Saúde

Acidente Vascular Encefálico (AVE)

Também conhecido como derrame cerebral, o Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença grave causada pela baixa oxigenação cerebral (isquemia) ou sangramento ativo (hemorrágico) na região, em decorrência do rompimento de uma artéria.
A causa isquêmica ocorre quando um coágulo obstrui uma artéria de pequeno calibre e dificulta a passagem do sangue na área afetada, reduzindo a oxigenação local, com consequentes alterações neurológicas visíveis. Similar ocorrência se dá no caso hemorrágico, mas nesta situação pode ocorrer a perda da consciência e até a morte da pessoa.
Os primeiros sinais e sintomas que aparecem diante de um AVE são: perda ou redução da força motora de um lado do corpo, dificuldade para falar, desvio labial, fala desconexa e perda de consciência.
Para identificar possível derrame, três atitudes são fundamentais: 1) peça para a pessoa que levante os braços ou que mantenha os dois braços para frente (se um dos braços baixar, é sinal de AVE); 2) faça perguntas fáceis (nome, idade, nome do familiar); 3) verifique se há desvio labial. Caso se constate alguns ou todos os sinais, a pessoa deve ser encaminhada, imediatamente, à emergência do pronto socorro mais próximo.
Os fatores de risco para AVE são: pressão alta, diabetes, má alimentação, uso de cigarro, ingestão de bebida alcoólica, sedentarismo, além do histórico de doença familiar.
Terapias podem ajudar a evitar o derrame, assim como atividades físicas e hábitos saudáveis, entre as quais: práticas esportivas, atividades físicas, alimentação regular, entretenimento e ambiente familiar agradável.

LEIA TAMBÉMPlanejamento e organização: o segredo para o sucesso na dieta

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.