Saúde

A criança está com febre e já tomou dipirona. O que fazer?

Essa é uma dúvida muito frequente entre os pais e avós, principalmente após a vacinação. Muitas crianças têm convulsão febril, e isso acontece sem terem antecedentes de epilepsia ou qualquer outra patologia.

Não existe uma temperatura exata que desencadeia a convulsão. Consideramos febre a temperatura acima de 38ºC, porém alguns pediatras orientam medicar as crianças menores de 2 anos se a temperatura estiver acima de 37,5ºC. Tanto a dipirona quanto o paracetamol podem ser administrados a cada seis horas. Porém, caso você tenha administrado dipirona e, após três horas, a febre voltar, pode ser administrado paracetamol, intercalando os antitérmicos a cada três horas.

Pode-se, também, dar banho morno na criança para ajudar a baixar a temperatura mais rapidamente. Mas se ela estiver com febre a cada três horas, deve ser levada ao médico, para ser investigada.

Caso a criança esteja com febre alta e comece a convulsionar, você deve proteger a cabeça dela, deixá-la de lado para não broncoaspirar a secreção, colocar bolsas de água gelada nas axilas e entre as pernas e leva-lá imediatamente até o serviço de saúde mais próximo. Importante: para verificar a temperatura, o paciente deve estar com roupas leves, sem blusa de frio e sem cobertor por, no mínimo, dez minutos.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

LEIA TAMBÉM: Meu filho não quer ir à missa, e agora?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.