Saúde

Anti-inflamatório e hemodiálise ‘andam de mãos dadas’

Anti-inflamatório é um medicamento muito utilizado, principalmente pelos idosos. O que muitos não sabem, porém, é que seu consumo de forma inadequada pode levar à insuficiência renal, cuja pior consequência é a hemodiálise. Costumamos dizer que o paciente “fritou” os rins com anti-inflamatório.

Hemodiálise é o procedimento que o paciente faz para substituir a função do rins quando estes não conseguem mais filtrar as impurezas do sangue. Tal procedimento tem de ser realizado de duas a três vezes por semana e, uma vez iniciado, é realizado pelo resto da vida.

Em todas as idades há registro de anti-inflamatório usado erroneamente. A criança está com febre? Dá ibuprofeno. O idoso está com dor? Dá diclofenaco. Esses medicamentos deveriam ser vendidos somente com receita médica, pois muitas vezes as consequências são piores do que o uso inadequado de antibiótico. Quais são os anti-inflamatórios mais consumidos? Diclofenaco, ibuprofeno, nimesulida, meloxicam e cetoprofeno. Existem muitos outros, mas esses são os mais conhecidos.

Se você, sua mãe ou avó fazem uso desses medicamentos com frequência, é bom explicar o que pode acontecer com os rins de cada um, principalmente se algum de vocês tiver problema de pressão alta e diabetes. Existem várias outras formas farmacológicas e não farmacológicas para aliviar a dor. Cuide de seus rins. Ele são um “bem” muito precioso.

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com

 

LEA TAMBÉM: A força do berço

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.