SÃO PAULO

Missa

‘Peçamos a Deus a firmeza e a constância na fé’

Por Fernando Geronazzo
12 de mai de 2020

Exortou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, na missa desta terça-feira, em sua residência

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 12, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No Evangelho do dia (Jo 14,27-31a), Jesus concede a sua paz aos discípulos e diz: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. “Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu”.

Dom Odilo ressaltou que essas palavras de Jesus são confortadoras e encorajam os discípulos para que permaneçam firmes na caminhada. 

CONFIAR NAS PROMESSAS DE DEUS

Já a primeira leitura (At 14,19-28) relata o episódio em que Paulo foi apedrejado e arrastado para fora da cidade. O Apóstolo, contudo, encorajava os discípulos a permanecerem firmes na fé e lhes dizia: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”.

“A fé é um dom precioso que, muitas vezes, é posto à prova para que possamos aprofundá-la ainda mais”, destacou o Cardeal.

O Arcebispo chamou a atenção, ainda, para o pedido contido na oração do dia: “Dai ao vosso povo constância e firmeza na fé para que jamais duvide das vossas promessas”.

“Fracassamos na fé quando esquecemos as promessas de Deus. A perda da fé é uma desconfiança em relação a Deus. Por isso, afastamo-nos e tentamos nos afirmar sozinhos, contando com nossas próprias forças... A fé tem sempre como primeiro fruto a confiança em Deus e, em seguida, a esperança em suas promessas”, afirmou Dom Odilo.

TENTAÇÃO

O Cardeal enfatizou que a desconfiança em Deus é uma  das maiores tentações e está presente desde o início da história da humanidade, quando a serpente tentou Adão e Eva a não confiarem na promessa de Deus e comerem do fruto proibido. Também no êxodo do deserto, o povo começou a duvidar de Deus e a murmurar contra Moisés, questionando se o Senhor realmente estava com eles.

Por fim, invocando a intercessão dos santos mártires celebrados neste dia, São Nereu, Santo Aquiles e São Pancrácio, Dom Odilo pediu que Deus conceda a  firmeza e constância na fé.    

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.