiros anos foi muito importante para uma tomada de consciência sobre o conjunto da vida da nossa Arquidiocese. Este ano será acompanhado pela pergunta de São Paulo, no momento do seu grande encontro com Jesus ressuscitado às portas de Damasco. Senhor, o que devemos fazer?”, enfatizou Dom Odilo, reforçando que a assembleia arquidiocesana terá a missão de traduzir o tema e o lema do sínodo em propósitos operativos para novas atitudes e práticas missionárias e pastorais da Igreja em São Paulo.

“As propostas sinodais assumidas pela assembleia deverão, após o sínodo, nortear a renovação das atitudes e planos pastorais, das orientações pastorais e administrativas nos variados campos, para buscarmos a realização de nossa missão em São Paulo em comunhão e espírito sinodal”, continuou o Cardeal.

FRUTOS

O Cardeal salientou que o sínodo não produzirá efeitos automáticos e instantâneos. “O que esperamos, é que ele possa desencadear processos que levem, com o passar do tempo, a produzir os frutos de comunhão, conversão e renovação missionária”.

Por fim, o Arcebispo recomentou a todo o povo a oração pessoal e comunitária ao espírito Santo pelo bom êxito do Sínodo.

Durante a celebração, os participantes invocaram o Espírito Santo para que ilumine os trabalhos sinodais, renovaram suas promessas batismais e profissão de fé católica, e pediram a intercessão dos santos patronos da Arquidiocese e padroeiro das paróquias e comunidades eclesiais de São Paulo.

A primeira sessão da assembleia sinodal acontecerá no dia 21 de março, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), na Vila Mariana.

LEIA TAMBÉM: 

Convocados os membros da Assembleia Sinodal Arquidiocesana de 2020

Artigos do O SÃO PAULO sobre o sínodo Arquidiocesano

Página oficial do sínodo arquidiocesano de São Paulo

Comente

Vaticano anuncia data da publicação da Exortação Apostólica ‘Querida Amazônia’

Por
11 de fevereiro de 2020

A Sala de imprensa da Santa Sé anunciou nesta sexta-feira, 7, que a apresentação da Exortação Apostólica Pós Sinodal “Querida Amazônia” será realizada na próxima quarta-feira, dia 12, no Vaticano.

A coletiva de imprensa de apresentação do documento acontecerá às 13h no horário local (9h, no horário de Brasília) e pode ser vista em tempo real em https://www.youtube.com/vaticannews.

Participarão da coletiva o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos; o Cardeal Michael Czerny, S.I, Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que foi Secretário Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia; o jesuíta Adelson Araújo dos Santos, professor de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana; a Irmã Augusta de Oliveira, Superiora Geral das Servas de Maria Reparadoras, o Professor Carlos Nobre, Prêmio Nobel da Paz de 2007, e, David Martínez de Aguirre, de Puerto Maldonado, este último por meio de uma videochamada.

VEJA O COMUNICADO

O documento é fruto da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos realizado em outubro de 2019, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

O Sínodo teve a participação dos bispos e representantes dos nove países que constituem a chamada Pan-Amazônia – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, incluindo a Guiana Francesa como território ultramar –, envolvendo sete conferências episcopais.

Ao término do Sínodo, que tem caráter consultivo, foi apresentado ao Pontífice um documento final, como fruto das reflexões e trabalhos sinodais.

Nesse texto, foram destacados diagnósticos sobre a realidade dos povos amazônicos e apresentadas sugestões para a ação evangelizadora da Igreja na Amazônia. Esses diagnósticos, como afirmou o Papa Francisco em seu discurso conclusivo dos trabalhos do Sínodo, são a parte mais consistente do caminho sinodal.

Como aconteceu com os documentos pontifícios anteriores de Francisco, este será apresentado pelos bispos locais nas dioceses, que promoverão eventos e estudos para conhecimento e aprofundamento de seu conteúdo.

(Com informações do Boletim da Sala de Imprensa do Vaticano)

LEIA TAMBÉM

Igreja na Amazônia: conversão integral, pastoral, ecológica e sinodal

 

 

Comente

Convocados os membros da Assembleia Sinodal Arquidiocesana de 2020

Por
20 de dezembro de 2019

Foi publicada no jornal O SÃO PAULO desta quarta-feira, 18, a convocação dos membros da Assembleia Sinodal Arquidiocesana de 2020. 

No decreto de convocação, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, explica que assembleia sinodal arquidiocesana será realizada em sete sessões, e deverá elaborar propostas para viabilizar processos de “comunhão, conversão e renovação missionária”, da Igreja em São Paulo. “As propostas finais do sínodo deverão orientar o caminho pastoral pós-sinodal da Arquidiocese”, destacou.  

No dia 29 de fevereiro de 2020, às 15h, na Catedral da Sé, haverá  celebração de abertura dos trabalhos do 3º ano do sínodo. Para essa ocasião, também são convidados todos o clero e fiéis da Arquidiocese. 

ACESSE: 

Convocação dos membros da Assembleia Sinodal Arquidiocesana - 2020

Regulamento do 3º ano do sínodo arquidiocesano 

Saiba mais sobre o sínodo arquidiocesano de São Paulo 

Comente

Documento final do Sínodo é presentado aos padres sinodais

Por
25 de outubro de 2019

Durante a 15ª Congregação Geral do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, realizada na tarde desta sexta-feira, 25, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco, foi apresentado o texto do documento final dos trabalhos sinodais.

O texto, apresentado pelo Relator-geral do Sínodo, Cardeal Cláudio Hummes, foi elaborado por uma comissão de redação e reúne os frutos dos pronunciamentos apresentados durante os trabalhos e as numerosas emendas elaboradas pelos círculos menores, a partir da primeira versão, apresentada na segunda-feira, 21.

A manhã do sábado, 26, será reservada a releitura individual do texto pelos padres sinodais. À tarde, durante a 16ª Congregação Geral, acontecerá a votação de cada parte do documento ao qual não cabem mais emendas.

Esse documento não tem um caráter deliberativo, pois o Sínodo dos Bispos é um organismo consultivo do Papa. O texto contém as conclusões das reflexões e trabalhos realizados pelos padres sinodais desde o dia 6.

Após aprovado pela Sìnodo, o documento final será entregue ao Papa Francisco, para que ele possa discernir e decidir quais encaminhamentos dará a Igreja, podendo, inclusive, escrever uma exortação pós-sinodal sobre o tema.

 

Comente

Padres sinodais apresentam propostas para evangelização e defesa da vida na Amazônia

Por
18 de outubro de 2019

Os 12 grupos linguísticos de participantes dos Sínodo para a Amazônia concluíram seus relatórios dos trabalhos dos círculos menores com as propostas que servirão de base para o Documento Final da Assembleia Sinodal.

Ao longo da próxima semana, os padres sinodais trabalharão sobre o texto desse documento, que, ao final do Sínodo, será entregue ao Papa Francisco para que ele possa discernir e tomar decisões e eventuais deliberações para a Igreja na Amazônia.

O conteúdo desses relatórios foi publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé e, em síntese, destacam que o Sínodo “é um dom precioso do Espírito para a Amazônia e para toda a Igreja tanto no aspecto teológico pastoral, quanto pela inevitável tarefa do cuidado da Casa Comum”.

Também é um ponto comum das reflexões dos grupos que a assembleia sinodal “é um kairós, tempo de graça, ocasião propícia para a Igreja se reconciliar com a Amazônia”.

Leia, abaixo, uma síntese das propostas:

UM SÍNODO PARA TODA A IGREJA

Todos os textos lidos publicamente exprimem a esperança de que seja desenvolvido um novo caminho sinodal na Amazônia e que, da assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, seja criada uma fervorosa paixão missionária de uma verdadeira Igreja em saída. O desejo é de que o “viver bem” amazônico se encontre com a experiência das bem-aventuranças: de fato, à luz da Palavra de Deus, alcança a sua plena realização. As propostas concretas que nasceram são muitas e variadas e provêm de vários círculos que fazem questão de esclarecer: este não é um Sínodo regional, mas universal, o que acontece na Amazônia refere-se a todo o mundo.

A IGREJA NÃO DEVE SER UMA ONG

Os relatórios advertiram que a Igreja tem a tarefa de acompanhar a obra dos defensores dos direitos humanos muitas vezes criminalizados pelos poderes públicos. Porém, ao mesmo tempo, não deve agir como uma organização não governamental (ONG). Este risco, apontaram os bispos, acompanhado com o de se apresentar de forma exclusivamente ritualista, provoca muitas vezes o abandono de muitos fiéis que buscam respostas à sua sede de espiritualidade junto das seitas religiosas ou outras confissões cristãs. Portanto, dos círculos menores também chegou um pedido para que seja dada maior atenção ao diálogo ecumênico e inter-religioso.

MINISTÉRIOS LEIGOS

Para incentivar uma ação pastoral efetivamente presente na vida das comunidades, encorajou-se um maior incentivo e valorização da ação evangelizadora dos leigos. De quase todos os círculos menores chegou o pedido de aprofundar o significado do conceito de “Igreja ministerial”, ou seja, uma Igreja onde possa coexistir corresponsabilidade e compromisso dos leigos. O Círculo “Espanhol A” pede, por exemplo, que seja concedido de modo equilibrado ministérios a homens e mulheres leigos, abstendo-se, porém, do risco de clericalizá-los. Em nível geral, propõe-se uma cuidadosa reflexão sobre os ministérios do leitorato e acolitato também a mulheres, religiosas ou leigas, adequadamente formadas e preparadas.

Também foi enfatizado que a formação dos leigos deve ser integral, não apenas doutrinal, mas também kerigmática, fundada na doutrina social da Igreja e que leve à experiência e ao encontro com o Ressuscitado.

SACERDÓCIO E ‘VIRI PROBATI’

Sobre o tema da falta de sacerdotes na região amazônica as propostas dos grupos divergem. Ao evidenciar que o valor do celibato, dom a ser oferecido às comunidades indígenas, não está em discussão, o Círculo “Italiano A” alerta quanto ao risco de que este valor seja enfraquecido ou que a ordenação e homens casados, os chamados viri probati, possa desestimular o impulso missionário da Igreja Universal a serviço das comunidades mais distantes.

A maior parte dos relatórios, principalmente as de língua espanhola e portuguesa, argumentando a necessidade de uma Igreja “de presença” mais do que “de visita”, exprime-se favorável à concessão do presbiterado a homens casados, de boa reputação, preferivelmente indígenas escolhidos pelas comunidades de proveniência, mas em condições específicas.

Esses grupos salientaram que não deve ser esquecido o drama das muitas populações da Amazônia que atualmente recebem os sacramentos apenas uma ou duas vezes por ano. Por outro lado, também foi pedido às comunidades locais para reforçarem a consciência de que também a Palavra representa um alimento espiritual para os fiéis.

Como a discussão a respeito do sacerdócio não diz respeito apenas à Igreja na Amazônia, mas no mundo todo, sugeriu-se até a realização de um Sínodo universal específico sobre o tema dos viri probati.

CRISE VOCACIONAL E FORMAÇÃO SACERDOTAL

Considerando a dimensão do território pan-amazônico e a escassez de ministros, foi cogitada a criação de um fundo regional para a sustentabilidade da evangelização. Além disso, o Círculo “Italiano A” exprimiu “perplexidade” com relação à “falta de reflexão sobre as causas que levaram à proposta de superar de algum modo o celibato sacerdotal como foi expresso pelo Concílio Vaticano II e pelo magistério sucessivo”.

Ao mesmo tempo, espera-se uma formação permanente ao ministério com o objetivo de configurar o sacerdote a Cristo e se exorta o envio à Amazônia de missionários que atualmente exercem o ministério sacerdotal no norte do mundo. Diante da crise vocacional, os círculos menores relevam uma diminuição substancial da presença de religiosos na Amazônia e esperam uma renovação da vida religiosa que, sob impulso da Confederação latino-americana dos religiosos (CLAR), seja promovida com renovado fervor, de modo especial no que se refere à vida contemplativa.

Ao mesmo tempo propõe-se o fortalecimento da formação dos sacerdotes, que não deve ser apenas acadêmica, mas também realizada nos territórios amazônicos com experiências concretas de “Igreja em saída”, ao lado dos que sofrem. Foi solicitada também a constituição de seminários indígenas.

MULHER E DIACONATO

O tema da mulher está presente em mais de um relatório com o pedido de reconhecer, também em papéis de maior responsabilidade e liderança, o grande valor oferecido pela presença feminina no seu serviço específico à Igreja na Amazônia. Pede-se para garantir, por exemplo no âmbito de trabalho, o respeito dos direitos das mulheres e a superação de qualquer tipo de estereótipo. A maior parte dos Círculos Menores manifestou o pedido de que seja dada atenção ao estudo da possibilidade do diaconato para as mulheres, considerando que muitas funções deste ministério já são desempenhadas pelas mulheres na região.

Em 2016, o Papa Francisco criou uma comissão para o estudo das possibilidades teológicas e pastorais do diaconato feminino. Contudo, ainda não há uma conclusão sobre esse assunto. Em maio, durante sua viagem à Macedônia, o Pontifice explicou que não há certeza de que o diaconato exercido na Igreja primitiva fosse, de fato, “uma ordenação com a mesma forma e com a mesma finalidade que a ordenação masculina”.

DIÁLOGO INTERCULTURAL E INCULTURAÇÃO

Os círculos menores pedem que seja consolidada uma teologia e uma pastoral de “rosto indígena”, na qual diálogo intercultural e inculturação não são entendidos como opostos. A tarefa da Igreja não é a de decidir pelo povo amazônico ou assumir uma posição de conquista, mas acompanhar, caminhar junto numa perspectiva sinodal de diálogo e escuta.

Foi proposto o desenvolvimento de um “rito amazônico” no qual, conforme explicado em um dos relatórios, “devem ser valorizados os símbolos e gestos das culturas locais na liturgia da Igreja na Amazônia, conservando a unidade substancial do rito romano, visto que a Igreja não quer impor uma uniformidade rígida no que não afeta a fé”.

Ainda foi sugerida a promoção do conhecimento da Bíblia, favorecendo a tradução nas línguas locais. Nessa ótica, foi proposta a criação de um Conselho Eclesial da Igreja Pan-amazônica, uma estrutura eclesiástica ligada ao Celam, Repam e Conferências Episcopais dos países amazônicos.

AO LADO DOS POBRES E CONTRA A VIOLÊNCIA

Os padres sinodais enfatizaram a necessidade de a Igreja ouvir “o grito dos povos” e da natureza, estando ao lado dos mais pobres e combatendo toda forma de violência. Na Amazônia a violência assume várias faces: cárceres lotados; abusos e exploração sexuais; violação dos direitos das populações indígenas; assassinatos daqueles que defendem seus territórios; tráfico de drogas e narco-business; “extermínio” da população jovem; tráfico de seres humanos, feminicídios e na cultura de violência contra as mulheres; genocídio, biopirataria, etnocídio. Tais males, segundo os bispos, devem ser combatidos “porque matam a cultura e o espírito”. Também é muito clara a condenação da violação extrativista e o desmatamento. Foi destacada, ainda, a ligação entre abuso dos mais frágeis e da natureza. Entre as várias emergências colocadas em evidência, foi dado também espaço ao tema da crise climática.

DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS HUMANOS

Mais de um círculo menor solicitou a instituição de um Observatório Internacional dos Direitos Humanos, na convicção de que a defesa dos povos e da natureza deva ser prerrogativa de uma ação pastoral e eclesial. Além disso foi sugerido que as paróquias criem espaços seguros para as crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. Reiterou-se o direito à vida de todos desde a concepção até a morte natural.

MISSIONARIEDADE E MARTÍRIO

Foi sugerida, também, a criação de um Observatório sócio-pastoral pan-amazônico em coordenação com o Celam, as comissões de Justiça e Paz das dioceses, a CLAR e a Repam. Os grupos ressaltaram, ainda, a distinção entre Igreja “indigenista”, que considera os indígenas destinatários passivos da pastoral, e Igreja “indígena”, que os vê como protagonistas da própria experiência de fé, segundo o princípio “Salvar a Amazônia com a Amazônia”. É importante também valorizar o exemplo dado por muitos missionários que deram a vida na Amazônia por amor ao Evangelho. Um dos círculos propôs incentivar os processos de beatificação dos “mártires da Amazônia”.

MIGRAÇÃO, JUVENTUDE E CIDADE

Nos relatórios, não faltaram menções aos povos isolados voluntariamente e foi pedido para que eles sejam acompanhados pelo trabalho de equipes missionárias itinerantes. Foi dado espaço também ao tema da migração, sobretudo juvenil. Hoje, 80% da população da Amazônia se encontra nas cidades. Um fenômeno que muitas vezes causa consequências negativas como a perda da identidade cultural, a marginalização social, a desintegração ou instabilidade familiar. Torna-se cada vez mais urgente a evangelização dos centros urbanos e a pastoral deve se adequar às circunstâncias sem se esquecer das favelas, das periferias e das realidades rurais. É urgente também uma pastoral juvenil renovada. No âmbito pedagógico, pede-se à Igreja para promover, de forma decisiva, a educação intercultural bilíngue e incentivar uma aliança de redes de universidades especializadas na ciência da Amazônia e na instrução superior intercultural para as populações indígenas.

TUTELA DA CRIAÇÃO

A dimensão ecológica é central nos relatórios dos círculos menores, em que se reitera que a criação é uma obra-prima de Deus na qual tudo está interligado. Pede-se para não se esquecer de que “uma conversão ecológica verdadeira começa na família e passa por uma conversão pessoal, de encontro com Jesus”.

A partir dessa premissa, foram abordadas questões práticas como as temperaturas elevadas ou combate às emissões de CO2 (dióxido de carbono). Incentiva-se um estilo de vida mais sóbrio e a proteção de bens preciosos incomparáveis, como a água, direito humano fundamental que, se privatizado ou contaminado, corre o risco de prejudicar a vida de comunidades inteiras. Deve ser destacado o valor das plantas medicinais e incentivado o desenvolvimento de projetos sustentáveis, através de cursos que levem ao conhecimento de segredos e da sacralidade da natureza, segundo a visão amazônica. Alguns círculos propõem o desenvolvimento de projetos de reflorestamento nas escolas de formação em técnicas agrícolas.

PECADO ECOLÓGICO E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Nessa ótica, acrescenta-se a proposta de inserir o tema da ecologia integral nas diretrizes das conferências episcopais e incluir na Teologia Moral o respeito pela Casa Comum e o conceito dos pecados ecológicos, por meio de uma revisão dos manuais e rituais do Sacramento da Penitência.

“A visão antropocêntrica utilitarista é obsoleta e o homem não pode mais submeter os recursos naturais a uma exploração ilimitada que coloca em perigo a humanidade”, destacou um dos relatórios. É necessário contemplar o imenso conjunto de formas de vida no planeta em relação umas com as outras, promovendo também um modelo de economia solidária e instituindo um ministério para o cuidado da Casa comum, conforme proposto pelo Círculo “Português B”.

COMUNICAÇÃO

Por fim, alguns relatórios deram espaço ao tema dos meios de comunicação. As redes católicas de comunicação devem ser incentivadas a colocar a Amazônia no centro de sua atenção a fim de difundir boas notícias e denunciar todo tipo de agressão contra a natureza e anunciar a verdade.

Foi proposto, ainda, o uso das redes sociais na Web Rádio, na Web TV e na comunicação rádio a fim de difundir as conclusões do Sínodo. Deseja-se que o “rio” do Sínodo, com a força do “rio amazônico”, transborde dos muitos dons e sugestões oferecidos nas reflexões dos padres sinodais, na Sala do Sínodo, e que dessa experiência de caminhar juntos, possa jorrar novos caminhos para a evangelização e a ecologia integral.

(Fotos: CNBB)

Comente

Papa Francisco se encontra com grupo de indígenas

Por
17 de outubro de 2019

Na tarde desta quinta-feira, 17, o Papa Francisco se encontrou com cerca de 40 indígenas, entre os participantes do Sínodo dos Bispos para a Amazônia e de outras iniciativas que estão acontecendo em Roma nos últimos dias.

Também participaram do encontro o Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, e Relator-geral do Sínodo, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário-geral, e Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho (RO).

De acordo com com o comunicado do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o encontro foi aberto com um discurso lido por uma mulher e um homem representantes dos povos indígenas. Eles expressaram gratidão ao Santo Padre pela convocação do Sínodo e pediram ajuda para e pediram ajuda para implementar seu desejo de garantir uma vida pacífica e feliz aos seus povos, cuidando de suas terras, protegendo as águas, para que possam desfrutar seus próprios descendentes.

SEMENTE DO EVANGELHO

O Pontífice, por sua vez, dirigiu algumas palavras aos presentes, sublinhando que o Evangelho é como uma semente, que cai na terra que encontra, e cresce com as características dessa terra.

Ao referir-se à região amazônica, Francisco ressaltou os perigos de novas formas de colonizações. Por fim, recordando a origem do Cristianismo, nascido no mundo hebreu, evoluiu para mundo greco-latino e depois alcançou outras terras, o Papa Francisco reiterou que o Evangelho deve se inculturar, porque “o povo recebe o anúncio de Jesus com sua própria cultura”.

Comente

Padre indígena: celibato é um dom que pode ser vivido em qualquer cultura

Por
17 de outubro de 2019

O único sacerdote indígena participante do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, Padre Justino Sarmento Resende, salesiano e membro da tribo Tuyuka, em São Gabriel da Cachoeira (AM), destacou os desafios para a formação de um clero autóctone na região amazônica.

Especialista em espiritualidade indígena e pastoral inculturada, Padre Justino falou os jornalistas na entrevista coletiva desta quinta-feira, 17, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

'ROSTO AMAZÔNICO' 

Ordenado há 25 anos, o Sacerdote explicou o que considera como uma Igreja com “rosto amazônico” e indígena, expressão usada pelo Papa Francisco durante o encontro com povos indígenas em Porto Maldonado, no Peru, em janeiro de 2018.

Ele recordou que a Igreja chegou à Amazônia por meio dos missionários, especialmente, europeus e que, hoje a evangelização pode ser feita pelos próprios povos que ali vivem, com suas próprias línguas e identidade cultural. “Quando falamos em uma Igreja com o rosto indígena, nós procuramos concretizar como nós, indígenas, batizados, cristãos e ministros, podemos fazer diferente aquilo que os nossos antigos missionários, com suas limitações linguísticas, sem conhecer bem nossas culturas, fizeram da melhor maneira possível”, disse.

CHAMADO

Padre Justino mencionou sua própria experiência vocacional para reforçar sua reflexão. “Minha vocação surgiu quando eu vi missionários cheios de boa vontade dando catequese aos meus avós, que não tinham passado pelo processo da escolarização e, por isso, não entendiam a língua portuguesa. Foi diante dessa cena, que eu, ainda adolescente, pensei em ser um sacerdote, para poder transmitir a mensagem de Jesus na minha própria língua”, contou.

No entanto o caminho vocacional do Padre indígena não foi fácil. Ele encontrou resistência de muitas pessoas, inclusive de sua tribo, que diziam que o sacerdócio não era algo para indígenas. “Aos poucos, a Igreja foi percebendo que nós, indígenas evangelizados, podíamos nos tornar evangelizadores. Já havia catequistas, mas não sacerdotes”, acrescentou.

FORMAÇÃO

Padre Justino passou pela formação básica para o sacerdócio, com o estudo da Filosofia e Teologia. Depois de ordenado, estudou Missiologia por dois anos e, em seguida, fez mestrado em educação, para trabalhar em oficinas e encontros sobre inculturação e evangelização para indígenas. “Sigo estudando para encontrar respostas para a pergunta: como nós podemos ajudar a construir novas maneiras de evangelizar na Amazônia?”, enfatizou o Sacerdote.

“Não podemos ver a Igreja como algo fora de nós, pois nós mesmos somos Igreja. A mensagem do Evangelho não paira no ar, mas se encarna nas pessoas e, quando chega nas culturas indígenas, faz parte do ser indígena”, afirmou Padre Justino.

CELIBATO

Quando questionado sobre a falta de padres na Amazônia e sobre as afirmações feitas durante o Sínodo de que os indígenas teriam dificuldade para viver o celibato apostólico, Padre Justino respondeu: “É um dom de Deus. Pessoas de qualquer cultura no mundo podem vivê-lo. Deve ser uma decisão livre, não imposta. É difícil para mim como para qualquer outro padre não indígena”.

ATIVIDADES DO SÍNODO

Nesta quinta-feira, continuaram as reuniões dos círculos menores do Sínodo para a Amazônia. Os grupos linguísticos estão elaborando os relatórios de suas discussões, que serão entregues para a comissão de redação do Documento Final do Sínodo, cujo projeto será trabalhado ao longo da próxima semana de Assembleia sinodal, no Vaticano.

 

LEIA TAMBÉM:

Bispo indica santidade como caminho para enfrentar a falta de padres na Amazônia

Editorial: Um caminho de discernimento feito à luz do Espírito Santo

Dom Odilo: o foco do Sínodo é a missão da Igreja na Amazônia

Comente

Começam trabalhos em grupos no Sínodo para a Amazônia

Por
10 de outubro de 2019

Terminou nesta quarta-feira, 9, o primeiro bloco de intervenções individuais do Sínodo dos Bispos para a Amazônia. Nessas sessões, chamadas de Congregações gerais, presididas pelo Papa Francisco, cada participante inscrito apresenta, em até quatro minutos, suas reflexões a respeito dos principais temas do Sínodo a partir de suas experiências locais e do que é destacado no Instrumentum Laboris (Instrumento de Trabalho), texto que serve de base para as discussões sinodais.

Nesta quinta-feira, 10, e na sexta-feira, 11, acontecem os círculos menores, nos quais grupos linguísticos para aprofundarem os temas apresentados. São quatro grupos de língua portuguesa, cinco grupos de língua espanhola, dois de italiano e um grupo de inglês e francês. Cada grupo possui um moderador e um relator.

ASSUNTOS

O Prefeito do Dicastério para a Comunicação e Presidente da Comissão para Informação do Sínodo, Paolo Ruffini, explicou aos jornalistas, nesta manhã, que as discussões das congregações gerais giraram em torno dos seguintes temas:

- A questão ecológica e o grande risco para o planeta do desenvolvimento predatório e não sustentável;

- O valor que da Amazônia para todo o planeta;

- A violência nos confrontos por terra e dos povos originários;

- A necessidade de mudar paradigmas em relação ao cuidado do meio ambiente;

- A necessidade de se respeitar os direitos humanos e a relação entre o ser humano e a criação;

- O diálogo com as culturas;

- A evangelização, inculturação, interculturalidade;

- O modo de ser Igreja na Amazônia;

- A missionariedade;

- A escassez de sacerdotes na região;

- A possibilidade de novos ministérios ordenados;

- O papel e a responsabilidade dos leigos por meio dos ministérios não ordenados;

- O papel das mulheres, bem como sua defesa de qualquer forma de violência;

- A importância dos sacramentos para a comunidade;

- A formação dos leigos;

- A formação de sacerdotes e diáconos;

- O papel das congregações religiosas;

- A atenção para que não haja uma visão muito clerical da Igreja e da comunidade.

CONEXÃO

Padre Giacomo Costa, secretário da Comissão para a Comunicação, chamou a atenção para a conexão existente entre os temas. “É um verdadeiro exercício de articulação entre o local e o universal, de como manter o foco sobre a região amazônica e entrar em profundidade nessa experiência e, ao mesmo tempo, perceber o quanto isso influencia sobre toda a Igreja para que ela possa contribuir em uma região tão particular”, disse. 

PRÓXIMOS PASSOS

No sábado, 12, retomam-se as congregações gerais, que seguem até terça-feira, 15. Depois, haverá nova oportunidade de intervenções públicas, agora, a partir das reflexões feitas em grupos. Nos dias 16 e 17, os círculos menores se reunirão novamente para a conclusão dos relatórios de cada grupo.

A última semana do Sínodo será dedicada a apresentação do projeto de documento final do sínodo e a discussão em torno do texto para, enfim, ser votado pelos padres sinodais.

Recordando que o Sínodo é um organismo consultivo do Pontifice, esse documento não tem caráter deliberativo, mas indicações resultantes do discernimento e trabalhos realizados durante a assembleia.

O Documento Final será entregue ao Papa Francisco, para que ele possa discernir e tomar suas decisões e orientações, podendo escrever uma exortação pós-sinodal.

(Foto: Daniel Ibanez / ACI Stampa)

LEIA TAMBÉM:

Papa: coragem e prudência devem orientar os trabalhos do Sínodo

'O Espírito Santo é o protagonista do Sínodo', afirma Papa

Dom Odilo: o foco do Sínodo é a missão da Igreja na Amazônia

Comente

Dom Odilo: o foco do Sínodo é a missão da Igreja na Amazônia

Por
11 de outubro de 2019

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou que o Sínodo dos Bispos para a Amazônia tem como foco a missão evangelizadora da Igreja na região amazônica.

No programa “Encontro com o Pastor” desta quarta-feira, 9, na rádio 9 de Julho, Dom Odilo enfatizou que os bispos não estão reunidos com o Papa no Vaticano pra tomar decisões políticas ou que cabem aos governos, “mas para fazer uma reflexão sobre aquilo que é a missão da Igreja em relação às questões da Amazônia”.

Em viagem a Roma para a participação do Consistório para criação de 13 novos cardeais, celebrado no sábado, 5, e para a Canonização da Beata Dulce dos Pobres, que acontecerá no próximo domingo, 13, o Cardeal Scherer, também participou da missa de abertura do Sínodo, presidida pelo Papa Francisco no domingo, 6, na Basílica de São Pedro.

POVOS E MEIO AMBIENTE

Dom Odilo explicou aos ouvintes que neste momento acontecem no Sínodo os debates sobres os vários temas que estão relacionados com as questões da Amazônia e a sua região nesse território que compreende, além do Brasil, mais oito países da América do Sul.

Dentre as questões que interessam a Igreja na região Amazônica está a situação dos povos que ali vivem – indígenas, ribeirinhos e caboclos –, seja no interior como nas cidades. “A Igreja tem uma missão em relação ao homem da Amazônia”, afirmou Dom Odilo.

Por outro lado, recordou o Arcebispo, o Sínodo também discute temas relacionados ao meio ambiente e o cuidado necessário para preservar o que o Papa Francisco chama de “casa comum”, tema de sua Encíclica Laudato si’. Tal cuidado da natureza, acrescentou o Cardeal, é importante para os que hoje vivem da natureza, como para que as futuras gerações.

MISSÃO

Dom Odilo salientou, ainda, que o foco do Sínodo é a missão da Igreja, sua presença na Amazônia, carências, e os desafios par aa evangelização nessa região. Ele chamou a atenção, por exemplo, para o avanço dos movimentos neopentecostais nas comunidades amazônicas, apontando que umas das causas seja o fato de a Igreja Católica não estar suficientemente presente.

“Precisamos encontrar modos e meios de nos fazer presentes de maneira mais eficaz na grande Amazônia. Esta é a questão que o Papa Francisco está colocando: a Igreja na Amazônia precisa encontrar novos caminhos para a evangelização”, reforçou o Cardeal.

Novos caminhos, enfatizou Dom Odilo, serão os que partem sempre da fé profunda renovada em Jesus Cristo, no Evangelho, a dedicação missionária, “a caridade ardente” e a vida cristã cultivada pessoalmente, nas famílias e nas comunidades. “É assim que a Igreja consegue cumprir a sua missão e tornar-se presente”, disse.

RENOVAÇÃO INTERIOR

O Cardeal acrescentou que a renovação missionária que se busca na Amazônia não é tanto em relação às estruturas, mas uma renovação do espírito, da maneira de estar presente nessa região.

“Como o Papa Francisco tem dito, é preciso que haja evangelizadores novos, com espírito novo. Só assim a Igreja vai se renovar. Simplesmente trocar estruturas não dá muita certeza de que vão acontecer as mudanças”, afirmou Dom Odilo, recordando que Jesus, no Evangelho, diz que o vinho novo deve ser colocado em odres novos. “Portanto, os vinhos novos que nós devemos ser, deverão produzir novidade, novas formas de estarmos presentes como cristãos”.

OUÇA O PROGRAMA "ENCONTRO COM O PASTOR"

 

LEIA TAMBÉM: 

Sínodo para a Amazônia: reavivar a chama do dom recebido

Cardeal Scherer ressalta que preocupação da Igreja com a Amazônia não é recente

Comente

Direitos humanos, migração e formação são destaques do 2º dia do Sínodo

Por
08 de outubro de 2019

Os trabalhos da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia tiveram continuidade nesta terça-feira, 8, no Vaticano. Durante a manhã, houve a 3ª Congregação Geral, com a presença do Papa Francisco, na qual foram apresentadas as intervenções dos participantes sobre os temas abordados no Instrumento de Trabalho.

Esse é o momento em que o Papa escuta tudo aquilo que foi resultado das consultas e encontros pré-sinodais realizados nas comunidades dos nove países que abrangem a região pan-amazônica. Os participantes inscritos têm a oportunidade de se manifestar sobre a realidade local. Cada interessado em fazer uso da palavra tem quatro minutos para apresentar o seu ponto de vista. A cada quatro intervenções há uma pausa para meditação.

As congregações gerais são fechadas e, periodicamente, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulga sínteses oficiais dos assuntos discutidos.

A violação de direitos humanos e a criminalização dos líderes das comunidades e dos movimentos sociais estiveram entre os principais assuntos tratados. Também foi tratado o fenômeno migratório na região amazônica, apontou-se a urgência de formação de sacerdotes, consagrados e leigos, além de refletirem sobre caminhos possíveis para os diferentes ministérios em vista de uma vida eclesial que tenha a Eucaristia como centro.  

ORAÇÃO

A oração inicial foi conduzida pelo Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira, que, recordando as palavras do Salmo do dia (118), que ressalta que a plenitude da lei é o amor. “Somos convidados a proclamar que a Palavra do Senhor é mais doce do que o mel silvestre abundante em nossas terras, e afirmamos a certeza de que da lei de Deus recebemos a inteligência necessária para os trabalhos a serem empreendidos, comprometendo-nos a rejeitar todos os caminhos da mentira”, afirmou.

DIREITOS HUMANOS

Segundo o que foi apresentado, entre 2003 e 2017, morreram 1.119 indígenas por defenderem seus próprios territórios. Muitas vezes, os líderes sociais são vítimas da impunidade e da insuficiência dos poderes estatais que não garantem sua segurança.

Nesse sentido, reafirmou-se que a Igreja deve atuar na defesa daqueles que lutam pela preservação das suas próprias terras por meio da criação de, aonde ainda não existem, redes específicas de proteção ou, em âmbito diocesano, ações permanentes de solidariedade de promoção da justiça social.

De acordo com a síntese publicada pela Sala de imprensa da Santa Sé, foi afirmado várias vezes nas intervenções que a tarefa da Igreja deve ser a de “levantar a voz contra os projetos que destroem o ambiente”.

Ao mesmo tempo, os Padre Sinodais evidenciaram a importância de promover uma política mais participativa e uma economia afastada da “cultura do descarte”, apostando, antes de tudo, em experiências de economia alternativa, como as das pequenas cooperativas que comercializam produtos da floresta, sem passar pela grande produção.

MODELOS DE EXTRATIVISMO 

Também fio abordada a questão da contaminação do rios, nos quais são despejados os resíduos das atividades minerárias, e do desmatamento, ameaça cada vez mais concreta na Amazônia, devido à venda de madeira ou pela cultivação de coca, “mas favorecida por uma legislatura ambiental frágil que não tutela as riquezas e as belezas naturais do território”.

Sobre este aspecto, houve padres sinodais que afirmaram que a Igreja é chamada a denunciar as distorções de modelos de extrativismo predatório, ilegais e violentos, porque o grito de dor da terra depredada é o mesmo dos povos que a habitam. A defesa das populações nativas foi recordada também através do martírio de muitos missionários que deram sua vida pela causa indígena e pela tutela dos que são explorados e perseguidos por ameaças ocultas sob a farsa de “projetos de desenvolvimento”.

MIGRAÇÕES

As intervenções também deram destaque para o tema das migrações, tanto das populações indígenas para as grandes cidades, quanto das populações que atravessam a Amazônia para chegar em outros países.

Foi apontada a necessidade de uma “nova frente missionária no sentido intereclesial”, para uma maior colaboração entre as Igrejas e outros organismos comprometidos, levando em conta os recentes fluxos migratórios da região.

Recordou-se, ainda, que o fenômeno migratório também atinge a juventude da Amazônia, obrigada a deixar suas cidades de origem por causa de desemprego, violências, tráfico de seres humanos, narcotráfico, prostituição e exploração. Nesse sentido, indicou-se que a Igreja reconheça, valorize, sustente e reforce a participação da juventude da Amazônia nos espaços eclesiais, sociais e políticos, enfatizando que os jovens “profetas de esperança”.

FORMAÇÃO

A formação dos responsáveis pela evangelização nas comunidades também foi destacada na Congregação Geral. Salientou-se que diante dos numerosos desafios da atualidade – entre os quais secularismo, indiferença religiosa, proliferação incontrolável de igrejas pentecostais – a Igreja deve aprender a consultar e escutar a voz do laicato.

Indicou-se: uma formação básica nas paróquias, com leitura e meditação da Palavra de Deus; uma formação intensiva em tempo integral, destinada a animadores e animadoras das comunidades, e uma formação teológica sistemática para os candidatos aos ministérios ordenados e para os homens e as mulheres que desejam se comprometer nos ministérios leigos.

Ainda sobre os futuros padres, foi destacado que a formação dos seminaristas seja reconsiderada e se torne mais próxima da vida das comunidades.

 ‘VIRI PROBATI’

A discussão sobre a proposta de ordenação de homens casados das comunidades amazônicas, chamados de “viri probati”, novamente foi trazida por alguns padres sinodais nesta manhã. Nas intervenções, foi lembrado o que o Instrumento de Trabalho destaca sobre a falta de sacerdotes e a dificuldade de levar a Eucaristia aos fiéis: a necessidade de passar de uma “pastoral de visita” a uma “pastoral de presença”, fazendo referência à possibilidade de as comunidades não dependerem apenas dos missionários para terem acesso aos sacramentos da vida cotidiana dos cristãos.

Contudo, houve padres sinodais que alertaram para o fato de que tal proposta baseada apenas no argumento da falta da Eucaristia nas comunidades poderia levar o sacerdote a ser um simples “funcionário da missa” e não, como deveria ser, um pastor da comunidade, um mestre de vida cristã, uma presença concreta da proximidade de Cristo.  

Diante da urgência de pastores para a evangelização da Amazônia, destacou-se a necessidade de maior valorização da vida consagrada, e também uma forte promoção das vocações sacerdotais autóctones ou de ordenar diáconos permanentes que, acompanhados por pastores, possam administrar os sacramentos próprios desse grau da Ordem (Batismo e Matrimônio), celebrar a Palavra de Deus e levar a comunhão eucarística aos fiéis.

(Com informações de Vatican News)

LEIA TAMBÉM:

Papa: coragem e prudência devem orientar os trabalhos do Sínodo

'O Espírito Santo é o protagonista do Sínodo', afirma Papa

Papa Francisco abre Sínodo para a Amazônia

Cardeal Scherer: Sínodo da Amazônia

Comente

Páginas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.