SÃO PAULO

Missa

‘Que Deus nos dê sempre deste pão da vida’

Por Fernando Geronazzo
29 de abril de 2020

Pediu o Cardeal Scherer, na missa desta quarta-feira, na capela de sua residência

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na capela de sua residência nesta quarta-feira, 19, memória litúrgica de Santa Catarina de Sena.

Como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese o Facebook.

PÃO DESCIDO DO CÉU

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre o trecho que Evangelho do dia (Jo 6,35-40), em que Jesus se apresenta como o pão da vida, aquele que veio do céu para alimentar a vida da humanidade.

Jesus afirmou, ainda que desceu do céu não para fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou. “E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”, disse o Senhor.

O Cardeal destacou que, assim como há pessoas que sentem a fome e a sede do alimento do corpo, há aqueles que vivem a vida sem sentido, “sem aquele pão que mata toda a fome, aquela água viva que mata toda sede”. “Que Deus nos dê sempre deste pão da vida, da sua Palavra, da Eucaristia”, acrescentou.

PERSEGUIÇÃO

Referindo-se à primeira leitura (At 8,1b-8), que narra a perseguição à comunidade cristã nascente, o Arcebispo destacou que os seguidores de Cristo se dispersaram e, ao mesmo tempo, tornaram-se missionários, pregando o Evangelho por onde passavam e formando novas comunidades cristãs. 

Entre os perseguidores daquela época estava Saulo, que, como ressalta o texto,  “devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão”.

Esse mesmo perseguidor, depois, tornou-se Paulo, o apóstolo dos gentios, após ser surpreendido pelo próprio Cristo no caminho para Damasco. “É possível imaginar a força do encontro que ele teve com Cristo, a ponto de se converter... Como os cainhos de Deus são imperscrutáveis, não são como os nossos caminhos. Só pela graça de Deus é possível essa conversão. Paulo foi alcançado por Deus”, afirmou o Cardeal, acrescentando que de devastador, Paulo se tornou edificador da Igreja.

“Peçamos a Deus a graça de uma Igreja missionária. E a graça da conversão de todos nós e de todos aqueles que perseguem a Igreja e possam também se colocar ao lado de Cristo, pão da vida”, concluiu Dom Odilo.

ROMARIA A APARECIDA

Antes da bênção final, Dom Odilo reforçou o convite a povo para que se una espiritualmente à realização da 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, no próximo domingo, 3 de maio.

Este ano, devido à pandemia de COVID-19, não haverá a participação de fiéis na missa que o Cardeal Scherer presidirá no Santuário Nacional, às 12h. Contudo, a celebração será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

As famílias também são convidadas a participarem da preparação da romaria, a partir desta quarta-feira até sábado, 2 de maio, por meio da oração do Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora. 

“Nós faremos nossa romaria de uma forma diferente, mas sem deixar de colocar nas mãos e no coração de Nossa Senhora Aparecida as nossas intenções e súplicas e também as intenções de toda a nossa Arquidiocese”, afirmou Dom Odilo.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.