Fé e Cidadania

Uma santa passou pela cidade de Monte Alto (SP)

A notícia da canonização da Irmã Dulce dos Pobres, oficializada no consistório de 1º de julho último, trouxe vibração e alegria para a Igreja Católica no Brasil. Em tempos de noticiários alarmantes e preocupantes sobre a Igreja, o anúncio de santidade do “Anjo bom da Bahia” faz entender que, em terras brasileiras, há sinais visíveis para conhecermos e vivenciarmos plenamente o Evangelho de Jesus. 

Muitos foram os homens e mulheres, nascidos ou não em solo brasileiro, que passaram entre nós e viveram profundamente os ensinamentos evangélicos, tornando-se modelo de vida cristã. Viveram entre os seus de seu tempo e marcaram suas vidas com o selo da santidade: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2).

Madre Assunta Marchetti, nascida em Lombrici di Camaiore, na Província de Lucca, região da Toscana, Itália, em 15 de agosto de 1871 e falecida em 1º de julho de 1948, foi beatificada em 25 de outubro de 2014, na Catedral Metropolitana de São Paulo, em missa presidida pelo Cardeal Angelo Amato. Esse também foi um momento de profunda alegria para a Igreja, e, indubitavelmente, Monte Alto também se rejubilou por tão sublime acontecimento eclesial.

Entre 1924 e 1926, Madre Assunta Marchetti viveu em Monte Alto. A cidade, fundada em 1881, viu sua população crescer com a chegada de muitos campesinos vindos do norte da Itália, mormente vênetos e piemonteses. Uma alegria desses imigrantes italianos foi a ajuda espiritual que receberam dos padres scalabrinianos, fundados em 1887, e das religiosas scalabrinianas, fundadas em 1895, por Dom João Batista Scalabrini, para acompanhar os milhares de compatriotas espalhados pelo mundo. Em 1924, Madre Assunta Marchetti fundou a comunidade religiosa, na Santa Casa de Misericórdia, na Cidade Sonho, como Monte Alto é carinhosamente conhecida. Orgulhosamente, podemos afirmar que uma santa passou e viveu em Monte Alto, cidade do interior de São Paulo.

Foi a beatificação de Madre Assunta Marchetti um marco para Monte Alto e o surgir de novas vocações à vida religiosa na Igreja. Uma oportunidade para todos os montealtenses conhecerem homens e mulheres que fizeram história na Cidade Sonho. Seja, também, uma chamada para reconhecer que, mesmo no silêncio, muitos testemunharam os valores eternos do Reino de Deus entre nós. Parabéns a todos nós, montealtenses, por ocasião da Beatificação de Madre Assunta Marchetti.
Alegramo-nos com a Beata Assunta Marchetti. Seja agora, com a canonização da Beata Irmã Dulce, para a Igreja Católica no Brasil, um momento de profundo revisitar de sua ação evangelizadora, proporcionando aos batizados o encontro com o Divino Pastor rumo à santidade, e, aos que ainda não o conhecem, uma chance de apresentá-Lo por meio desses modelos que chegaram aos céus, revestidos da couraça da fé, na vivência plena do seu Evangelho.

Padre José Ulisses Leva é professor de História da Igreja na PUC-SP

-------------------------------------------------------------------------------------------

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.