SÃO PAULO

Missa

‘A verdadeira fé consiste em crer em Jesus Cristo, Filho do Deus vivo’

Por Fernando Geronazzo
23 de abril de 2020

Afirmou o Arcebispo de São Paulo, na missa desta quinta-feira, transmitida pelo rádio e pela internet

Na missa desta quinta-feira, 23, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, destacou novamente que o centro da fé cristã é reconhecer Jesus Cristo como verdadeiro Filho de Deus, enviado pelo Pai para salvar a humanidade.   

A liturgia da segunda semana da Páscoa continua relatando o testemunhos dos apóstolos sobre o Ressuscitado (At 5,27-33). Eles haviam sido proibidos de ensinar em nome de Jesus e, quando interrogados pelo sumo sacerdote no Sinédrio, Pedro respondeu: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens”.

“Eles falam da ressurreição de Jesus com muita firmeza, tanto assim que as autoridades não sabem o que dizer e querem matá-los”, explicou o Cardeal, ressaltando que essa perseguição dispersou os apóstolos para várias regiões, o que também fez deles missionários, espalhando a fé cristã por toda parte.

“Vemos como, por meio do Espírito Santo, a Palavra de Jesus na boca dos apóstolos continua viva, produzindo o efeito”, acrescentou o Cardeal. 

AQUELE QUE VEM DO CÉU

Já o trecho do Evangelho do Dia (Jo 3,31-36) ainda relata o diálogo de Jesus com Nicodemos. “É uma longa catequese não apenas para Nicodemos. É também para nós”, salientou o Arcebispo, ao destacar que Jesus novamente reforça a verdade de que ele vem de Deus.

“Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho”, disse Jesus.

“Jesus está unido a Deus Pai, que o enviou ao mundo para falar a palavra da verdade. Quem o aceita, aceita Deus, aceita a vida, aceita a salvação. Quem não aceita Jesus, a Palavra de Deus, coloca-se contra a vida”, enfatizou Dom Odilo.

Nesse sentido, o Cardeal reforçou a importância de todos os cristãos se darem conta de que a verdadeira fé consiste em crer em Jesus Cristo, Filho do Deus vivo.  “Este é o centro da nossa fé católica... O reconhecimento de Deus por meio de Jesus Cristo, na graça e na ação do Espírito Santo”, sublinhou.

COMUNHÃO COM A PARÓQUIA

Antes da bênção final, Dom Odilo se dirigiu aos fiéis impedidos de participarem dos sacramentos devido à quarentena para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

“Continuemos a viver este tempo em que estamos limitados a ter que ficar em casa, a renunciar a muitas de nossas atividades, também na Igreja. Por enquanto, ainda estão suspensas as celebrações com a participação do povo”, afirmou o Arcebispo, reiterando que os padres continuam a celebrar a Eucaristia em favor do povo e orientou os fiéis a procurarem acompanhar essas celebrações, por meio das plataformas digitais, mantendo-se unidos às suas comunidades paroquiais. 

O Cardeal recomendou, ainda, que as pessoas “olhem com carinho” para as necessidades de suas paróquias. “A Paróquia também tem contas a pagar e precisa contar com os paroquianos para a sua sustentação... Sabemos das dificuldades gerais que existem, mas, compartilhando, não vai faltar para ninguém”, completou.

Desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19 e a suspensão das celebrações religiosas com a presença de fiéis nas igrejas, as missas presididas pelo Cardeal Scherer em sua residência são transmitidas todos os dias, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

ASSISTA AO VÍDEO DA MISSA DESTA QUINTA-FEIRA: 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.