Saúde

‘Parei de tomar o remédio da pressão porque não estava sentindo nada’

É essa resposta que recebo de muitos pacientes quando pergunto se estão tomando regularmente os medicamentos prescritos. Vamos pensar juntos: se você está com sintomas de pressão alta e toma remédio, ela vai normalizar, não acha?! Por consequência, os sintomas vão desaparecer. Então, você não precisa mais tomar medicamento, porque a pressão não vai mais subir, certo? Errado.

A hipertensão arterial é uma doença crônica. Isso significa que não tem cura e que você terá que tomar medicamento para controlá-la a vida toda. Lógico que, se você toma poucos medicamentos, e sendo sedentário, obeso, se alimentando mal, decida-se por fazer exercícios, reeducação alimentar e perder muito peso, a probabilidade de que deixe de tomar medicamentos para pressão e diabetes é muito grande. Mas, mesmo assim, a interrupção da ingestão de qualquer medicamento deve ser feita após consulta ao médico.

Não suspenda qualquer tratamento sem orientação de quem o prescreveu. Tome seus medicamentos corretamente e lembre-se: existem diversas doenças que não apresentam sintomas, chamadas de doenças silenciosas. A hipertensão arterial é uma delas.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com

 

LEIA TAMBÉM: Finanças e políticas públicas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.