NACIONAL

55 Assembleia dos Bispos

Dom Bernardo Bonowitz pregará retiro para bispos em Aparecida

Por Nayá Fernandes
09 de agosto de 2017

O pregador convidado para orientar o retiro dos bispos é Dom Bernardo Bonowitz, monge trapista, que é Abade do Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente, Paraná.

No sábado, 29, os bispos reunidos na 55ª Assembleia Geral da CNBB realizarão seu retiro que conclui-se no domingo, 30. No domingo, às 20h, os bispos farão também uma peregrinação ao Santuário de Aparecida, por ocasião do Ano Nacional Mariano.

O pregador convidado para orientar o retiro dos bispos é Dom Bernardo Bonowitz, monge trapista, que é Abade do Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente, Paraná.

Nascido em Nova York, nos Estados Unidos da América, Bonowitz é de origem judaica, e se converteu ao Catolicismo na juventude. Aos 24 anos, ingressou na Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância (Trapistas), logo após formar-se em Línguas Clássicas pela Universidade de Columbia.

Mestre em Teologia pela Weston Jesuit School of Theology em Massachusetts, Dom Bernardo tem vários livros publicados no Brasil, entre eles “A Alegria que vem da Trapa”, “Senhor abri os meus lábios” e “Os místicos cistercienses do século XII”.

“Como então permanecer fiel a Jesus, como manter viva a chama de esperança e de amor? Como passar o tempo a nós dado neste mundo dizendo: ‘Vinde, Senhor Jesus?’ Ficai atentos e orai a todo momento para poderdes ficar em pé diante do Filho de homem. Viver em atenção e oração. Sempre. O dia do Senhor pode cair como uma armadilha. Também pode cair como uma... luva. Tudo depende do formato que estamos dando, durante estes poucos anos que temos na terra, ao nosso coração”.

Trecho da Homilia publicada no livro “Eu vou para o Pai”, de Dom Bernardo Bonowitz, pela Editora Vozes.

(Com informações dos sites Diálogos Exemplares e Mosteiro Trapista)

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.