SÃO PAULO

Edição 119

Com a récita do Terço, fiéis se preparam para acompanhar a romaria arquidiocesana

Por Flavio Rogério Lopes
01 de mai de 2020

Pela primeira vez, a romaria não terá a participação dos fiéis, por causa do novo coronavírus. Paróquias organizam atividades, atendendo o pedido feito pelo Cardeal Scherer

Reprodução da internet

No próximo domingo, 3, acontece a 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida (SP). Pela primeira vez em mais de um século, devido a pandemia do novo coronavírus, não haverá a presença física de fiéis no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, devido às medidas preventivas de isolamento social.

Este ano, os católicos na Arquidiocese de São Paulo estarão unidos em comunhão e oração a esse momento de fé e devoção pela padroeira do Brasil, com a ajuda das mídias digitais e da televisão. Na Casa da Mãe Aparecida, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa às 12h, concelebrada pelos bispos auxiliares e alguns sacerdotes, transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho (AM
1600 kHz) e pelas redes sociais da Arquidiocese.

Em carta dirigida a toda a Arquidiocese o Cardeal Scherer, recomendou que todos façam um momento de preparação para a romaria, cada um em sua casa, com a própria família ou nas organizações comunitárias, nos dias 29 e 30 de abril e em 1º e 2 de maio, mediante a oração do Santo Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora, e que as paróquias transmitam esse momento e convidem o povo a se unir à peregrinação, mesmo ficando em casa.

Estar em comunhão

Diversas Paróquias, comunidades e famílias da Arquidiocese de São Paulo aderiram à recomendação do Cardeal e estão realizando durante os quadro dias que antecedem a romaria a récita do Terço, transmitido pelas redes sociais, como é o caso da Paróquia São José do Maranhão, do Setor Pastoral Tatuapé, Região Episcopal Belém.

“Quando divulgamos a iniciativa, as pessoas gostaram muito e prepararam um altar em suas casas e postaram nas redes sociais, dizendo que estavam unidos em oração. Durante as transmissões, as famílias também participam, os agentes de pastoral, leigos e ate pessoas de outras paróquias”, disse à reportagem Lucas Bonfim da Silva, do grupo de acólitos e coroinhas.

Dom Odilo também pediu, como sinal de participação e comunhão, que em todas as igrejas os sinos sejam tocados por três minutos no dia 3 de maio, após a bênção final da missa. As paróquias que desejarem também poderão fazer carreatas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sem a concentração de pessoas.

“O Padre acolheu a ideia muito bem, e sugeriu que os próprios leigos organizassem o Terço. Neste domingo, em comunhão com a Romaria da Arquidiocese, nós faremos a carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, concluiu Lucas.

Em outras paróquias

O Santuário Santa Edwiges, localizado no Sacomã, na Região Episcopal Ipiranga, também está se preparando para a Romaria Arquidiocesana, com a reza do Terço transmitido pelas redes sociais e com intensa participação dos fiéis, que também participam por telefone.

Na mesma Região, a Paróquia Santa Terezinha, no Bosque da Saúde, tem feito a transmissão do Terço e da Ladainha de Nossa Senhora, às 18h30, pelo Facebook. No sábado será às 16h.

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Setor Pastoral Conquista, na Região Episcopal Belém, está organizando uma carreata para o próximo domingo, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro. Os fiéis foram orientados a utilizar máscaras em todo o trajeto, só compartilhar o carro com quem mora na mesma casa, e evitar aglomerações antes e depois do trajeto, para segurança de todos.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.