Saúde

Alimentação pode aliviar os sintomas da TPM

A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, popularmente chamada de TPM, é um conjunto de sintomas físicos e emocionais causado pelas alterações hormonais do ciclo menstrual e que antecede a menstruação em cerca de cinco a dez dias. Dentre os sintomas mais comuns, destacam-se: alteração de humor, inchaço, dores de cabeça, cólica e aumento do apetite por alimentos mais calóricos e/ou mais doces. 
Cerca de 70% das mulheres brasileiras sofrem com os sintomas da TPM, e estes podem ter alguma relação com a alimentação. O baixo consumo de alguns nutrientes, assim como o excesso de outros, pode piorar os sintomas. Logo, algumas adequações na alimentação podem colaborar para que os sintomas diminuam ou, em alguns casos, até desapareçam.
Alimentos muito condimentados, embutidos, enlatados e ricos em sódio, como molhos prontos e caldo de carne, podem potencializar a retenção de líquidos, aumentando o peso e a sensação de inchaço e, por isso, devem ser evitados. Além disso, é importante diminuir o consumo de doces, açúcares e moderar bem a ingestão de alimentos ricos em estimulantes, como a cafeína presente no café, chá preto, refrigerante à base de cola, que tendem a aumentar a tensão, a sensibilidade, dores de cabeça e irritabilidade, além da maior chance de insônia.
Confira a seguir alguns alimentos que podem fazer a diferença nos dias de TPM:
Iogurte e queijo branco/tofu – ricos em cálcio, melhoram o humor e ainda podem beneficiar a flora intestinal que costuma ficar irregular nesse período.
Abacaxi – possui manganês, nutriente que combate a irritabilidade, e potássio, que auxilia no combate ao inchaço.
Aveia – além de ser rica em fibras, contribui com a saciedade e melhora a função intestinal, além de colaborar com a produção de serotonina, auxiliando na redução de sintomas como a ansiedade.
Couve manteiga – fonte de ferro (mineral que a mulher tem maior déficit durante o período menstrual) e vitamina A, que atua como regulador hormonal.
Salmão ou Atum – ricos em vitamina B6 e Ômega 3, que ajudam a regular o humor.
Oleaginosas como castanhas, nozes e amendoim – ricas em gorduras poli-insaturadas que combatem a inflamação.
Água – fundamental para combater a retenção de líquidos, muito comum nesse período.
Chá de camomila – atua como calmante.

LEIA TAMBÉM:Tenha atenção aos sinais do câncer de mama

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.