Saúde

No outono, redobre a atenção com as alergias e doenças respiratórias

Com temperaturas mais amenas, especialmente à noite, e queda da umidade relativa do ar, o outono, iniciado em 20 de março, traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alérgicas.

Nesta estação do ano, que vai até 20 de junho, o clima fica propício para a transmissão de vírus e para a proliferação de fungos e bactérias.

De acordo com a pneumologista Maria Luiza Dórea, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, as pessoas com doenças crônicas relacionadas ao tabagismo, por exemplo, costumam sofrer mais no outono, assim como aquelas que têm asma e rinite.

Em entrevista ao Blog do Ministério da Saúde, a pneumologista falou de alguns cuidados básicos para evitar os sintomas de tais doença: “As pessoas com baixa imunidade devem evitar ficar em ambientes muito fechados, e aqueles que têm uma patologia, como os asmáticos, precisam usar a medicação adequada e de forma correta, sem cessar. No caso das viroses, a maioria pode ser evitada com vacinação, inclusive oferecida pelo SUS, especialmente para os doentes crônicos. Quanto mais vacinado, melhor”.

Outra recomendação permanente é evitar a automedicação, uma vez que só um profissional de saúde com conhecimento no assunto pode indicar a melhor medicação e a dose adequada, tanto para doenças respiratórias quanto para alergias e viroses.

(Com informações do Ministério da Saúde)
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.