Saúde

Insolação: um perigo em todas as estações do ano

O excesso de exposição ao sol e ao calor intenso pode provocar a insolação, que acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40ºC, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.
O quadro de insolação merece especial atenção porque, com o aumento rápido da temperatura corporal, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para a manutenção do equilíbrio do organismo.
A condição da insolação está bastante associada ao clima quente e seco, mas também pode ocorrer em ambientes úmidos.
Algumas medidas podem ser tomadas para socorrer alguém com insolação, antes da chegada de um médico, objetivando abaixar a temperatura corporal, lenta e gradativamente: remover a pessoa para um local fresco, à sombra e ventilado; remover o máximo de peças de roupa; se a pessoa estiver consciente, deverá ser mantida em repouso e recostada (cabeça elevada); pode-se oferecer bastante água fria ou gelada ou qualquer líquido não alcoólico; se possível, deve-se borrifar água fria em todo o corpo da pessoa, delicadamente; podem ser aplicadas compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas; tão logo seja possível, a pessoa deverá ser imersa em banho frio ou envolta em panos ou roupas encharcadas. 
Em casos graves, deve-se procurar o atendimento médico de emergência. A melhor decisão é levar a pessoa imediatamente ao hospital.

LEIA TAMBÉMAlimentar-se corretamente pode ajudar a combater a fadiga

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.