Saúde

Dengue: faça sua parte para combater o mosquito

A dengue é uma doença causada por um vírus, o arbovírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da febre amarela, zika e chikungunya. Predominante na América do Sul, essa doença pode ser ocasionada por quatro diferentes tipos de vírus, sendo dois deles causadores de consequências hemorrágicas e dois não hemorrágicas.
Seus sinais e sintomas são semelhantes aos de uma gripe. A dengue se manifesta, porém, de quatro a dez dias após a picada do mosquito, ocasionando febre alta, dores de cabeça, nos olhos, músculos e articulações. Há sinais, no entanto, que denotam gravidade e servem de alarme, como dores no fígado e seu aumento, vômitos, diarreias (estes dois últimos são ainda mais graves se acompanhados de sangue), desmaios, sangramentos gengival ou nasal, além de diminuição urinária, queda da temperatura e dificuldade respiratória, que podem levar a vítima à morte por choque hipovolêmico (situação grave que acontece quando se perde grande quantidade de líquidos e sangue, o que faz com que o coração deixe de ser capaz de bombear o sangue necessário para todo o corpo e, consequentemente, o oxigênio). 
Como prevenção, faz-se necessária a conscientização da população a respeito de não deixar água parada em locais ou recipientes que possam acumulá-la. Importante ressaltar que os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) fazem visitas nas residências em busca de possíveis pessoas infectadas pelo vírus, além de outros funcionários da Prefeitura que realizam a dedetização para que os ovos dos mosquitos e larvas não se desenvolvam.
Então, esteja atento: feche e vede bem a caixa-d’água, descarte pneus em locais que fazem tratamento desse material, coloque areia nos pratos de plantas, cubra casas com telhas de formato ondulado para escoar toda a água da chuva, seque bem os quintais após sua lavagem ou após a chuva, limpe os ralos de pias, banheiros e outros locais e use inseticidas de forma moderada e consciente.
Devemos eliminar todos os potenciais focos que podem se transformar em locais em que os mosquitos continuam a depositar seus ovos, bem como eliminar os próprios mosquitos.

LEIA TAMBÉMAlimentação pode aliviar os sintomas da TPM

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.