Sínodo Arquidiocesano

Na alegria da missão!

O “Mês Missionário Extraordinário”, deste outubro de 2019, proclamado e convocado pelo Papa Francisco, já está atingindo o seu propósito. As paróquias e suas comunidades, os setores e as regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, “na alegria da missão”, organizaram e programaram várias iniciativas eclesiais para envolver o povo de Deus em São Paulo na ação missionária evangelizadora em todos os cantos da cidade.

Este é um tempo propício de graça para a Igreja em São Paulo, que vive o seu primeiro sínodo arquidiocesano e, agora, prepara-se para celebrar a grande assembleia sinodal arquidiocesana, no decorrer do ano de 2020, a fim de que, visando à “conversão pastoral missionária”, encontre “caminhos novos” e “adequados” para evangelizar, com alegre ardor missionário, a cidade de São Paulo.

O “Mês Missionário Extraordinário”, sem dúvida, aquecerá os corações de todo o povo de Deus em São Paulo para viver a alegria da “comunhão, da conversão e da missão”.

Foquemos nas “dimensões do ‘Mês Missionário Extraordinário’”, para que este momento eclesial seja um forte passo da Arquidiocese de São Paulo em direção a uma renovada ação pastoral missionária evangelizadora. 

1) A dimensão do encontro: a missão nasce do encontro com Jesus Cristo, que dá novo horizonte à vida (cf. Documento de Aparecida, 29). O encontro com Jesus Cristo vivo em sua Igreja é pessoal e se dá na Eucaristia, na escuta da Palavra de Deus, na oração pessoal e comunitária e nos pobres.

2) A dimensão do testemunho e vivências: é o momento oportuno de valorizar os padroeiros da missão, Santa Teresinha e São Francisco Xavier; o testemunho dos santos padroeiros de nossas comunidades e dos santos da nossa cidade de São Paulo, São José de Anchieta, Santo Antônio de Sant´Anna Galvão, Santa Paulina, Beato Padre Mariano e Beata Madre Assunta, pois todos eles foram inflamados pela alegria do Evangelho e, com suas vidas, tornaram-se ardorosos missionários entre nós.

3) A dimensão formativa: é o momento oportuno para uma profunda reflexão bíblica e teológica sobre a identidade missionária de todo o povo de Deus, a partir do tema do “Mês Missionário Extraordinário” – “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

4) A dimensão da caridade missionária: é o momento oportuno de promover as visitas missionárias nos territórios paroquiais, nos ambientes mais diversos da cidade de São Paulo, nas “encruzilhadas existenciais”, onde muitos esperam a chegada do Evangelho libertador de Cristo. É o momento oportuno de assumir ações concretas de compromisso com os mais pobres e excluídos que vivem entre nós.

5) A dimensão da cooperação: conectar o “Mês Missionário Extraordinário” com o Sínodo para a Amazônia e suscitar a necessidade de cooperar com os projetos das Igrejas irmãs e com os missionários que atuam dentro e fora do Brasil.

6) A dimensão celebrativa: valorizar o Dia Mundial das Missões com a vigília que a antecede, no dia 19 de outubro de 2019. Incentivar a Novena e o Terço Missionários.  

Que a “alegria da missão” contagie o caminho sinodal arquidiocesano de São Paulo e que, “pelos dons do Espírito Santo, o Pai nos conceda a graça de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo”, sobretudo à cidade de São Paulo.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.