INTERNACIONAL

Itália

Funerais voltam a ser celebrados com devidos cuidados contra a COVID-19

Por Gustavo Catania Ramos (Especial para O SÃO PAULO)
08 de mai de 2020

Cerimônias fúnebres também podem ocorrer dentro da igrejas no país europeu

Crédito: Conferência Episcopal Italiana

As cerimônias fúnebres na Itália poderão voltar a ser realizadas com a participação máxima de 15 pessoas, desde que sejam familiares próximos do falecido, e com medidas de proteção para evitar novos contágios pelo coronavírus.

A medida entrou em vigor, no dia 4, após nota da Conferência Episcopal Italiana (CEI), em conformidade com as últimas ordem do governo italiano que especificam como devem ser realizados os funerais no processo de desconfinamento do país. O governo permitiu os funerais no mesmo dia que começou a Fase 2 de reabertura do país.

Concretamente, o trabalho do setor manufatureiro, do setor de construção e de outros setores, como o da indústria automobilística será retomado.

Na nota, a CEI permite que as cerimônias fúnebres ocorram dentro da igrejas, entretanto recomenda que ocorram em lugar aberto e arejado. Foi permitida, também, a celebração da missa nos funerais.

Para participar dos funerais, os familiares deverão se submeter à medição de temperatura corporal. Será impedida a participação de qualquer pessoa com temperatura corporal acima de 37,5 ºC. O sacerdote deverá usar máscara durante a cerimônia e deverá ser mantida uma distância segura entre os fiéis. 

Também recomenda-se que, na distribuição da comunhão eucarística, o sacerdote vá até o fiéis para evitar filas e aglomerações. Antes de distribui-la, o sacerdote deve lavar as mãos, e a comunhão poderá ser recebida apenas na mão.

Por último, a igreja deverá ser desinfetada regularmente e, ao fim da celebração, deverá ser ventilada corretamente.

 

(Com informações de ACI Prensa).

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.