Saúde

Vamos envelhecer com qualidade?

Falaremos novamente de um assunto muito importante: atividade física e envelhecimento. E digo novamente porque já falei diversas vezes sobre isso, mas vale ressaltar pela sua importância e pelo impacto que o “não sedentarismo” causa no nosso corpo.

O envelhecimento está associado a mudanças fisiológicas, isto é, mudanças normais que acontecem com o passar dos anos. Essas mudanças são sentidas ano após ano, principalmente após os 40 anos. Mas o impacto delas é a soma de alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

“Estudos recentes apontam que o exercício físico minimiza os efeitos fisiológicos do processo do envelhecimento e aumenta a chance média de vida ativa, melhora os aspectos psicológicos e cognitivos, limitando o desenvolvimento e progressão de doenças crônicas e condições de incapacidade”, diz a personal trainer e avaliadora física Andreza Fragoso. É importante e óbvio que cada caso seja visto de forma individualizada, mas mudar seus hábitos sedentários, passando a ir à padaria a pé, subir utilizando a escada e não o elevador, ir buscar os netos na escola sem carro, já é um grande começo.

“A prática de exercícios físicos por indivíduos idosos deve contemplar estímulos aeróbicos, de resistência, flexibilidade e equilíbrio”, ressalta Andreza.

Pergunte ao seu médico sobre quais exercícios você pode ou não fazer, faça uma avaliação com um profissional adequado e comece já a envelhecer com qualidade, independentemente da idade, pois todos envelhecemos a cada dia que passa.

Fonte: Facebook de Andreza Fragoso Silvestre
Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

LEIA TAMBÉM: Em tempos de urgência, como gerar paciência?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.