Espiritualidade

O Natal do Senhor, mensagem que revigora

A sociedade secularizada se contenta com um Natal sem o Filho de Deus, pois apenas trilha a via do consumismo e da festança. Adorna o Natal com luzes, mas se afasta da luz salvífica que vence as trevas geradoras de situações de injustiça. Entretanto, nesse contexto, vem ressoar novamente as palavras iluminadoras do coro dos anjos aos pobres pastores naquela noite magnífica: “Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo Senhor” (Lc 2,11). 
No mês de dezembro, as comunidades, conduzidas pela liturgia do Advento, tiveram a oportunidade de rever textos como os de Isaías, que fortaleceram o povo do Antigo Testamento no enfrentamento das vicissitudes da sua história, com a expectativa de tempos vindouros com justiça e paz. Este grande ideal passou a ser representado pela profecia do nascimento de um menino, depositário de anseios da vinda de um “Pai para sempre, Príncipe da paz” (Is 9,5). 
No centro das festas natalinas, encontra-se a realização desta promessa portadora de uma mensagem universal de esperança e vida, pois o Menino oferecido pelas mãos maternas de Maria Santíssima é Deus mesmo, encarnado entre os homens, que vem se inserir na caminhada histórica da humanidade. Ele vem novamente reacender as chamas da fé, esperança e caridade, em um contexto necessitado de uma diretriz que apazigue ânimos e ofereça um caminho para a construção de uma sociedade que acolha a todos e assegure vida digna e justa aos seus filhos. 
Esta vinda de Deus entre os homens é a manifestação de seu imenso amor e compromisso para com toda a criação e para com cada um dos seus filhos e filhas. Que, diante do Menino Deus, sejam dados louvores que nos comprometam com o cuidado do planeta; que os corações rejeitem o fechamento e se abram a uma existência fraterna e solidária; que os seguidores do Senhor, revigorados, se disponibilizem para a obra de evangelização da Igreja; que a Arquidiocese avance no processo de comunhão, conversão e renovação missionária.
Feliz e Santo Natal do Senhor! 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.