Espiritualidade

Quero falar daquele ‘Sim!’

Caríssimos, que poderosa intervenção de Deus na história! “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho” (Is 7,14). Mergulhemos também nós neste mistério: é Deus quem realiza este milagre. E Maria é o tabernáculo do “grande milagre”: preservada de todo pecado, é a jovem que se abandona para receber a plenitude do Espírito Santo. Como é agradável olhar Maria e ver – tão pura e tão perfeita – uma representante da nossa frágil humanidade, dizendo um “Sim!” que mudaria a história! Ela é o que todos deveríamos ser; o que poderíamos ser, não tivesse o pecado nos desfigurado tanto. Roguemos a Maria, pedindo a ela que sempre interceda por nós, pois o pecado ainda nos aniquila e afasta do convívio com o Pai. Amparai-nos, querida Mãe, vós que sois o exemplar mais perfeito de pessoa humana!
O “Sim!” de Maria possibilitou – de maneira extraordinária – que o “extraordinário” irrompesse na história! Mulher plena de esperança, não questionou a vontade de Deus para sua vida. Pela obediência do seu “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) é que o céu veio até nós. A jovem de Nazaré recebeu o dom da divina maternidade e gerou o Messias, que veio para libertar a humanidade que vivia nas trevas. Obrigado, Maria, pelo “Sim!” generoso, corajoso, proferido com fé!
Ensinai-nos a ter a firmeza que vos moveu para essa resposta definitiva! É doce e belo esse vosso “Sim!”. Entendemos nele a vossa fé. A fé é um dom – bem o sabemos. No entanto, exige aceitação. Querer crer já é crer: ensinai-nos, então, os vossos caminhos de fé! E ajudai-nos a perseverar!
Nestes tempos duros em que vivemos, há “cristãos de estatística”: os que – sem noção do ridículo – admitem ser “católicos não praticantes”. Tende piedade, Senhor! Sabemos que Deus “não despreza a mecha que ainda fumega” (Is 42,3b) e que a fé pode ser despertada também nos corações de pedra. Os indiferentes ao “Sim!” de Maria e ao nascimento do Menino Deus ainda não foram alcançados pela graça. Isso deve nos desafiar: tornemo-nos discípulos missionários. Mostremos, nós, o Salvador. Ofereçamos a salvação. Para Deus, nenhum caso é perdido. A vida nova pode nascer agora.
Por um Natal com menos Papai Noel e mais Jesus Cristo! Maranathá! Vinde, Senhor Jesus! Um feliz e abençoado Natal do Senhor a todos!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.