Sínodo Arquidiocesano

O segundo ano do sínodo arquidiocesano e sua metodologia

Na Carta Pastoral “Sínodo arquidiocesano de São Paulo, 2018-2020” (6 de janeiro de 2019), nosso Arcebispo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, expõe com clareza o caminho sinodal arquidiocesano em 2019.

“O trabalho do segundo ano do nosso sínodo arquidiocesano estará concentrado, sobretudo, nas assembleias sinodais das regiões episcopais e nos vicariatos ambientais (do Povo da Rua, para a Educação e Universidade e da Comunicação). (...) O objetivo principal das assembleias regionais é a reflexão aprofundada e alargada sobre os elementos recolhidos durante o primeiro ano do sínodo, envolvendo as organizações eclesiais e pastorais dos vicariatos regionais e ambientais da nossa Arquidiocese. Portanto, em âmbito mais amplo, continua o processo do ver e ouvir do nosso caminho sinodal. E já delineando elementos do avaliar/julgar e também indicações para o agir, a serem levados para a assembleia arquidiocesana do sínodo em 2020. Em 2019, também, todas as paróquias e comunidades são conclamadas a prosseguir e aprofundar o caminho sinodal, acolhendo e realizando as ações expostas a seguir: 1. Promover uma assembleia paroquial ampliada; 2. Conhecer, divulgar e valorizar a história da própria paróquia; 3. Conhecer, valorizar e divulgar o título da paróquia ou o santo padroeiro; e 4. Preparar e realizar o “mês missionário extraordinário”, em outubro de 2019, em atenção ao pedido e às orientações do Papa Francisco.” (Dom Odilo, Carta Pastoral “Sínodo arquidiocesano de São Paulo”, n. 4).

Assim, o trabalho do sínodo arquidiocesano de São Paulo, em 2019, terá dois “eixos”: as assembleias sinodais das regiões episcopais e vicariatos ambientais e o prosseguimento do caminho sinodal nas paróquias com a realização das ações concretas indicadas pela Carta Pastoral.

Trataremos, com detalhes, sobre esses “eixos” do trabalho sinodal arquidiocesano, mas, primeiramente, nosso esforço é o de assimilar e compreender a metodologia do trabalho sinodal no âmbito das regiões episcopais e vicariatos ambientais e no das paróquias e comunidades.

Por outro lado, é importante que tenhamos em relevância as assembleias das regiões episcopais e dos vicariatos ambientais, pois o seu resultado é que dará consistência para a assembleia arquidiocesana do sínodo em 2020, a fim de que se atinja o objetivo do próprio sínodo, que é a “renovação da vida da Igreja em São Paulo em chave missionária”.

Nos passos da metodologia, as assembleias sinodais das regiões episcopais serão realizadas em quatro sessões, cada qual com seu objetivo, seu conteúdo e sua dinâmica. Não são sessões isoladas, pois cada uma delas é parte integrante da assembleia regional. Daí a necessidade de que seus participantes sejam assíduos e fixos ao longo de toda a assembleia.

Quanto à preparação de cada sessão, o Bispo Auxiliar/Vigário Episcopal com a Comissão Regional do Sínodo seguirá o roteiro incluso no “Instrumento de Trabalho” elaborado pela Comissão Arquidiocesana do sínodo e buscará encontrar formas pedagógicas que melhor auxiliarão os participantes a colaborar intensamente com os objetivos da assembleia regional.

O trabalho é árduo, mas os frutos serão muito bons para a vida e a missão de toda a Igreja em São Paulo. Que o Espírito Santo nos ilumine, encoraje e conduza!

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano

 

LEIA TAMBÉM: No espírito do caminho sinodal arquidiocesano de São Paulo!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.