Sínodo Arquidiocesano

Sobre as assembleias sinodais nas regiões episcopais

O trabalho do nosso sínodo arquidiocesano de São Paulo, neste ano de 2019, estará concentrado sobretudo nas assembleias sinodais das regiões episcopais e nos vicariatos ambientais.

As assembleias sinodais das regiões episcopais ocorrerão em “quatro sessões”, a saber: a primeira sessão, no mês de maio; a segunda sessão, nos meses de junho e julho; a terceira sessão, em agosto ou setembro; e a quarta sessão, no mês de outubro.

Cada uma dessas sessões tem o seu tema, objetivo específico e dinâmica de realização que estão contidos no “Instrumento de Trabalho” elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo.

Essa Comissão também elaborou o Regulamento, apresentando as normas que devem reger as assembleias sinodais nas regiões episcopais e vicariatos ambientais.

O primeiro item desse Regulamento indica os objetivos gerais das assembleias sinodais das regiões episcopais, que são:

1. Avaliar e refletir sobre a vida e missão da Igreja nas regiões episcopais, a partir dos relatórios das paróquias (conclusões das assembleias paroquiais sinodais), da pesquisa de campo e do levantamento paroquial (realizados em setembro de 2018).

2. Refletir sobre as realidades eclesiais supraparoquiais, como os serviços, as pastorais, associações, movimentos e novas comunidades, tendo em conta os dados dos levantamentos feitos na fase paroquial.

3. Discernir sobre os principais desafios e urgências pastorais nas regiões episcopais e vicariatos ambientais, destacando os avanços missionários necessários para a Igreja no nível das comunidades e das regiões episcopais.

4. Elaborar propostas sobre caminhos pastorais e organizativos para realizar o caminho de comunhão, conversão e renovação missionária na Arquidiocese de São Paulo.

5. Elaborar relatórios sobre o caminho sinodal nas regiões episcopais a serem levados para a assembleia sinodal da Arquidiocese de São Paulo.

Assim, em âmbito mais amplo, continua o processo do “ver” e “escutar” do nosso caminho sinodal e, também, vão-se delineando elementos do “avaliar”, “discernir” e “julgar” e também indicações do “agir”, a serem levadas para a assembleia arquidiocesana de 2020.

Como vemos, o trabalho do nosso caminho sinodal arquidiocesano, em 2019, será intenso e requer de todos nós maior empenho e participação, maior dedicação e assimilação do “espírito” que contém o próprio sínodo arquidiocesano, que é caminho de comunhão, conversão e renovação missionária.

Lembremos que o sínodo arquidiocesano tem, em primeiro lugar, o propósito de “Escutar o que o Espírito” diz à Igreja em São Paulo hoje, e, nessa escuta, responder à sua vocação essencial de evangelizar a cidade e de ser testemunha de que “Deus habita esta cidade”. Sendo assim, o propósito da Igreja em São Paulo de realizar um sínodo é o de atender, com fé e decisão, ao chamado a ser uma Igreja “em saída”, uma Igreja inteiramente missionária.

Que a Quaresma que acabamos de iniciar seja para nós um tempo de graça e conversão.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano
 

LEIA TAMBÉM: O segundo ano do sínodo arquidiocesano e a paróquia

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.