Saúde

Se minha mãe tem diabetes, eu também terei?

Existem diversos fatores que levam uma pessoa a desenvolver diabetes. Um deles é o fator genético, porém o estilo de vida e a alimentação exagerada em açúcar e em alimentos que se transformam em açúcar também podem provocar a diabetes.

Existem, basicamente, dois tipos de diabetes: a tipo 1 e a tipo 2. Na tipo 1, o paciente produz pouca ou nenhuma insulina e, por isso, na maioria das vezes, o tratamento é realizado com insulina. Sua incidência é maior em crianças e jovens. No caso da tipo 2, o pâncreas ainda produz uma quantidade de insulina, mas é insuficiente para transportar o açúcar e precisa de ajuda. Nesse caso, o tratamento pode ser iniciado com medicamentos via oral.

Um ponto interessante é que pessoas com episódios frequentes de hipoglicemia têm um grande potencial para se tornar diabéticas, pois, ao estarem em hipoglicemia frequentemente, elas consomem muito açúcar para se sentir melhor, sobrecarregando o pâncreas. E este, em um determinado momento, esgota-se e desenvolve a diabetes.

O problema não é ter diabetes, mas, sim, as consequências que ela causa quando não se realiza tratamento de forma regular e adequada. Cuide de sua alimentação e dos seus hábitos. O segredo de tudo é o equilíbrio.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF). E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

LEIA TAMBÉM: Somos seres em movimento: nascemos, crescemos, vivemos e morremos

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.