Saúde

Alimentar-se corretamente pode ajudar a combater a fadiga

Quem nunca teve aquela sensação de já acordar cansado? Aliás, quem nunca ouviu alguém próximo reclamar que vive cansado e sem energia? Essa queixa tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje e impactado de forma negativa a qualidade de vida e a saúde das pessoas. 

A fadiga geralmente está ligada a uma situação de estresse, que pode ser físico ou mental. Então, se você trabalha e/ou estuda muitas horas sem descanso adequado, por exemplo, pode se sentir tão fatigado quanto um atleta que treina por um longo período sem repouso. 

Além das noites maldormidas ou das poucas horas destinadas ao sono e ao descanso, boa parte dos casos de queixa de fadiga está relacionada à má alimentação.

Quem se alimenta mal fica muito mais propenso a se sentir indisposto, uma vez que o corpo necessita de diferentes nutrientes para funcionar adequadamente e promover a energia de que precisamos para encarar nossa rotina.

Alguns nutrientes podem melhorar a disponibilidade de energia e reduzir a sensação de cansaço:

Ferro – A falta desse mineral pode caracterizar um quadro de anemia. Encontra-se em carnes, vegetais verde-escuros e leguminosas. 
Magnésio – Melhora a concentração, memória e diminui a sensação de cansaço.  Abóbora, oleaginosas, grão-de-bico, espinafre, aveia e quinoa são ricos nesse nutriente.
Vitamina C – Além de um poderoso antioxidante, atua no fortalecimento do sistema imunológico e é encontrada em frutas cítricas e vegetais verde-escuros.
Vitamina D – Sua deficiência aumenta a sensação de indisposição. Procure ficar pelo menos 15 minutos no sol diariamente. 
Vitaminas do Complexo B – Aumentam a resistência à fadiga. Podem ser encontradas em peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes.

Além de consumir esses nutrientes, é bem importante reduzir o consumo de açúcar, café e bebidas alcoólicas, pois, em excesso, esses alimentos comprometem nossa disponibilidade de energia.

Para finalizar, hidrate-se diariamente e pratique alguma atividade regularmente. Lembre-se: quanto mais sedentários somos, menos energia temos.

LEIA TAMBÉMAprenda a calcular seu índice de massa corporal

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.