‘Peçamos a Deus a firmeza e a constância na fé’

Por
12 de mai de 2020

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 12, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No Evangelho do dia (Jo 14,27-31a), Jesus concede a sua paz aos discípulos e diz: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. “Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu”.

Dom Odilo ressaltou que essas palavras de Jesus são confortadoras e encorajam os discípulos para que permaneçam firmes na caminhada. 

CONFIAR NAS PROMESSAS DE DEUS

Já a primeira leitura (At 14,19-28) relata o episódio em que Paulo foi apedrejado e arrastado para fora da cidade. O Apóstolo, contudo, encorajava os discípulos a permanecerem firmes na fé e lhes dizia: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”.

“A fé é um dom precioso que, muitas vezes, é posto à prova para que possamos aprofundá-la ainda mais”, destacou o Cardeal.

O Arcebispo chamou a atenção, ainda, para o pedido contido na oração do dia: “Dai ao vosso povo constância e firmeza na fé para que jamais duvide das vossas promessas”.

“Fracassamos na fé quando esquecemos as promessas de Deus. A perda da fé é uma desconfiança em relação a Deus. Por isso, afastamo-nos e tentamos nos afirmar sozinhos, contando com nossas próprias forças... A fé tem sempre como primeiro fruto a confiança em Deus e, em seguida, a esperança em suas promessas”, afirmou Dom Odilo.

TENTAÇÃO

O Cardeal enfatizou que a desconfiança em Deus é uma  das maiores tentações e está presente desde o início da história da humanidade, quando a serpente tentou Adão e Eva a não confiarem na promessa de Deus e comerem do fruto proibido. Também no êxodo do deserto, o povo começou a duvidar de Deus e a murmurar contra Moisés, questionando se o Senhor realmente estava com eles.

Por fim, invocando a intercessão dos santos mártires celebrados neste dia, São Nereu, Santo Aquiles e São Pancrácio, Dom Odilo pediu que Deus conceda a  firmeza e constância na fé.    

Comente

‘O amor de Deus é tão grande que Ele vem habitar em nós’

Por
11 de mai de 2020

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta segunda-feira, 11, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

O Evangelho do dia (Jo 14,21-26), narra a ocasião em Jesus diz aos discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” e acrescenta: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou”.

“O amor de Deus é tão grande que Ele vem habitar em nós. É o que São Paulo, depois, dirá 'Vós sois templo de Deus'. Não apenas o Espírito Santo, mas a Trindade Santa mora em nós. O Pai, o Filho e o Espírito Santo habitam em nós”, ressaltou Dom Odilo, na homilia.

O Cardeal acrescentou que “Deus quer que estejamos tão próximos, que sejamos morada dele e que habitemos o seu coração”.

AMAR O QUE DEUS PEDE

Citando a oração litúrgica do dia, o Arcebispo ressaltou o pedido a Deus, “que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo”, para que dê ao povo “amar o que ordenais e esperar o que prometeis”. “É justamente isso que devemos pedir, amar o que Deus nos pede. E o que Ele nos pede está nos mandamentos, no Evangelho, no próprio Jesus, que nos pede em nome de Deus, e está também na nossa consciência”, explicou Dom Odilo.

E a oração continua: “para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias”. “Portanto, temos, nesta oração, vários pedidos: amar o que Deus nos ordena, esperar o que Ele nos promete, para que não nos percamos entre as coisas boas, também, desta vida, que podem nos desviar. Não é que não possamos acolher as coisas boas desta vida, mas não podemos fixar nossos corações nelas, muito menos nas coisas ilícitas”, reforçou o Cardeal.

RECOMENDAÇÃO

Na conclusão da missa, Dom Odilo renovou seu pedido a Deus pela saúde de todos e pela cura daqueles que estão doentes. “Que todos cuidemos um dos outros, para que não sejamos contagiados por esse vírus. Por enquanto, a única defesa que nós temos é nos recolhermos em nossas casas, evitar contato com outras pessoas, não sair de casa o quanto for possível”, recomendou o Arcebispo.

Por fim, o Cardeal pediu orações pelo Papa Francisco, assim como o próprio Pontífice pediu, durante o telefonema feito a Dom Odilo no sábado, 9, para manifestar sua solidariedade pela situação da pandemia em São Paulo e transmitir sua bênção apostólica à toda a população.

Comente

‘É grande a responsabilidade daqueles que Jesus envia’

Por
07 de mai de 2020

Na missa desta quinta-feira, 7, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, enfatizou que os discípulos de Jesus Cristo devem tomar consciência da missão de serem sinais dignos daquele que o Pai enviou para salvar a humanidade.

Desde o início das medidas de isolamento social para conter a rápida disseminação do novo coronavírus, as missas diárias de Dom Odilo têm sido transmitidas pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Como tem feito em todas as manhãs, o Cardeal ofereceu a Eucaristia pela intenção de todo o povo da Igreja em São Paulo, especialmente os doentes, os falecidos e as pessoas que sofrem com a pandemia em todos os aspectos.

DISCURSO DE DESPEDIDA

No Evangelho de Dia (Jo 13,16-20) retorna ao contexto da última ceia em que Jesus começa a fazer seu “discurso de despedida”, no qual ele começa a falar da traição que haveria de sofrer, sem mencionar Judas Iscariotes.

“Jesus se refere à traição de Judas, mas também a tantas traições ao longo da história, de tantas infidelidade que vão acontecendo ao longo da história. A Igreja também experimentou tantas vezes esses momentos de abandono, infidelidade e traição, de pessoas que renegam a fé, quando não a atacam ou perseguem aqueles que creem em Jesus”, destacou o Cardeal.

Em seguida, chamou a atenção para recomendação de Jesus aos apóstolos: “Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Nesse sentido, o Arcebispo enfatizou que quem não recebe Jesus, portanto, está se pondo contra o desígnio do Pai de salvar toda a humanidade. “A partir daí, podemos pensar no quanto é grande a responsabilidade daqueles que Jesus envia. Eles, naturalmente, têm a garantia de que Jesus os acompanha, mas que também devem se portar de maneira digna para que aqueles que os receberem recebam, assim, a Jesus”.

“Receber Jesus na nossa pessoa de discípulos é uma grande honra, mas é também uma grande responsabilidade, de sermos sinais dignos, claros, transparentes dele, de maneira que as pessoas possam reconhecer Jesus no discípulo, e em Jesus reconheçam a vontade salvadora de Deus”, afirmou.

PREGAÇÃO DE PAULO

A primeira leitura (At 13,13-25) continua a narrar a primeira viagem missionária de São Paulo, que chegou até Antioquia da Pisídia, onde o Apóstolo entra em uma sinagoga com Barnabé, ouvem as leituras e, em seguida, começam a pregar, recordando a história do povo de Israel, acompanhado por Deus, que não os abandonou e, por isso, enviou o Salvador, Jesus, para que todos, por meio dele, tenham salvação.

“Paulo, portanto, pregou, testemunhou Jesus com coragem, para que todos pudessem receber, por meio dele, a Palavra da salvação e pudesse também reconhecer na pessoa dele o próprio Jesus”, ressaltou o Cardeal, recordando os inúmeros missionário que hoje anunciam a Jesus em circunstâncias que nem sempre são favoráveis, como na Amazônia e na regiões que mais sofrem hoje com a pandemia.

“Lembremos deles, peçamos a Deus que os proteja, conforte a bençoe”, concluiu Dom Odilo.

CUIDAR DA SAÚDE

No fim da missa, Dom Odilo encorajou os fiéis a enfrentarem esses tempos difíceis com fé, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias para evitar o avanço da pandemia.

“São limitações chatas, talvez, mas necessárias, para que possamos preservar a saúde, importantes para que possamos desenvolver a caridade a paciência, tantas virtudes. Que possamos redescobrir, valorizar a vida sob tantos aspectos que tantas vezes são esquecidos quando todo nosso tempo está ocupado fora de nós, fora de casa”, exortou.

 

Comente

‘Rezar pelas vocações é também rezar pelas comunidades cristãs’

Por
06 de mai de 2020

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quarta-feira, 6, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo destacou a primeira leitura (At 12,24-13,5a), que narra o episódio em que, a comunidade dos cristãos reunida em oração em Antioquia ouviu do Espírito Santo: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”.

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

O Cardeal ressaltou que essa cena mostra que onde existem comunidades vivas, fervorosas, nascem vocações.  

“As vocações sacerdotais de religiosas não caem do céu ou vêm do vazio. Nascem em famílias fervorosas e em comunidades que valorizam e vivem bem a fé, que são organizadas. Portanto, rezar pelas vocações é também rezar pelas comunidades cristãs”, enfatizou.

O Arcebispo pediu, ainda, que Deus possa chamar de todas as paróquias pessoas para a vida consagrada, sacerdotal e missionária, para o serviço do Evangelho e para a missão da Igreja.  

Por fim, Dom Odilo abençoou o trabalho realizado pela Pastoral Vocacional nas paróquias e pediu a intercessão de Nossa Senhora, mãe das vocações, para que Deus continue a chamar pessoas para seguirem a Jesus Cristo.

ATENÇÃO PELOS MAIS POBRES

Na conclusão da missa, o Cardeal reforçou seu apelo para as pessoas estejam atentas as necessidades dos mais pobres nesse período de pandemia, ressaltando que muitas pessoas estão impossibilitadas de trabalhar e sem uma fonte de renda para sustentar suas famílias.

“Olhemos para os que mais precisam da nossa ajuda. Na medida do possível, apoiemos as organizações de caridade que temos em abundância em nossa sociedade para ajudar os pobres”, exortou.  

Dom Odilo também alertou que está prevista para os próximos dias uma queda da temperatura na cidade e, por isso, pediu que haja preocupação também com as pessoas que mais sofrem com o frio, sobretudo, as que estão em situação de rua. “Pensemos naqueles que precisam de agasalho, de cobertores... Não deixemos de partilhar”, concluiu.

Comente

‘Fiquemos firmes na fé da Igreja em Jesus, salvador do mundo’

Por
02 de mai de 2020

A fé dos apóstolos em Jesus Cristo como verdadeiro Deus é o destaque da liturgia da missa deste sábado, 2, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a conclusão do capítulo sexto do Evangelho de São João, proclamado na missa, que mostra que aqueles que ouviram o discurso de Jesus sobre o pão da vida começaram a murmurar porque não entenderam suas palavras. Diante disso, o próprio Jesus afirmou: “As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”.

“Muitos iam atrás de Jesus porque ele tinha multiplicado os pães... outros estavam lá para, talvez, tirarem algum proveito, mas não tinham fé”, destacou o Cardeal, acrescentando, que ainda hoje há pessoas que procuram Jesus por outros interesses.

Vendo que muitos foram embora, Jesus perguntou aos 12 apóstolos: “Vós também vos quereis ir embora?”. E Pedro respondeu: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

SANTO DO DIA 

Ao comentar essa afirmação de Pedro, o Arcebispo ressaltou que essa fé na divindade de Jesus também foi defendida por Santo Atanásio, o bispo e doutor da Igreja do século IV, cuja memória é celebrada neste dia.

“Santo Atanásio e tantos outros, ao longo da história, foram os doutores da Igreja e ajudaram a manter firme a fé e a referencia ao Evangelho, de onde nós bebemos a fé verdadeira e não em especulações de qualquer tipo, que podem até ser interessantes, mas se não estão em sintonia com aquilo que Jesus manifestou, testemunhou de si mesmo e que os apóstolos pregaram sobre Ele, nós corremos o risco de estarmos errados na nossa fé”.

Por fim, Dom Odilo pediu a intercessão do santo do dia para que os cristãos tenham firmeza na fé. “Fiquemos firmes na fé da Igreja e peçamos que Santo Atanásio nos ajude e interceda por todos nós para que tenhamos fé verdadeira em Jesus Cristo, filho de Deus, salvador do mundo”, concluiu.

ROMARIA A APARECIDA

Antes da bênção final, Dom Odilo reforçou o convite a povo para que se una espiritualmente à realização da 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, no próximo domingo, 3 de maio.

Este ano, devido à pandemia de COVID-19, não haverá a participação de fiéis na missa que o Cardeal Scherer presidirá no Santuário Nacional, às 12h. Contudo, a celebração será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

“Nós faremos nossa romaria de uma forma diferente, mas sem deixar de colocar nas mãos e no coração de Nossa Senhora Aparecida as nossas intenções e súplicas e também as intenções de toda a nossa Arquidiocese”, afirmou o Arcebispo.

Comente

Com a récita do Terço, fiéis se preparam para acompanhar a romaria arquidiocesana

Por
01 de mai de 2020

No próximo domingo, 3, acontece a 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida (SP). Pela primeira vez em mais de um século, devido a pandemia do novo coronavírus, não haverá a presença física de fiéis no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, devido às medidas preventivas de isolamento social.

Este ano, os católicos na Arquidiocese de São Paulo estarão unidos em comunhão e oração a esse momento de fé e devoção pela padroeira do Brasil, com a ajuda das mídias digitais e da televisão. Na Casa da Mãe Aparecida, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa às 12h, concelebrada pelos bispos auxiliares e alguns sacerdotes, transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho (AM
1600 kHz) e pelas redes sociais da Arquidiocese.

Em carta dirigida a toda a Arquidiocese o Cardeal Scherer, recomendou que todos façam um momento de preparação para a romaria, cada um em sua casa, com a própria família ou nas organizações comunitárias, nos dias 29 e 30 de abril e em 1º e 2 de maio, mediante a oração do Santo Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora, e que as paróquias transmitam esse momento e convidem o povo a se unir à peregrinação, mesmo ficando em casa.

Estar em comunhão

Diversas Paróquias, comunidades e famílias da Arquidiocese de São Paulo aderiram à recomendação do Cardeal e estão realizando durante os quadro dias que antecedem a romaria a récita do Terço, transmitido pelas redes sociais, como é o caso da Paróquia São José do Maranhão, do Setor Pastoral Tatuapé, Região Episcopal Belém.

“Quando divulgamos a iniciativa, as pessoas gostaram muito e prepararam um altar em suas casas e postaram nas redes sociais, dizendo que estavam unidos em oração. Durante as transmissões, as famílias também participam, os agentes de pastoral, leigos e ate pessoas de outras paróquias”, disse à reportagem Lucas Bonfim da Silva, do grupo de acólitos e coroinhas.

Dom Odilo também pediu, como sinal de participação e comunhão, que em todas as igrejas os sinos sejam tocados por três minutos no dia 3 de maio, após a bênção final da missa. As paróquias que desejarem também poderão fazer carreatas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sem a concentração de pessoas.

“O Padre acolheu a ideia muito bem, e sugeriu que os próprios leigos organizassem o Terço. Neste domingo, em comunhão com a Romaria da Arquidiocese, nós faremos a carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, concluiu Lucas.

Em outras paróquias

O Santuário Santa Edwiges, localizado no Sacomã, na Região Episcopal Ipiranga, também está se preparando para a Romaria Arquidiocesana, com a reza do Terço transmitido pelas redes sociais e com intensa participação dos fiéis, que também participam por telefone.

Na mesma Região, a Paróquia Santa Terezinha, no Bosque da Saúde, tem feito a transmissão do Terço e da Ladainha de Nossa Senhora, às 18h30, pelo Facebook. No sábado será às 16h.

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Setor Pastoral Conquista, na Região Episcopal Belém, está organizando uma carreata para o próximo domingo, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro. Os fiéis foram orientados a utilizar máscaras em todo o trajeto, só compartilhar o carro com quem mora na mesma casa, e evitar aglomerações antes e depois do trajeto, para segurança de todos.

Comente

‘Que São José interceda pelos trabalhadores e desperte em todos um grande senso de solidariedade’

Por
01 de mai de 2020

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da memória de São José Operário nesta sexta-feira, 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores.

A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, na região central da capital, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, como tem acontecido desde o início das medidas de distanciamento social para conter o avanço da disseminação do novo coronavírus.

“Nós queremos recordar os que trabalham e, de modo particular, neste ano, unindo-nos a todos os trabalhadores que passam por dificuldades em vista da pandemia que estamos atravessando”, afirmou Dom Odilo, no início da missa.

“Que haja entre nós um grande movimento de solidariedade para com os trabalhadores, especialmente aqueles que estão sem trabalho ou em situação precária, acrescentou o Arcebispo, pedindo, ainda que o exemplo de São José ensine todos a valorizar seus trabalhos. “Na Sagrada Família, São José, Nossa Senhora e o jovem Jesus trabalhavam para viver dignamente e, por meio do trabalho, participarem da obra de Deus”, disse.

HOMEM JUSTO

O Cardeal recordou, ainda, que o Evangelho de São Mateus descreve São José como um homem bom, justo, honesto e trabalhador. “Nisso, ele já é para todos um exemplo...  Que São José nos ajude para que sejamos como ele e conservemos essas qualidades”, destacou.

Referindo-se aos trabalhadores atuais, que vivem em condições diferentes à de São José, Dom Odilo enfatizou a realidade do desemprego e da dificuldade para  encontrar trabalho, situação que piorou com crise sanitária. “Nesse tempo, além das qualidades de São José, nós precisamos ter muita prudência e grande solidariedade na ajuda uns dos outros”, reforçou.

O Arcebispo manifestou sua felicidade em ver que a generosidade do povo está sendo grande. “Há muitas iniciativas espontâneas e, também, organizadas pelas obras de solidariedade que conhecemos, para que possa ajudar a quem está em situação pior neste momento, como os doentes, em primeiro lugar, e as famílias que não têm trabalho e não tem renda e, por isso mesmo, não têm como continuar a pagar o pão de cada dia”.

SOLIDARIEDADE

“Que Deus ajude a todos nós, à imitação de São José de da Sagrada Família, a viver este tempo com serenidade e solidariedade.

Mas também nós devemos lembrar que o mundo do trabalho e da economia deve ser feito de justiça e de cuidado social para dar a todos as possibilidades de vida digna, honesta. “Que esse tempo de pandemia também possa fazer refletir sobre a situação de tantas pessoas que vivem de migalhas da mesa, da abundância, de alguns e vivem na precariedade extrema”.

“Que São José interceda por todos nós, por todos os trabalhadores do Brasil, do mundo e desperte em todos um grande senso de solidariedade. Que Deus faça frutificar o trabalho de nossas mãos”, concluiu Dom Odilo.

 

Comente

‘Que Ele nos dê sempre deste pão e aumente a nossa fé’

Por
30 de abril de 2020

Mesmo a distância, a comunidade se reúne em torno do Cristo e, já no começo do dia, eleva a Deus a súplica e sua ação de graças, disse o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, ao iniciar a missa desta quinta-feira, 20, na capela de sua residência episcopal.

A celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e no Facebook da Arquidiocese de São Paulo, como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para evitar o avanço do novo coronavírus.

O Pão Vivo descido do céu

Na homilia, refletindo sobre o Evangelho do dia (Jo 6,44-51), o Cardeal recordou que Jesus fala claramente que é o verdadeiro pão da vida, o pão vivo descido do céu, e quem nele crê tem a vida eterna. Comer deste pão é crer, é aceitar Jesus Cristo como filho de Deus enviado ao mundo para a salvação da humanidade.

“A Eucaristia representa simbolicamente este pão. Jesus, na Eucaristia, está presente, é o pão que nós, pela fé, no sacramento, acolhemos. Atrás das espécies do pão e do vinho, que nós consagramos, está Jesus. Pão e vinho são as aparências sacramentais que nos devem levar a crer em Jesus”, afirmou.

Único e eterno sacrifício

Dom Odilo também recordou que a entrega de Jesus pela humanidade vale por todo tempo, “Ele é o único e eterno sacrifício que em cada missa recordamos e tornamos presente. Por isso que em toda missa, devemos participar com toda fé. Participar da missa é ter fé Nele, unir-se a Ele pela fé”, apontou, pedindo que Cristo “nos dê sempre deste pão e aumente a nossa fé”.

Pelos enfermos e pelas vocações

No momento das preces comunitárias, o Arcebispo rezou pelos doentes, pelos que cuidam dos enfermos e para que Deus acolha em seu Reino aqueles que já faleceram.

Também rezou por todos que não podem ir à missa por conta do isolamento social, para que cresçam na fé; e pediu pelas vocações sacerdotais e religiosas, ao recordar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações no próximo domingo, dia 3.

Romaria Arquidiocesana

Antes da bênção final, Dom Odilo reforçou o convite aos fiéis para que acompanhem pela tevê, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias sociais a 119a Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, no próximo domingo, com missa que será presidida por ele às 12h, no Santuário Nacional de Aparecida: “Todos podem se unir a essa celebração, que faremos por toda a Arquidiocese para elevar a Deus a nossa súplica pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida em favor de todo o povo, da Igreja, dos doentes, e para que Ela interceda por todos, a fim de sermos livres das angústias presentes nessa pandemia do novo coronavírus”.

O Arcebispo também exortou que os fiéis, em família, continuem a fazer a oração do Santo Rosário em preparação para a romaria.

Dia de São José Operário

Por fim, Dom Odilo recordou que amanhã, 1o de maio, é o Dia de São José Operário, quando também se comemora do Dia Internacional do Trabalhador. O Arcebispo se solidarizou com todos os trabalhadores, e convidou para que acompanhem as missas que presidirá às 7h e às 15h, esta última com transmissão pela Rede Vida de Televisão.

Comente

‘Que Deus nos dê sempre deste pão da vida’

Por
29 de abril de 2020

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na capela de sua residência nesta quarta-feira, 19, memória litúrgica de Santa Catarina de Sena.

Como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese o Facebook.

PÃO DESCIDO DO CÉU

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre o trecho que Evangelho do dia (Jo 6,35-40), em que Jesus se apresenta como o pão da vida, aquele que veio do céu para alimentar a vida da humanidade.

Jesus afirmou, ainda que desceu do céu não para fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou. “E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”, disse o Senhor.

O Cardeal destacou que, assim como há pessoas que sentem a fome e a sede do alimento do corpo, há aqueles que vivem a vida sem sentido, “sem aquele pão que mata toda a fome, aquela água viva que mata toda sede”. “Que Deus nos dê sempre deste pão da vida, da sua Palavra, da Eucaristia”, acrescentou.

PERSEGUIÇÃO

Referindo-se à primeira leitura (At 8,1b-8), que narra a perseguição à comunidade cristã nascente, o Arcebispo destacou que os seguidores de Cristo se dispersaram e, ao mesmo tempo, tornaram-se missionários, pregando o Evangelho por onde passavam e formando novas comunidades cristãs. 

Entre os perseguidores daquela época estava Saulo, que, como ressalta o texto,  “devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão”.

Esse mesmo perseguidor, depois, tornou-se Paulo, o apóstolo dos gentios, após ser surpreendido pelo próprio Cristo no caminho para Damasco. “É possível imaginar a força do encontro que ele teve com Cristo, a ponto de se converter... Como os cainhos de Deus são imperscrutáveis, não são como os nossos caminhos. Só pela graça de Deus é possível essa conversão. Paulo foi alcançado por Deus”, afirmou o Cardeal, acrescentando que de devastador, Paulo se tornou edificador da Igreja.

“Peçamos a Deus a graça de uma Igreja missionária. E a graça da conversão de todos nós e de todos aqueles que perseguem a Igreja e possam também se colocar ao lado de Cristo, pão da vida”, concluiu Dom Odilo.

ROMARIA A APARECIDA

Antes da bênção final, Dom Odilo reforçou o convite a povo para que se una espiritualmente à realização da 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, no próximo domingo, 3 de maio.

Este ano, devido à pandemia de COVID-19, não haverá a participação de fiéis na missa que o Cardeal Scherer presidirá no Santuário Nacional, às 12h. Contudo, a celebração será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

As famílias também são convidadas a participarem da preparação da romaria, a partir desta quarta-feira até sábado, 2 de maio, por meio da oração do Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora. 

“Nós faremos nossa romaria de uma forma diferente, mas sem deixar de colocar nas mãos e no coração de Nossa Senhora Aparecida as nossas intenções e súplicas e também as intenções de toda a nossa Arquidiocese”, afirmou Dom Odilo.

Comente

‘A fé é provada no sofrimento e na perseguição’

Por
28 de abril de 2020

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 28, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

MARTÍRIO DE ESTÊVÃO

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a Primeira Leitura (At 7,51-8,1a), que relata o apedrejamento de Estêvão, o primeiro mártir cristão. O Arcebispo ressaltou que o diácono foi morto por testemunhar sua fé na Ressureição de Jesus e, mesmo enquanto é apedrejado, novamente dá um testemunho de esperança ao olhar para o céu e dizer: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.

“Essa esperança não é só de Estevão, mas de todos os cristãos, de estarem um dia com Jesus Ressuscitado, sentado à direita de Deus”, afirmou o Cardeal, recordando, ainda, que antes de morrer, Estêvão, seguindo o exemplo de Cristo, clamou a Deus que acolhesse seu espírito e gritou: “Senhor, não os condenes por este pecado”.

“Estevão imita Jesus na sua morte, entrega a sua vida a Deus e morre mártir por Jesus Cristo. Assim como ele, tantos ao longo da historia e ainda hoje dão a vida por Cristo por meio do martírio”, sublinhou o Arcebispo, acrescentando que “a fé é provada no sofrimento, na perseguição e na contradição”.  

Outro detalhe destacado pela leitura é a presença do jovem Saulo, que não só testemunhou o assassinato de Estevão como o texto enfatiza que ele aprovou seu apedrejamento. E é mesmo livro dos Atos dos Apóstolos que vai narrar, em seguida, o encontro de Saulo com Jesus e sua conversão, tornando-se Paulo, o apóstolo dos gentios.

PÃO DA VIDA

Já o Evangelho do dia (Jo 6,30-35) continua o discurso de Jesus sobre o Pão da Vida. Quando questionado pela multidão sobre que sinal ele realizaria para que pudessem crer nele, a exemplo do maná no deserto, o Senhor respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Em seguida, a multidão pede desse pão do qual fala Jesus. Então, ele afirma: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Recordando que neste período de pandemia, os cristãos estão impossibilitados de receber a comunhão eucarística devido às medidas de isolamento social, Dom Odilo destacou o sentido da expressão “quem vem a mim” e reiterou: “É possível ir a Ele pela fé, acolhê-lo e aceitá-lo pela fé”, lembrando, ainda, que por meio da Palavra de Deus também alimenta-se do Senhor.

ROMARIA ARQUIDIOCESANA

No fim da missa, o Cardeal reforçou o convite ao para o povo que acompanhe, de suas casas,  a 119º Romaria da Arquidiocese de São Paulo, no próximo domingo, 3 de maio. A missa presidida por ele e concelebrada pelos bispos auxiliares no Santuário Nacional, às 12h, não terá a presença de fiéis, mas será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Como preparação para a romaria, o Cardeal pediu para que as famílias se reúnam em suas casas para rezar o Rosário e a Ladainha de Nossa Senhora a partir da quarta-feira, 29.   

 

Comente

Páginas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.