NACIONAL

COVID-19

Como deve ser o isolamento domiciliar em casos confirmados ou suspeitos da doença?

Por Jenniffer Silva
26 de março de 2020

Familiares devem seguir as recomendações de prevenção sugeridas por entidades oficiais de saúde

Reprodução da Internet

O número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus cresce dia a dia em todo mundo. Os profissionais de saúde recomendam a internação no ambiente hospitalar apenas para casos graves da doença. Os demais pacientes devem seguir com o tratamento em isolamento domiciliar, condição que requer prevenções para que outros moradores da mesma residência não desenvolvam a COVID-19.

Para proteger o restante da família, é preciso que os moradores estejam atentos a cuidados específicos:

ESCOLHA UM AMBIENTE ESPECÍFICO

O Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais recomendam que a pessoa com a doença permaneça longe dos demais moradores em uma distância mínima de um metro e que ela não frequente muitos ambientes da casa, afim de conter a circulação do vírus nos cômodos.

A pessoa infectada deve se manter isolada em um quarto individual com as janelas abertas deixando o ambiente arejado, mas a porta deve ficar fechada. Em casas com apenas um dormitório, os demais moradores devem dormir na sala.

E, quando possível, a pasta recomenda que o banheiro também seja utilizado individualmente, devendo ser higienizado pela própria pessoa infectada.

SEPARE OS OBJETOS

O lixo produzido pelo paciente deve ser separado e descartado. Itens como pratos, talheres, copos e toalhas devem ser de uso exclusivo da pessoa em tratamento. Sofás e cadeiras também não devem ser compartilhados.

REFORCE A HIGIENE

As roupas e louças podem ser lavadas como de costume, tomando os cuidados necessários e não esquecendo de lavar as mãos por cerca de 20 segundos.

Os móveis e superfícies da casa precisam ser limpos constantemente com água sanitária ou álcool fator 70%.

COMO A PESSOA CONTAMINADA DEVE AGIR?

Utilize máscara cirúrgica cobrindo boca e nariz ao longo do dia a dia, trocando-a a cada duas horas, sobretudo, em caso de contato com outros membros da casa, ou se for preciso cozinhar.

Após usar o banheiro, lave a mãos com água a sabão. Faça a higienização do vaso sanitário, pia e outras superfícies com água sanitária ou álcool fator 70%.

TODOS OS MORADORES

Em caso de diagnóstico positivo para a doença, todos os que residem na casa devem permanecer em isolamento por 14 dias.

Se um outro morador apresentar sintomas leves da doença, o isolamento deve ser reiniciado e mantido pelo mesmo período. Procure uma unidade de saúde em caso de piora do quadro.

ATENÇÃO

Neste período de quarentena, busque por informações confiáveis e guias de prevenção desenvolvidos por autoridade de saúde oficiais como:

Ministério da Saúde

Secretária de Saúde do Estado de São Paulo

LEIA TAMBÉM

O que mudou na vida dos padres brasileiros em Roma após o coronavírus? 

Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.