SÃO PAULO

Missa

‘É grande a responsabilidade daqueles que Jesus envia’

Por Fernando Geronazzo
07 de mai de 2020

Ressaltou o Cardeal Odilo Scherer, ao comentar o Evangelho da missa desta quinta-feira, 7, em sua residência

Na missa desta quinta-feira, 7, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, enfatizou que os discípulos de Jesus Cristo devem tomar consciência da missão de serem sinais dignos daquele que o Pai enviou para salvar a humanidade.

Desde o início das medidas de isolamento social para conter a rápida disseminação do novo coronavírus, as missas diárias de Dom Odilo têm sido transmitidas pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Como tem feito em todas as manhãs, o Cardeal ofereceu a Eucaristia pela intenção de todo o povo da Igreja em São Paulo, especialmente os doentes, os falecidos e as pessoas que sofrem com a pandemia em todos os aspectos.

DISCURSO DE DESPEDIDA

No Evangelho de Dia (Jo 13,16-20) retorna ao contexto da última ceia em que Jesus começa a fazer seu “discurso de despedida”, no qual ele começa a falar da traição que haveria de sofrer, sem mencionar Judas Iscariotes.

“Jesus se refere à traição de Judas, mas também a tantas traições ao longo da história, de tantas infidelidade que vão acontecendo ao longo da história. A Igreja também experimentou tantas vezes esses momentos de abandono, infidelidade e traição, de pessoas que renegam a fé, quando não a atacam ou perseguem aqueles que creem em Jesus”, destacou o Cardeal.

Em seguida, chamou a atenção para recomendação de Jesus aos apóstolos: “Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Nesse sentido, o Arcebispo enfatizou que quem não recebe Jesus, portanto, está se pondo contra o desígnio do Pai de salvar toda a humanidade. “A partir daí, podemos pensar no quanto é grande a responsabilidade daqueles que Jesus envia. Eles, naturalmente, têm a garantia de que Jesus os acompanha, mas que também devem se portar de maneira digna para que aqueles que os receberem recebam, assim, a Jesus”.

“Receber Jesus na nossa pessoa de discípulos é uma grande honra, mas é também uma grande responsabilidade, de sermos sinais dignos, claros, transparentes dele, de maneira que as pessoas possam reconhecer Jesus no discípulo, e em Jesus reconheçam a vontade salvadora de Deus”, afirmou.

PREGAÇÃO DE PAULO

A primeira leitura (At 13,13-25) continua a narrar a primeira viagem missionária de São Paulo, que chegou até Antioquia da Pisídia, onde o Apóstolo entra em uma sinagoga com Barnabé, ouvem as leituras e, em seguida, começam a pregar, recordando a história do povo de Israel, acompanhado por Deus, que não os abandonou e, por isso, enviou o Salvador, Jesus, para que todos, por meio dele, tenham salvação.

“Paulo, portanto, pregou, testemunhou Jesus com coragem, para que todos pudessem receber, por meio dele, a Palavra da salvação e pudesse também reconhecer na pessoa dele o próprio Jesus”, ressaltou o Cardeal, recordando os inúmeros missionário que hoje anunciam a Jesus em circunstâncias que nem sempre são favoráveis, como na Amazônia e na regiões que mais sofrem hoje com a pandemia.

“Lembremos deles, peçamos a Deus que os proteja, conforte a bençoe”, concluiu Dom Odilo.

CUIDAR DA SAÚDE

No fim da missa, Dom Odilo encorajou os fiéis a enfrentarem esses tempos difíceis com fé, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias para evitar o avanço da pandemia.

“São limitações chatas, talvez, mas necessárias, para que possamos preservar a saúde, importantes para que possamos desenvolver a caridade a paciência, tantas virtudes. Que possamos redescobrir, valorizar a vida sob tantos aspectos que tantas vezes são esquecidos quando todo nosso tempo está ocupado fora de nós, fora de casa”, exortou.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.