Novo administrador paroquial da Igreja Nossa Senhora do Retiro

Por
13 de fevereiro de 2019

No sábado, 9, Dom Devair da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, apresentou o Padre Silvio Costa Oliveira como o novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, no lugar do Padre Natanael Pires.

Dom Devair, na homilia, falou sobre a experiência do cansaço, que pode gerar reações pessimistas. “Às vezes a impressão na Igreja é que estamos cansados, mas Pedro tem uma visão além, que é a de superar o cansaço”, afirmou o Bispo.

“Os discípulos têm medo, os discípulos reconhecem a fragilidade, mas é o fogo e o amor de Deus que nos limpa e nos coloca em direção à missão”, disse Dom Devair

 

LEIA TAMBÉM: Programa Vozes das Pastorais na Webtv da Pascom Brasilândia

Comente

Setor Conquista realizará 4° Retiro do Terço dos Homens

Por
04 de dezembro de 2018

No dia 25, a Paróquia Jesus Ressuscitado receberá o 4° Retiro do Terço dos Homens. O evento contará com atividades que ocorrerão das 7h às 16h, na Rua Plutão, 61 - Cidade Satélite Santa Bárbara.

Dentre outras atividades, estão previstas para a programação do retiro uma missa às 8h, além de três palestras com os respectivos temas: “É preciso compreender para crer e crer para compreender” (Adalberto), “Maria, templo de Deus: Todos sois um no Cristo Jesus” (Frei Caio) e “Não é o homem que encontra a verdade, mas a verdade que encontra o homem: E a verdade é Jesus Cristo.” (Pe. Tarcísio).

 

LEIA TAMBÉM: Pastoral da Saúde discute plano pastoral para 2019

 

Comente

Jovens casais participam de retiro na Paróquia Santo Alberto Magno

Por
24 de outubro de 2018

A Comunidade Católica Filhos do Céu, que forma o grupo de jovens da Paróquia Santo Alberto Magno, no bairro do Jardim Bonfiglioli, Setor Pastoral Butantã, realizou nos dias 20 e 21, no salão paroquial, o “Segundo retiro de casais”. 

O encontro reuniu 12 casais que participaram das palestras: “Harmonia conjugal”; “O amor de Deus sustentando a família”; “Perdão, reconciliação e penitência”; “Santa missa o valor da família”; e “A vivência do sacramento do Matrimônio”.

O coordenador do encontro, Júlio Walker, parabenizou os casais participantes, demostrando a união de todos nesse evento. Agradeceu, também, à equipe de apoio e trabalho e ao Pároco, Padre Antonio Francisco Ribeiro, pelo seu incentivo à atividade. O casal Lais Francisco dos Santos e Rafael Alves Santos falou sobre o encontro, em que pôde refletir sobre sua vida conjugal e trocar experiências com outros casais. 

O encontro encerrou-se com a celebração da missa na matriz paroquial.

 

LEIA TAMBÉM: Formação atualiza secretários sobre novo sistema de gestão paroquial

Comente

Paróquia Imaculada Conceição promove retiro paroquial

Por
27 de setembro de 2018

“Espiritualidade e Missão: condições para uma Igreja em saída” foi o tema da 4ª edição do retiro promovido pela Paróquia Imaculada Conceição, que faz parte, junto com o retiro de casais, do projeto de integração paroquial.

O retiro foi realizado no domingo, 23, e serviu para uma pausa na agitação cotidiana, e para conversar e pensar sobre a Igreja e o Evangelho. 

Logo cedo, o seminarista José Junior, SDB, abriu o retiro falando sobre gratidão e amor, focando na passagem da Primeira Carta de São Paulo a Coríntios. Em seguida, houve um momento de partilha, com apresentação de discussões sobre o Evangelho de João, em que foi meditada o chamado dos primeiros discípulos por Jesus e como Ele chama a todos nos dias de hoje. Depois, aconteceu um momento de reflexão individual, o “deserto”. Logo após, todos se reuniram e compartilharam as reflexões individuais. 

Na pausa, foi servido um almoço preparado pelos paroquianos da Imaculada Conceição. Na parte da tarde, houve uma nova reflexão com uma palestra realizada pelo Padre Mauricio Miranda, salesiano, sobre a Igreja em saída, apontando o que o Papa espera dos fiéis.

O retiro foi concluído com missa, presidida pelo Padre Pedro Luiz Amorim, Pároco.


 

Comente

Jovens participam de retiro na Paróquia Santo Alberto Magno

Por
19 de setembro de 2018

A comunidade católica Filhos do Céu, de jovens da Paróquia Santo Alberto Magno, no Setor Pastoral Butantã, bairro Jardim Bonfiglioli, realizou nos dias 15 e 16, no salão paroquial, o Final de Semana de Jovens com Cristo. Participaram cerca de 150 pessoas, entre jovens, equipes de trabalho e de apoio.

O encontro reuniu a comunidade de jovens da Região e de outras dioceses, que participaram de várias atividades, palestras e adoração ao Santíssimo. Um dos palestrantes, o missionário Gilberto Aparecido, da Diocese de Santo André (SP), deu seu testemunho de vida, fé e amor a Deus.

Bianca de Oliveira Rodrigues, da Paróquia São Patrício, falou da importância desse encontro, no qual acontece uma maior aproximação e integração de todos, com a troca de experiências e a escuta da Palavra de Deus. O coordenador do encontro, Júlio Walker, explicou o trabalho da comunidade Filhos do Céu nas redes sociais.

A comunidade também trabalha com crianças e adultos. No dia 12 de outubro, será realizado um evento para as crianças, e nos dias 21 e 22, haverá o segundo retiro de casais que já tenham recebido ou não o sacramento do Matrimônio.

O retiro dos jovens terminou às 16h, com a presença dos participantes e seus familiares, reunindo mais de 350 pessoas, que participaram da missa presidida pelo Pároco, Padre Antonio Francisco Ribeiro.

Comente

Retiro da Comunidade Anjos da Vida discute ideologia de gênero

Por
13 de setembro de 2018

Aconteceu no domingo, 2, o primeiro retiro da Comunidade Anjos da Vida de cura da Afetividade e Sexualidade "Essência". Solteiros, casados, jovens e adultos puderam aprender sobre o assunto e também entregar suas vidas diante do Senhor que nos cura. Participaram do retiro o Movimento Pró Vida, a Comunidade Católica Shalom e o Projeto Amor Autêntico pela presença.

Foram abordados os temas sobre Ideologia de Gênero, As feridas na Afetividade e Sexualidade, A sexualidade no plano de Deus e a vivência da castidade.

 

PARTICIPANTES ENVOLVIDOS

Estiveram no retiro o Movimento Pró Vida, a Comunidade Católica Shalom e o Projeto Amor Autêntico.  Pró Vida é um movimento que luta pelo direito à vida humana, desde a concepção até a morte natural, cuja finalidade é a formação e informação aos brasileiros.

O Amor Autêntico é um apostolado católico dedicado a educar jovens e adultos para o amor, desenvolvendo temas de afetividade e sexualidade, à luz da Teologia do Corpo do Papa São João Paulo.

Por fim, a Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis, formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja, engajam-se em uma vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os homens e mulheres, especialmente aqueles distantes de Cristo e da Igreja.

 

IDEOLOGIA DE GÊNERO

O conceito de gênero é definido como um sistema de papéis e relações entre o homem e a mulher, que não é determinado biologicamente, mas depende do contexto social, político e econômico. Assim como a sexualidade biológica é nata, assim o ‘gender’ é um produto resultante da educação.

Quando se trata desse assunto, Papa Francisco afirma que “a ideologia de gênero é um erro da mente humana que provoca muita confusão”. “Portanto, a família está sendo atacada.” Em vez de reconhecer que Deus criou as pessoas como homens e mulheres, a ideologia afirma que (o ser homem e o ser mulher) são constructos sociais e que agora pode-se decidir o que deseja ser.

A doutrina Católica ensina que Deus criou o homem e a mulher, as duas sexualidades distintas, mas iguais, instituiu o matrimônio e a família, bem como as leis que regulam a moral. Portanto, os cristãos devem defender a cultura que enfatiza e respeita as diferenças entre homens e mulheres e o valor da família, ações fundamentalmente abordadas no retiro.

 

LEIA TAMBÉM: A Ideologia de Gênero

(Com informçãoes de A12, Movimento Pró Vida, a Comunidade Católica Shalom e o Projeto Amor Autêntico)

 

 

 

 

 

Comente

Paróquia São Luís Gonzaga realiza retiro

Por
05 de setembro de 2018

No sábado, dia 1º, os fiéis da Paróquia São Luís Gonzaga, no Setor Pastoral Pereira Barreto, reuniram-se para um dia de retiro no espaço do convento das Irmãs de Santa Lúcia Fillipini.

Sob o tema “Kerigma: vida, morte e ressurreição de Jesus”, todos os participantes foram convidados a refletir sobre a própria trajetória e a potencialidade paroquial: como cada um se faz também fogo para manter a paróquia viva e aquecida.

Durante o dia, foram proporcionados diferentes momentos de oração e reflexões. Padre Roberto Moura, Pároco, fez uma apresentação cronológica baseada no Antigo Testamento sobre a formação do povo de Deus. O teólogo Cristian Rauffiac propôs uma reflexão sobre Jesus de Nazaré e quem seria Ele para cada um dos participantes; falou, ainda, sobre o início da Igreja e sua relação com os dias atuais nas paróquias.

Darialva da Graça Linge conduziu a Via-Sacra com meditação do Caminho do Calvário e da Morte de Jesus. Alessandra Eterno, mestre e autora do livro “O Lençol de Turim”, falou sobre a Ressurreição e o Santo Sudário com a constatação de fatos científicos que comprovam o pertencimento do Santo Sudário a Jesus Cristo e tantos outros fatos que a ciência não conseguiu explicar quanto à sua ressurreição.

Padre Rafael Alves Pereira Vicente convidou todos os participantes a pensar em Maria como intercessora da humanidade. Ronaldo dos Anjos, fundador da Comunidade Católica Cenáculo de Amor, conduziu um momento de oração em Pentecostes.

A Comunidade Católica Cenáculo de Amor foi a responsável pela música de todo o evento.

O Padre Roberto Moura reforçou à comunidade paroquial que Deus chama a todos para um momento novo: aquecidos, vestindo a camisa da comunidade de São Luís Gonzaga e com o testemunho: “Sou feliz, sou da São Luís!”

 

Comente

75 jovens participam de retiro na Paróquia São João Clímaco

Por
05 de setembro de 2018

No fim de semana dos dias 1º e 2, os jovens da Paróquia São João Clímaco, no Setor Pastoral Anchieta, realizaram um retiro para toda a juventude com o tema “Diz-me o que é o amor”, e lema “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12).

O retiro contou com a participação de jovens dos grupos Plenitude, Manancial e Crisma, e envolveu 75 pessoas na organização. O fim de semana foi repleto de surpresas e novidades para os jovens, entre estas a Cristoteca, que aconteceu na sexta-feira, 31 de agosto, ao chegarem; e a Adoração ao Santíssimo Sacramento, com a entrega de cartas escritas pelos pais, familiares e amigos.

Laíze Teixera Marques, coordenadora do Setor Juventude da Paróquia São João Clímaco, falou sobre o tema escolhido e seu real impacto: “Os nossos retiros sempre são pensados a partir da necessidade dos nossos jovens. Daí surgiu a ideia de falar do amor de Deus na palavra, no sentido e na concretude”. Sobre a organização, ela mencionou a novidade deste ano: “os jovens líderes dos grupos de jovens estão participando da elaboração, organização e execução”.

Comente

Jovens da Paróquia Alberto Magno realizarão retiro

Por
29 de agosto de 2018

A comunidade Católica Os Filhos do Céu, composta por jovens da Paróquia Santo Alberto Magno, do Setor Pastoral Butantã, participou de missa celebrada no domingo, 18, às 10h, presidida pelo Pároco Padre Antônio Francisco Ribeiro, com a participação do Diácono Antonio Geraldo de Souza.  Na missa, ocorreu a divulgação do 6º fim de semana de jovens com Cristo dos Filhos do Céu.

O retiro acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro no salão paroquial da Paróquia Santo Alberto Magno, reunindo jovens da Região Lapa e de outras dioceses. 

A Pastoral da Comunicação Regional conversou com Amanda Gabriela Cruz de Oliveira, coordenadora do evento, que falou da importância desse retiro, que reunirá jovens de todas comunidades, para refletirem a Palavra de Deus e trocarem experiências no trabalho missionário de cada um.

 

Comente

Ministros extraordinários da Comunhão participam de retiro

Por
22 de agosto de 2018

Os Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão participaram, no sábado, 18, do Retiro espiritual anual, realizado no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). A programação foi conduzida pelo Diácono Anivaldo Blasques, coordenador regional, e pelo Padre Ricardo Pinto, Assistente Eclesiástico, contando com a colaboração dos coordenadores setoriais e paroquiais dos Ministros da Eucaristia.

Os 430 participantes ouviram sobre “A santidade do leigo”, com reflexões conduzidas por Dom José Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga. O conteúdo foi fundamentado na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate , sobre o chamado à santidade no mundo atual, escrita pelo Papa Francisco. Na homilia, Dom José Roberto comentou o Ano Nacional do Laicato, afirmando que a santificação do mundo depende dos leigos maduros na fé e movidos pelo Espírito Santo. 

O Retiro foi concluído com a Caminhada na Santidade com Maria, com reflexões e recordação de uma específica invocação mariana escolhida em cada Setor Pastoral.

 

Comente

Páginas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.