Você Pergunta

O que nos pede Jesus no tempo da Quaresma?

No tempo da Quaresma, Jesus nos faz um convite a estar mais próximos de Deus, a estar mais próximos dos irmãos, a fazer penitência como reparação dos nossos pecados. Há um canto bonito da Quaresma que nos diz: “Eis o tempo de conversão, eis o tempo da salvação. Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão”

Então, o primeiro convite que nos faz o Senhor é o de convertermo-nos. A palavra “conversão” significa uma mudança de rumo, o desviar-se do caminho do mal, para retomar o caminho correto, o caminho de Deus.

Na Quaresma, também temos um forte apelo à oração. Quaresma é o tempo de uma maior proximidade de Deus. A correria da vida, a luta pela vida, os afazeres diários, fazem-nos distantes de Deus. Encontrar e dedicar algum tempo ao colóquio com Deus é outro convite que nos é feito na Quaresma.

Aproximar-se mais dos irmãos, particularmente dos pobres, dos que vivem à margem da sociedade, fazê-los sentir-se amados, acolhidos, respeitados, é fundamental também na Quaresma. Jesus fala de esmola. Mas a esmola que mais agrada a Deus é o dom de si mesmo aos irmãos.

Enfim, como demonstração de nosso desejo de servir a Deus, somos convidados, na Quaresma, a fazer penitência, fazer alguma coisa que mostre nosso desejo de reparação do mal que praticamos e dominar nossa vontade. É muito bonito ver que muitos fiéis levam isso a sério e se privam de algumas coisas para oferecer a alguém mais necessitado. Embora o jejum e a abstinência de carne sejam pedidos somente na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, certamente agrada muito a Deus, na Quaresma, fazer jejum de nossas manias, de nossas infidelidades, de nossa falta de paciência para com os outros, de nossa sensualidade. Que Deus nos ajude a nos enriquecer com a abundância deste tempo especial de conversão.

 

LEIA TAMBÉM: Quando e como fazer jejum?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.