A 55ª Assembleia Geral chega ao fim. Quais os próximos passos do tema “Iniciação à vida cristã”?

Por
05 de mai de 2017
Arquivo/CNBB

Aprovado pela 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP) de 26 de abril a 5 de maio, o texto sobre o tema central “Iniciação à vida cristã” será publicado como um documento da entidade e buscará inspirar a Igreja no Brasil a repensar uma nova forma de fazer a catequese mais integrada com a liturgia. Esta é avaliação geral de dom Eugênio Rixen, membro da Comissão do Tema Central e bispo da diocese de Goiás.

Segundo Dom Eugênio, é necessário lembrar que a Igreja no Brasil, muitas paróquias, dioceses e regionais já vêm discutindo e aprofundando o tema. De acordo com ele, a aprovação na Assembleia Geral é mais um passo desse processo. O documento, para dom Eugênio, vai incentivar a formação, nos diferentes níveis e modalidades. “O debate e as novas práticas em torno do tema central: ‘iniciação à vida cristã’ vão se desdobrar nas ações dos organismos da Igreja, nas pastorais, dioceses e regionais”, disse.

Querigma: anúncio de Jesus Cristo
O religioso disse que o próprio documento reconhece que vivemos numa época dominada pelo secularismo. “Neste contexto, o texto reforça a necessidade de oferecer às pessoas uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo, por meio do Querigma”, disse dom Eugênio. O texto aprovado, inspirado no capítulo 2 da Carta de São Paulo aos Filipenses, reforça que não é suficiente apenas conhecer Jesus, mas buscar sentir o que ele sentiu e viver as suas atitudes: o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.

Um passo necessário também, segundo dom Eugênio, é buscar uma maior aproximação entre a catequese e a liturgia, com celebrações próprias no estilo catecumenal, como a celebração da Entrega da Palavra de Deus. As mudanças são lentas, mas dom Eugênio está confiante. “Sentimos muita disposição e boa vontade dos bispos em levar adiante as mudanças necessárias para que mais pessoas façam a experiência do encontro pessoal e transformador com Jesus Cristo”, disse.

Reprodução: CNBB

Comente

Presidente da CNBB celebra missa de encerramento da 55ª Assembleia Geral

Por
05 de mai de 2017

A12.com

A missa de enceramento da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve início no dia 26 de abril em Aparecida (SP), foi celebrada pela presidência da CNBB. O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da entidade, cardeal Sergio da Rocha, agradeceu a Deus realização da assembleia, pediu pela Conferência e pela igreja no Brasil.

Dom Sergio agradeceu ainda pelos vários estudos e pronunciamento aprovados durante a assembleia, especialmente, sobre o valioso documento sobre a Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários.

“Esse tema nos traz a memória a Conferencia de Aparecida cujos 10 anos estamos celebrando, que teve como tema: Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que Nele nossos povos tenham vida ”.

O Ano Nacional Mariano que celebra os 300 anos do encontro da imagem de N.S Aparecida, nas águas do Rio paraíba do Sul, interior de São Paulo, também foi lembrado durante a homilia do cardeal que refletiu sobre a leitura dos Atos dos Apóstolos que retrata Saulo caído por terra.

“Há muita gente caída como Saulo querendo ou necessitando levantar-se. Certamente, não lhes falta a mão estendida do Senhor ressuscitado. Porém, há muita gente necessitada também das mãos estendidas dos irmãos, das mãos estendidas dos irmãos de uma comunidade misericordiosa e acolhedora, das nossas mãos estendidas”.

Dom Sérgio refletiu ainda sobre Ananias que é mandado para ajudar Saulo a enxergar pelos olhos da fé. O encontro deles marca a conversão de Paulo que começa a conhecer Jesus com ajuda da comunidade representada na Palavra por Ananias.

“Motivados pela Palavra de Deus e pela Conferência de Aparecida, nós somos chamados a ser uma igreja de discípulos missionários, que vive do encontro com o ressuscitado, que vive fraternalmente em comunidade, mas que se levantam para sair ao encontro de quem está necessitado de corações e braços abertos para se levantar, para sair o encontro de quem não consegue ver, mas deseja e necessita caminhar na luz e responder: quem és tu Senhor”.

O cardeal finalizou a homilia pedindo a bênção de N. S Aparecida e refletindo a necessidade dos fieis de permanecerem em Cristo, comendo da Sua carne e bebendo do Seu sangue, alimentando-se do pão descido do céu.

“O encontro pessoal e comunitário com Cristo, especialmente, na Eucaristia é fonte, é alimento da nossa vida e missão”.

Reprodução: CNBB

Comente

Dom Jaime Spengler preside missa e recorda os fiéis e religiosos enfermos

Por
04 de mai de 2017

A12.com

No penúltimo dia da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a missa celebrada no Santuário Nacional da Aparecida (SP) foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3, dom Jaime Spengler.

Na homilia, o arcebispo recordou os fiéis doentes, em especial, os idosos, presbíteros e bispos eméritos que estão com a saúde debilitada. Dom Jaime fez referência ainda ao Evangelho de São João quando Filipe pergunta ao etíope se ele compreende o que está lendo.

“No processo da evangelização é determinante promover o contato com a Palavra do Senhor, sua leitura e interpretação, especialmente, quando realizado em comunidade. Essa forma é primordial para recuperar a experiência vivificadora de Cristo ressuscitado. Verdadeiro alento de toda a comunidade cristã”.

O arcebispo de Porto Alegre destacou ainda que anunciar a verdade de Cristo é indicar o caminho da vida.

“Transmitir a fé, iniciar alguém na vida cristã implica a apresentação de um intinerário místico. Esse intinerário é graça que torna adolescentes, jovens e adultos capazes de ouvir o Pai alimentar-se com o Pão da Vida e atestar que Deus é visível já agora pela fé”.

Ao finalizar a homilia, dom Jaime falou que a tão desejada renovação de nossas comunidades chegará se levada por caminhos abertos pelo Espírito de Jesus e seu Evangelho como indica o processo da iniciação à vida cristã.

“A verdadeira conversão que a Igreja necessita é decidida nas comunidades onde a Palavra e a Eucaristia encontram ressonância na vida de quem se sabe discípulo e, por isso, bem disposto pera os desafios do Reino”, e finalizou, pedido a Deus que ajude todos os fiéis e religiosos a serem no mundo testemunhas críveis do Evangelho do ressuscitado.

Reprodução CNBB

Comente

A reconstrução do país precisa salvaguardar a dignidade humana

Por
12 de mai de 2017

Os bispos reunidos na Assembleia Geral da CNBB também refletiram sobre o momento nacional brasileiro. Falando em nome do episcopado, em coletiva de imprensa conferida na terça-feira, 2, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), disse que a sociedade brasileira está perplexa diante da atual situação política do país, marcada pelo “desprezo da ética e da moral”, o que produz uma relação promíscua entre os agentes públicos e privados. “Esta perplexidade tem causado um mal muito grande à nossa sociedade, que leva a população a desacreditar, a se desencantar com os poderes públicos do Brasil”, afirmou.

Dom Joaquim ressaltou que o desejo do episcopado brasileiro é que a Igreja seja uma voz que motive a população a “erguer a cabeça” e a participar da vida pública e política do país. “Isso significa viver e pra- ticar uma democracia verdadeiramente participativa, que está prevista na Constituição Brasileira”.

O Bispo afirmou ainda que “todos os cidadãos têm a obrigação de acompanhar, zelar, questionar, e ajudar os seus representantes políticos a realizarem bem sua função, inclusive ajudando-os a tomar as decisões corretas”. Como exemplos dessa participação, ele citou questões como a reforma da Previdência e o aborto.

Sobre a Reforma da Previdência, Dom Joaquim reconheceu que é necessária, mas questionou se deve ser feita da maneira como o atual governo está propondo. O Prelado defendeu a necessidade de uma discussão mais profunda sobre o assunto, com ampla participação da população.

Sobre a discussão a descriminalização do aborto, ele salientou que essa é uma decisão que não pode ser delegada aos representantes políticos sem que a população participe do debate. “Nós precisamos acompanhar e participar para tomarmos também posição e ajudar nossos representantes a tomar decisões acertadas”.

 

Economia

Os bispos também trataram dos problemas de ordem econômica no país. Dom Joaquim afirmou que uma economia que não coloca a pessoa humana à frente, mata as pessoas ao colocar o mercado em primeiro lugar. Ele recordou ainda que a doutrina da Igreja ensina que “a primazia da pessoa sobre o merca- do e a primazia do trabalho sobre o capital é que satis- faz a condição humana de viver com dignidade sobre a face da Terra”.

“O mercado não é governante do país e que as instâncias que governam o país devem regular o mercado para que não se caia numa lógica financista. As políticas econômicas têm que ser legitimadas pelo desenvolvimento social”, complementou Dom Joaquim.

 

Violência

Outra preocupação dos bispos é com o avanço desenfreado da violência, os conflitos na cidade e no campo, a destruição de direitos, criminalização de movimentos populares e, inclusive, o desemprego, enquanto elemento causador de violência. “É uma violência contra a família”, disse Dom Joaquim.

A falta de perspectiva de futuro para os jovens também é considerada pelos bispos um fator desencadeante de violência.

 

Papel do judiciário e da mídia

Olhando para essas realidades, os bispos refletiram que é importante recordar o papel do Judiciário na medida em que garante o direito e a justiça. “Mas dele esperamos uma atuação independente, autônoma, fundada no cumprimento da lei, igual para todos”, afirmou Dom Joaquim. Sobre o papel da mídia, o episcopado lembrou que a ela cabe informar e colocar-se a serviço da verdade de forma livre, plural e independente.

“A reconstrução do nosso país precisa salvaguardar a dignidade de toda a pessoa humana, a liberdade, a paz e a justiça”, concluiu o Bispo.

Comente

Bispos do Brasil aprovam documento sobre a iniciação cristã

Por
16 de mai de 2017

imprensa CNBB

Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, afirmou ao O SÃO PAULO que os católicos brasileiros terão em mãos um documento que ajudará as comunidades a colocarem em prática o processo de iniciação cristã. “Não tenho dúvidas que este documento vai desencadear muitíssimas experiências de evangelização pelo Brasil afora”, disse.

O Arcebispo informou, ainda, que houve um bom número de proposições de melhorias na redação. “Essas contribuições são um indicativo do grande interesse que essa temática suscitou nos bispos”, disse.

 

 

 

Amoris Laetitia

Nos trabalhos da Assembleia também foi dada a atenção para a elaboração de um subsídio com orientações para aplicação prática da exortação pós-sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

De acordo com o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cipollini, o texto não pretende ser um manual, mas um pequeno roteiro para a prática concreta do que o Santo Padre recomenda a toda a Igreja.

Além da Comissão para a Doutrina da Fé, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família também foi encarregada da elaboração do subsídio.

Dom Pedro acredita que que esse subsídio fará muito bem para a Igreja no Brasil e irá facilitar a divulgação e a compreensão da Amoris Laetitia, principalmente no que diz respeito à atenção pastoral aos casais em dificuldades.

“Para a Igreja Católica, a família é uma questão basilar. Basta pensarmos que na Igreja primitiva, nos primeiros séculos, as comunidades cristãs se reuniram nas famílias. A própria Igreja é uma grande família”, afirmou o Bispo.

 

Ministério da Palavra

Outro subsídio trabalhado na Assembleia é sobre orientações para a celebração da Palavra e a formação dos ministros da Palavra.

No Brasil, há muitas comunidades que não têm a celebração da Eucaristia dominical, chegando a ficar até meses sem a missa. Em muitas dessas realidades, há ministros leigos que presidem liturgias da Palavra e, sempre que possível, há comunhão da reserva eucarística de missas celebradas anteriormente.

Para tanto, Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, destacou que é preciso formar ministros leigos instituídos, que participem ativamente da vida eclesial para presidirem a celebração da Palavra. “Não basta um conhecimento superficial da Palavra para poder partilhá-la, deve haver uma suficiente iniciação.

É preciso investir no conhecimento da Palavra bem como na maneira de apresentá-la à comunidade”, afirmou.

Para Dom Armando, o subsídio trará uma atualização necessária ao reafirmar e incentivar este ministério e ao recordar que pelo Batismo a Igreja toda é ministerial.

 

Ecumenismo: do conflito à comunhão

Na noite da terça-feira, 2, os bispos participaram de uma celebração ecumênica que recordou os 500 anos das Reforma Protestante. O ato contou com a presença de representantes de diferentes denominações cristãs.

Ao falar sobre os eventos que recordam os cinco séculos da Reforma, Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí - Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo, ressaltou os passos concretos dados no ecumenismo especialmente nos últimos 50 anos. “Se houve atitudes de distanciamento e até desamor, atualmente, graças ao clima do Concílio Ecumênico Vaticano II, estamos passando do conflito à comunhão”, disse.

Recordando o apelo e gestos ecumênicos do Papa Francisco, Dom Biasin enfatizou que o diálogo ecumênico tem uma riqueza espiritual, pois permite a troca de dons entre as igrejas. O Bispo também recordou o que o Santo Padre chama de “ecumenismo de sangue”, testemunhado com o martírio dos cristãos. “Eliminam, matam e sacrificam os cristãos pelo fato de serem discípulos de Jesus Cristo e anunciadores do seu Evangelho”.

“Discutimos por causa de Doutrina e pouco enxergamos o quanto temos em comum e como poderíamos viver melhor a partir daquilo que temos em comum”, acrescentou o Bispo.

 

Comente

Dom Alfredo Schaffler detalha o projeto Comunhão e Partilha

Por
04 de mai de 2017

O 5º Meeting Point (Ponto de Encontro) com jornalistas na quarta-feira, 3, recebeu Dom Alfredo Schaffler, bispo emérito da Diocese de Parnaíba (PI) e idealizador do projeto “Comunhão e Partilha”, para explicar como funcionará a iniciativa.

“Em 2012, quando estávamos celebrando 50 anos do Concilio Vaticano II - lembrando que, em um dos documentos, na Lumen Gentium, número 23, fala-se da solidariedade entre os Bispos; e no tempo Pascal sempre estamos recordando dos atos dos Apóstolos – do trecho em que se diz que não havia necessitados entres eles – começamos a elaborar este projeto”, comentou Dom Schaffler .

Ele explicou que o projeto consiste em levantar fundos para ajudar as dioceses que têm mais dificuldades econômicas, sobretudo para formação dos seminaristas. “Temos dioceses que vivem em situações econômicas muito precárias. Como nós temos diferenças enormes no Brasil, econômicas e sociais, isso também repercute nas dioceses. E quando nós fomos chamados para missão como bispos, nenhum de nós escolheu o lugar para onde ir, foi o Papa que nos enviou. Então, não é justo que nenhum de nós vá para dioceses onde não há o mínimo para manutenção; e, sobretudo, para formação dos futuros padres.”

Dom Schaffler  contou, durante o Meeting Point, algumas situações que viu. “Encontrei, por exemplo, uma diocese onde por sete anos o bispo não recebia mais nenhum seminarista porque não tinha dinheiro para custear os estudos. Encontrei dioceses cuja receita ordinária mensal não passava de R$ 5 mil para manter uma pequena infraestrutura, para manter os seminaristas. Então, como vou me sentar ao lado de um colega, aqui em uma Assembleia, que não tem o mínimo e fica perdendo até horas de sono para saber como no fim do mês vai cobrir a folha de pagamento e botar comida na mesa dos seminaristas?”, disse ele.

“A partir disso, começamos a conversar, a situação foi colocada em votação e aprovada com unanimidade: cada diocese, pequena ou grande, da sua receita ordinária vai tirar 1% mensalmente, e depositar em um fundo da CNBB, que abrimos para essa finalidade. Isso aconteceu na Assembleia em 2012. A partir do mês de julho o projeto teria início na prática. O Santuário de Aparecida, com a Campanha dos Devotos, foi o primeiro a depositar o valor estipulado. Começaram a partir do mês de maio. E, de fato, as dioceses todas aderiram e conseguimos criar o fundo. Em novembro de 2012, começamos a beneficiar os primeiros 110/112 seminaristas provenientes de 36 dioceses. A coisa se desenvolveu tanto, que terminamos o ano passado conseguindo, com esse fundo, beneficiar 50 dioceses num total de 403 seminaristas, com ajuda para custeio da formação. Muitos destes seminaristas já foram ordenados padres”, contou Dom Schaffler.

Não havia necessitados entre eles

“Eu digo a vocês que me escutam, que olham agora para gente, que eu aprendi uma coisa: mãos abertas nunca são mãos vazias. Fomos capazes de ser sinal, como aconteceu no relato dos Atos dos Apóstolos – não havia necessitados entre eles – também é possível praticar nos dias de hoje. Se nós olharmos o irmão, não como um concorrente, mas como um irmão no qual aparece o rosto de Jesus Cristo, que nos fala: ‘tudo que fizerem ao menor dos irmãos é a mim que estão fazendo’, somos capazes de fazer grandes gestos por meio de pequenas ações. Somos capazes de suscitar a esperança, de dar testemunho da Palavra de Deus, de lançar um sinal de esperança para esse mundo que esta aí”, declarou o Bispo.

Desafio para a Amazônia

“Faço até um desafio, mas não sou mais eu que vou engatar. Nós temos neste Brasil mais de 10 mil paróquias. Se cada paróquia, da sua receita ordinária desse 1% para um fundo, para nos ajudar na missão no Amazonas, não seria fantástico? Nós não poderíamos ajudar esses nossos irmãos padres que não têm nem casa, que moram em uma barraca dentro de embarcação para visitar as comunidades ribeirinhas. E o gesto, será que não ia falar muito alto? Porque falamos da missão, mas missão passa pelo bolso e esse seria um gesto concreto. Porque nenhuma paróquia iria deixar de pagar água, luz, a conta do padre, os funcionários, o transporte seguro, etc. 1% não mata ninguém. Eu acho que nenhuma diocese deixou de cumprir as suas obrigações porque tirou 1% para essa comunhão e partilha”, disse Dom Schaffler.

O Bispo explicou que a maior despesa do bispo na sua diocese, geralmente, é com a formação de seminaristas. “São jovens de boa vontade, que vêm de famílias que, às vezes, não podem contribuir muito. O estudo hoje demora no mínimo, oito, nove anos; com Propedêutico, Filosofia e Teologia. É um investimento que a diocese tem que fazer. E nem sempre a diocese, com os recursos próprios, tem a possibilidade de fazer este investimento”, continuou ele.

Precisamos de mais padres

Por fim, o Bispo Emérito de Parnaíba falou sobre a grande contribuição dos padres para a Igreja e a sociedade. “O padre – para mim, como bispo –, é as mãos e os pés do bispo. O que o bispo faz sem os padres? A Igreja precisa de padres. Nós temos muitos leigos com uma enorme boa vontade, que colaboram, que dão um testemunho belíssimo, mas não podemos construir a Igreja sem aqueles homens que partem o pão da Eucaristia, que em nome de Deus estão perdoando os pecados, que ungem os nossos enfermos. Nós precisamos de muito mais padres. E eu pergunto a vocês: Não é triste, se um jovem quer ser padre e por falta de condições ele não consegue seguir a este chamado de Deus? Eu digo a vocês, nas minhas andanças no interior, no Nordeste do país, já encontrei diversas pessoas, às vezes já avançadas na idade, que diziam: ‘Padre Alfredo, sempre quis ser padre, mas meus pais não tinham condição de pagar os estudos’. Isso dói. Quando a gente vê, por exemplo, nossa Diocese de Parnaíba. Tenho padres lá que tem 80/90 comunidades e agora como bispo emérito estou numa paróquia, como vigário paroquial, o padre tem 45 comunidades. Comunidades com distâncias de mais de cem quilômetros. E estou em uma pequena comunidade na beira mar, uma cidade com 3 mil habitantes, e estou tomando conta de uma meia dúzia de comunidades lá; dando minha contribuição como padre que eu sempre quis ser. Bispo eu não pedi, a gente é chamado, mas estou colaborando nesse sentido. Nós precisamos de mais padres. Por isso, eu apostei e posso dizer: acho que foi dada uma pequena contribuição para que tivéssemos mais padres e que nenhuma diocese precise mandar um jovem, que se sente chamado para esse ministério sacerdotal, de volta.”

(Com informações do A12)

Comente

Coletiva de imprensa: Viver o amor em família

Por
04 de mai de 2017


Logo no início da coletiva de imprensa da Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu na quarta-feira, 3, Dom Darci Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, comentou que durante o periodo da manhã os bispos reunidos trataram sobre a organização interna da Assembleia, como por exemplo a metodologia que vem sendo utilizada.

Ele disse que em diversos momentos eles falaram também sobre a Exortação Pós Sinodal Amoris Laetitia, que foi explicada aos jornalistas por Dom Pedro Carlos Cippolini, bispo de Santo André (SP).

Uma questão basilar

“Em primeiro lugar, gostaria de dizer uma palavra sobre Amoris Laetitia (Alegria do amor), a exortação apostólica do Santo Padre sobre a família, sobre o amor vivido em família. Nossa conferência tem se empenhado em estudar esse documento, nomeou as comissões já existentes de doutrina da fé e da família, para elaborarem um subsídio que facilitasse a divulgação, compreensão do conteúdo dessa Exortação Apostólica e esse subsídio foi elaborado, apresentado aos bispos que fizeram emendas, deram sugestões. Não se trata de um manual, mas é um pequeno roteiro para a prática concreta do que o Papa Francisco recomenda a toda a Igreja em Amoris Laetitia”, disse Dom Cippolini.

O Bispo explicou que os roteiros estão sendo finalizados. “Foram recolhidas as sugestões dos bispos e serão acrescentadas aquelas que as duas comissões julgarem necessárias. Esse documento está fazendo e ainda fará muito bem, o Pontífice recomenda nele que se dê atenção aos casais em dificuldade, acolhendo, discernindo cada caso, acompanhando os casos que aparecem, que contém, às vezes, tanto sofrimento.”

Dom Cippolini falou sobre a importância da família para a Igreja Católica, como uma questão basilar. “Basta pensarmos que, na Igreja primitiva no primeiro século, as comunidades cristãs se reuniam nas famílias, era nas famílias que se rezava a missa, nas casas de famílias. A própria Igreja é uma grande família, família reunida pela Palavra de Deus e pela Eucaristia.”

Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

O Bispo de Santo André (SP) falou ainda sobre a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé. Ele disse que, mesmo que possa parecer um pouco incompreensível, a comissão trata, especificamente, daquilo que é para Igreja o motivo da vivência da evangelização. “A fé – disse ele – é um elemento principal, pelo Batismo recebemos a fé. Toda nossa atividade tem como base e ponto de partida a fé, por isso, a Comissão Episcopal Pastoral Doutrina da Fé, ajuda a CNBB a refletir temas relacionados à fé, para esclarecer, ajudar o aprofundamento e ilustrar alguns pontos que precisam ser melhor desenvolvidos na evangelização. Os bispos sugerem, a comissão, que é composta por 5 bispos e 19 peritos estuda e elabora e redige os subsídios.

(Com informações do site A12.com)

Comente

Missa celebrada pelo presidente do Regional Leste 2 destacou a fidelidade e a postura dos apóstolos diante as dificuldades encontradas.

Por
04 de mai de 2017

A12.com

Na manhã desta quarta-feira, 3, oitavo dia da 55ª Assembleia Geral, a tradicional missa que inicia o dia, foi presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG) e presidente do Regional Leste 2. A celebração aconteceu, como de costume, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

 “Conforme São Paulo, na primeira leitura de hoje, nós também procuramos lembrar e proclamar o Evangelho que foi anunciado, isto é, o mistério salvífico da páscoa porque Jesus morreu por nós, pelos nossos pecados e salva todos aqueles que o seguem de coração aberto e sincero”, destacou Dom Paulo Peixoto, após iniciar a homilia com uma reflexão sobre os desafios pastorais enfrentados pelos regionais, cada qual em suas especificidades, dificuldades e facilidades.

Recordando as palavras de São João no Evangelho de hoje, que proclamam Jesus como o caminho, a verdade e a vida, disse ser esta a Verdade que o Brasil precisa exaltar, em meio a inverdade que às vezes domina. “Crendo em Jesus Cristo queremos se anunciadores da boa nova do Evangelho para todo nosso povo e com muita confiança superando o indiferentismo que reina em nosso país, em nossas comunidades e em muitos cristãos, batizados que não assumem sua missão como também anunciadores da palavra de Deus”.

Ainda, embasado no Evangelho, o Arcebispo destacou a fidelidade e a postura dos apóstolos, declarando ser essa a assumida por nós em meio aos desafios que enfrentamos atualmente no pais. “Nada disso pode nos desanimar. Nós temos a força de Deus. Nós temos a presença do Espírito de Deus que nos dá força e nos dá coragem”, enfatizou.

Abordou ainda, o tema central da assembleia: Iniciação à Vida Cristã.

“Estamos construindo, agora, o caminho de iniciação à vida cristã. Sabemos que não é fácil porque mexe com estruturas muito enraizadas. Além disso, nós temos medo do novo. Talvez temos de enfrentar o novo, assumir o novo com coragem, porque ele exige mudança de postura, saída do conforto e da mesmice e a igreja precisa passar por esse caminho”, encorajou Dom Paulo.

O presidente do Regional Leste 2, finalizou sua fala pedindo as bênçãos de N. S Aparecida e de Fátima aos regionais da CNBB, para que sejam verdadeiros instrumentos de salvação.

Com Informações CNBB

Comente

Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” e conclusão do tema central são os destaques de 8º dia na 55ª Assembleia Geral

Por
03 de mai de 2017

Nesta quarta-feira,3, no oitavo dia da 55ª Assembleia Geral da CNBB, que será dedicada a aprofundar aspectos da Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, ‘Amoris Laetitia”, lançada dia 8 de abril de 2016. A primeira parte da tarde será dedicada à reunião dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Após o lanche, os bispos na plenária geral da assembleia, aprovarão os destaques e concluirão aprovação final do texto do tema central: “iniciação à vida cristã”.

5º Meeting Point

Na quarta-feira, às 9h, está confirmado o quinto “Meeting Point”, no qual será abordado o tema: “Projeto Comunhão e Partilha”, com o bispo emérito de Parnaíba-PI, dom Alfredo Schaffler. Trata-se de uma atividade mais informal, não oficial da 55ª Assembleia Geral, de tema livre que pode ser de interesse dos jornalistas. Estes poderão participar com perguntas. O local é na Sala da Coletivas da 55ª Assembleia Geral.

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira, 3 de maio, às 15h, na Sala de Coletivas de Imprensa, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida-SP.

Participarão da entrevista o bispo de Paranaguá (PR), dom Edmar Peron, membro da equipe do tema central: “iniciação à vida cristã”; O bispo de Santo André (SP), dom Pedro Carlos Cippolini, presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, que abordará o tema “Amoris Laetitia”; o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, que abordará os 300 anos da aparição da Imagem de Aparecida e o Ano Mariano.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da CNBB)

Comente

Ecumenismo, Ministério da palavra e Cenário Brasileiro foram os temas tratados em coletiva de imprensa

Por
03 de mai de 2017

Em continuação aos trabalhos da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aconteceu na tarde desta terça-feira (2), mais uma coletiva de imprensa aos jornalistas, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida-SP. Foram abordados os temas: Ministério da Palavra; os 500 anos da Reforma Protestante e o momento atual do Brasil.

Participaram da entrevista Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Francesco Biasin, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Religioso; e Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG),

Do conflito à comunhão, Igrejas dão passos concretos rumo ao ecumenismo

Dom Francisco Biasin foi o primeiro bispo a falar nesta tarde, ele abordou o tema sobre os 500 anos da reforma protestante e o Ecumenismo. O presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo falou que os bispos não querem apenas comemorar a reforma, mas sim dar passos concretos rumo ao ecumenismo. Apesar de vários séculos distantes, a Igreja Católica Romana está passando do conflito à comunhão com a Igreja Luterana.

Dom Biasin recordou que o Papa Francisco vem dando testemunhos concretos em direção ao ecumenismo, e que o Pontífice também defende um ecumenismo espiritual, sobretudo que vem sendo fortalecido pela Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Nas palavras do bispo recordando o Santo Padre que diz que o ecumenismo não é algo estático, mas que o Ecumenismo se faz caminhando juntos.

 “Leigos e leigas são chamados pelo batismo ao Ministério da Palavra”

Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), abordou o tema: Ministério da Palavra. Nas palavras iniciais do bispo “a unidade da Igreja acontece ao redor de Jesus Cristo que é a Palavra Vida, a Palavra do Pai que se fez carne e veio morar entre nós”, pontuou.

Ao explicar sobre palavra ministério que significa serviço, Dom Armando afirmou que a Igreja é chamada a ser toda ministerial. Na Igreja, a partir da inspiração bíblica, se percebe os ministérios doados a todos os membros. “A palavra precisa ser anunciada a todos os seus filhos e filhas e que seja anunciada com maior competência e abundância”, frisou.

Sobre a etmologia de palavra, o bispo comentou “A Palavra é o elo de unidade de todos os cristãos e também parte do povo hebreu. Jesus Cristo é a Palavra e o referencial e fundamento de nossa fé”, lembrou.

O bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), concluiu dizendo que durante esta 55º Assembleia geral da CNBB, está sendo elaborado um documento sobre o ministério da Palavra, que será direcionado a todas as comunidades. “Na história da Igreja no Brasil não é uma novidade leigos e leigas no exercício da Palavra, mas o documento é um relançar e investir sempre mais para que esta Palavra alcance sempre mais os filhos e filhas da Igreja”, pontuou.

Situação atual do Brasil

E para finalizar a coletiva, o terceiro assunto foi apresentado por Dom Joaquim Giovani Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), que abordou o cenário nacional do país.

“A Igreja deve se posicionar diante da realidade vivida agora ou não? ”, questionou o bispo. “Esta questão nos ajuda entender o papel da Igreja no mundo”

Além de citar a atual crise política e econômica no Brasil, o bispo apresentou algumas preocupações do episcopado brasileiro, como a violência, os direitos das comunidades indígenas, a criminalização dos movimentos sociais, o desemprego e a degradação do meio ambiente, também foram tratados.

Citando as palavras do Papa Paulo VI, Dom Joaquim Mol afirmou que a Igreja é serva da humanidade. “Portanto tudo aquilo que diz respeito ao bem da humanidade, diz respeito à Igreja (...) A Igreja deve sim, com o desejo de servir à humanidade, à luz do Evangelho, dizer uma palavra diante do que vive a humanidade”, comentou.

Dom Joaquim ainda falou que a sociedade brasileira vive um momento de perplexidade: “Estamos diante de uma situação de enorme gravidade. A gravidade se dá, não tanto pelo desconhecimento da ética, mas muito mais pelo desprezo da ética”.

O bispo que concluiu sua fala: “entendemos que o caminho do diálogo até a exaustão em momentos de crise e de acirramento é fundamental para que o país possa se entender, se compreender para criar condições de desenvolvimento para todos”.

 

(Com informações da CNBB Nacional e Portal A12)

 

Comente

Páginas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.